O Brasil que queremos para a população negra

É com o tema “O Brasil que queremos para a população negra” que o 4º Encontro de Negros e Negras da UNE (ENUNE) desafia juventude negra  a refletir sobre o seu papel na luta contra o racismo. Estudantes em todo o país se mobilizam para comparecer ao IV ENUNE. Muitas universidades através das entidades do movimento estudantil realizaram o Pré-ENUNE nas mais variadas universidades do País.

Por Walmyr Junior Do Jornal do Brasil

Um dos primeiros encontros em preparação para o ENUNE acontenceu em Palmas e Araguaina no Tocantins. Logo depois aconteceu  em Belo Horizonte-MG, Fortaleza-CE, Rio de Janeiro-RJ e na Bahia aconteceu em Jequié e Salvador. A expectativa da coordenação do encontro é de 700 pessoas.

Marcela Ribeiro, diretora de Combate ao Racismo da UNE (União Nacional dos Estudntes), garante que esse evento representa uma nova metodologia de disputa da consciência da juventude negra brasileira. Salienta que é essa metodologia de trabalho que se torna cental para construir um país verdadeiramente democrático, mais fraterno e que enfim,  apresente um cenário de justiça social expurgando a chagas do racismo na sociedade brasileira.

Está garantido na programação do evento a presença da Ex-ministra da Igualdade Racial Luiza Barros, o secretário Nacional de Juventude Gabriel Medina, o blogueiro da Carta Capital Douglas Belquior e outros nomes de formulação de Políticas para Juventude.

É também o primeiro ano que junto ao ENUNE será produzido o Festival Nacional de Cultura e Juventudes Negra. Herlon Miguel, produtor do Festival, afirma que “foi lançado um novo desafio: reunir  mais de 15 grupos e movimentos de diferentes expressões da juventude negra. Além do entretenimento e da produção cultural, a ideia é consolidar uma grande articulação nacional desses mecanismos de organização da juventude negra dentro da óptica organizativa do enfrentamento ao racismo. Faremos manifestações políticas e culturais das mais diversas, do rap de São Paulo ao Afoxé de Pernambuco, dos seminários e formações políticas ao ato público nas ruas do bairro do Cabula.”

Na cena da cultura personalidades como Nelson Triunfo e Afoxé Omó Nilê Ogunjá já confirmaram presença. O 4º ENUNE acontecerá dentre os dias 3 a 5 de abril, no campus 1 da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Bairro do Cabula em Salvador-BA.

Maiores informações podem ser adquiridas pelo site www.enune.com.br ou pela fanpage da Diretoria de Combate o racismo da UNE: www.facebook.com/pages/UNE-Combate-ao-Racismo

*Walmyr Júnior é professor. Representante do Coletivo Enegrecer como Conselheiro Nacional de Juventude – CONJUVE. Integra Pastoral da Juventude e a Pastoral Universitária da PUC-Rio. Representou a sociedade civil no encontro com o Papa Francisco no Theatro Municipal, durante a JMJ.

+ sobre o tema

para lembrar

A partir de amanhã, jovens afrodescendentes se reúnem em Encontro Nacional

No marco do Ano Internacional dos Afrodescendentes, o Movimento...

Projeto cria Dia da Consciência Negra em Antônio Prado

Projeto de Lei que institui o Dia da Consciência...

Posicionamento público da CONEN em defesa da SEPPIR

Impedir qualquer retrocesso, manter e fortalecer a Secretaria de...

Mês da consciência negra começa com palestra sobre empreendedorismo

A CUT-SP deu início nesta sexta, 4, às atividades...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=