O cristianismo real de padre Júlio Lancellotti enfurece a matilha do ódio

Um homem idoso, de gestos frágeis, reconhecido em todo Brasil por sua misericórdia, e que luta incansavelmente todos os dias para levar dignidade às pessoas em situação de rua, passou a ser ameaçado de morte.

Monsenhor Júlio Renato Lancellotti, 71 anos, dos quais 35 são dedicados a ajudar moradores de rua, portadores de HIV, dependentes químicos, menores abandonados e detentos em condições desumanas, é pároco da igreja São Miguel Arcanjo, no bairro da Mooca, em São Paulo, e vigário-coordenador da Pastoral do Povo de Rua.

Ele voltou aos holofotes nos últimos dias após uma entrevista concedida por um deputado paulista ultrarreacionário que o xingou, provocando uma onda de hostilidades contra o religioso.

Semear o ódio contra alguém que transpira uma caridade tão estupenda, que nem o deputado, eu, ou vocês seríamos capazes de transpirar, é assustador. Abraçar, ouvir e alimentar quem não tem absolutamente nada e que vive largado, sujo, dormindo pelas ruas, é a face mais pura de um Cristo vivo.

Tem coisas que embrulham o estômago. Parece inconcebível imaginar que haja um sujeito capaz de ofender, xingar, perseguir ou ameaçar um homem que dedica cada dia de sua vida a aliviar o sofrimento das pessoas que compõem as camadas sociais mais invisíveis e vulneráveis, sem ganhar nada em troca. Mas acreditem, neste país doente e de contornos psicopáticos, até uma alma tão generosa é vítima do ódio tomado como padrão de vida.

Nessa onda grotesca que varre o Brasil, alcunhada vulgarmente de bolsonarismo, não há espaço para o altruísmo de padre Júlio. O cristianismo visto com bons olhos é o dos estelionatários da fé, das acrobacias exorcistas dos cultos teatrais, é o cristianismo dos boletos e maquininhas de cartões, dos padres e pastores picaretas, soberbos, demagogos, dos carrões importados e dos templos nababescos. É o cristianismo comercial e/ou medieval, no qual o ser humano é o que menos importa.

Padre Júlio Lancellotti já foi ameaçado por criminosos e policiais, extorquido por ex-assistidos e tomado como refém em rebeliões. O medo nunca o fez retroceder um centímetro sequer. Sua missão é levar a bondade e a solidariedade. Conduzir a esperança. Ele é o maior cristão que conheço. Tenho certeza que seus detratores acham a mesma coisa e só por isso o combatem.

Mesmo numa Igreja Católica com setores muito conservadores, monsenhor Júlio Lancellotti é respeitado, assim como seu trabalho. Há muita gente no alto clero que não gosta de sua obra, mas desrespeitá-la é vilipendiar o cerne da fé cristã.

A bondade bruta produz um respeito imenso. É como se aquele homem não aceitasse o sofrimento dos irmãos e desafiasse a miséria do povo da rua. Padre Júlio o faz por Cristo, com Cristo e em Cristo, na unidade do Espírito Santo. Só os canalhas podem odiá-lo.

Cabe a todos os brasileiros munidos de senso de humanidade a defesa deste homem que doa sua vida para minorar o oceano de desventuras das sofridas criaturas que vagam sem rumo pelas ruas da maior metrópole do país.

Ou nos posicionamos com veemência contra o ódio colérico desses anormais, ou seremos obrigados a conviver permanentemente com a violência e a fúria doentia que ameaça nos afogar.

Protejam o padre Júlio Lancellotti. Pelo Brasil, pelo fiapo de cristianismo genuíno que nos restou e pelos desvalidos das ruas.

Eles só podem recorrer a este valioso homem.

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Grupos de periferia se articulam em São Paulo para defender democracia e Dilma

Após violência contra militantes de esquerda em manifestações, Cooperifa...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

Nota de repúdio: Padre Júlio Lancellotti é agredido pela GCM

“A GCM veio com toda a força, jogaram gás...

Padre Júlio Lancellotti: “Existir no Brasil já é uma rebeldia”

Conhecido como rebelde, o Padre Júlio Lancellotti tem usado as redes...

As marretadas do padre Júlio constroem um futuro menos sombrio para SP

As imagens do padre Júlio Lancellotti derrubando, nesta terça...

Lancellotti, Varella, Suplicy e outros

Minha filha me pergunta qual é o nome do...

Lancellotti, Varella, Suplicy e outros

Minha filha me pergunta qual é o nome do terceiro “velhinho superpoderoso”? Antes que eu entenda sobre o que está falando, ela responde: Lembrei:...

As marretadas do padre Júlio constroem um futuro menos sombrio para SP

As imagens do padre Júlio Lancellotti derrubando, nesta terça (2), pedras colocadas pela Prefeitura de São Paulo para impedir que pessoas em situação de...

Padre Júlio Lancellotti: “Existir no Brasil já é uma rebeldia”

Conhecido como rebelde, o Padre Júlio Lancellotti tem usado as redes sociais para lutar contra o fascismo e pedir solidariedade endêmica em tempos de coronavírus. Sem medo de censura, o Padre...
-+=