O duplo desafio de Obama

– Fonte: O Estado de São Paulo –

Conforme o lugar-comum, o presidente dos Estados Unidos é o homem mais poderoso do mundo. Vá-se dizer isso ao primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, e ao presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad. Um lidera o que é considerado o governo mais direitista de Israel em décadas, declaradamente contrário ao estabelecimento de um Estado palestino na Cisjordânia e na Faixa de Gaza – a solução para o conflito no Oriente Médio encampada pela comunidade internacional, incluídos os países árabes, e com a qual Israel se havia comprometido em 1993. O outro, chefe do governo de uma teocracia, prega o fim de Israel e se recusa a suspender o programa de enriquecimento de urânio que dará ao país condições de fabricar um artefato nuclear – o que Israel pretende impedir pela força, na certeza de que nada induzirá Teerã a desistir do projeto.

A negativa de Netanyahu tem o apoio da maioria dos seus concidadãos. Uma pesquisa recente revelou que 53% deles consideram a Cisjordânia território israelense libertado. A intransigência de Ahmadinejad é compartilhada pela esmagadora maioria dos iranianos e por seja lá quem o derrote nas eleições presidenciais de junho: o domínio da energia nuclear é questão de honra nacional. Barack Obama assumiu a Casa Branca com uma nova visão da política dos Estados Unidos para a esfera árabe-islâmica. Ele entende que a defesa do interesse americano nessa área mais crítica do globo exige uma interlocução talvez sem precedentes com os seus governos e sociedades – que passa, de um lado, por uma perceptível mudança de atitude de Washington diante da questão palestina e, de outro, pelo degelo das relações com o Irã.

Nessa concepção, os Estados Unidos finalmente assumiriam o papel de “corretor honesto” que deles os países árabes cobram de há muito para a pacificação do Oriente Médio. Com isso se credenciariam a persuadir o Irã a renunciar ao controle do ciclo do combustível nuclear, em troca de comércio, investimentos, tecnologia – e garantias formais de incolumidade da República Islâmica, arquivada a retórica bushista da “mudança de regime” em Teerã. Se a diplomacia fracassar, diz Obama, “outros passos” seriam dados. Terá ele condições de dobrar israelenses e iranianos? O seu leque de opções em relação aos primeiros é claramente mais restrito. O novo chanceler israelense, Avigdor Lieberman, se gaba de que os Estados Unidos “aceitam todas as decisões israelenses”. De fato tem sido assim, apesar do endosso de Washington à fórmula dos dois Estados e das suas críticas eventuais à expansão das colônias judaicas na Cisjordânia.

Na segunda-feira, depois de duas horas de conversa com Netanyahu na Casa Branca, a primeira desde que ambos assumiram, Obama reiterou ambas as posições diante dos jornalistas. Mas o primeiro-ministro não lhe concedeu nem sequer a cortesia de fazer uma alusão, vaga que fosse, a um Estado palestino. Ele fala numa “paz econômica”, a depender de negociações que seriam retomadas se o outro lado atender a uma nova precondição – reconhecer Israel como Estado judaico (o que o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, que aceita o Estado laico israelense, já considerou inaceitável). Em compensação, pela primeira vez Obama fixou um prazo para o Irã mostrar “um esforço de boa-fé para resolver as diferenças” com os Estados Unidos: o fim deste ano. “Não ficaremos conversando para sempre”, advertiu.

Em tese, ele poderia dizer o mesmo do interminável “processo de paz” na Palestina, cujo marco inaugural são os Acordos de Oslo de 1993 assinados por Yitzhak Rabin e Yasser Arafat. Desde o assassínio de Rabin por um estudante judeu de extrema-direita, dois anos depois, sucessivos governos israelenses, a um pretexto ou outro, foram adiando para as calendas a implementação dos acordos, enquanto expandiam os assentamentos nos territórios ocupados. Mas, ainda que Obama quisesse pagar para ver até onde Netanyahu insistiria em negar aos palestinos o seu Estado – embora disso dependa o “new deal” que planeja oferecer ao mundo árabe-muçulmano e que anunciará em grande estilo no Cairo no próximo dia 4 -, o presidente não teria o apoio nem do seu partido, nem do Congresso, nem da imprensa e nem da opinião pública americana. Já se endurecer com o Irã, terá a América inteira de seu lado.

Matéria original: O duplo desafio de Obama

+ sobre o tema

para lembrar

Direitos da criadagem, essa afronta

Todo jornal tem seus compromissos de classe, mas não...

Suplicy retira candidatura e abre espaço para Mercadante; Marta disputará o Senado

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) anunciou hoje ao comando...

Veríssimo: “Sapo barbudo ainda não foi digerido”

Ao comentar caso de cartel em contratos de...

Deus e o Diabo na Câmara Federal

Por: Carlos Pompe * A eleição de um pastor...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=