O estado, ainda, não produz soluções políticas para conter o genocídio da infância e juventude.

por: Arísia Barros

Tinha exatos 16 anos, pequena, magra, semi-analfabeta, ainda uma menina, mas já cometera dois assassinatos. Era negra a menina que já cometera dois assassinatos e trazia preso no sorriso a inocência perdida entre o porto da fome e a ausência do afeto, como parentesco próximo. Negra,como quase todas as outras meninas em processo de “ressocialização”.

Era uma população de meninas segregadas e vitimizadas pela geografia das muitas violências: pobreza, tortura, abuso sexual, escravização e abandono. Eram reféns da indiferença social.

Armazenavam sonhos e revoltas. Quando a revolta entrava em combustão, incendiavam os colchões nos quartos insalubres em que viviam como a deportar a natureza atávica da ausência de afetos.

As sobreviventes continuam a percorrer os caminhos entre a tal ” ressocialização” patrocinada pelo estado, o pânico social e a retomada a criminalidade. Pão e circo. Todas náufragas, à deriva de medidas paliativas.

O estado, ainda, não produz soluções políticas para conter o genocídio da infância e juventude.

Segundo alerta o mais recente levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a cor dessa juventude que é riscada do mapa social é em sua maioria negra.

Ao não produzir soluções políticas o estado estabelece as fórmulas para a guerra civil e o extermínio de um grande percentual de jovens. Matam e morrem.

Durante toda sua infância, a menina fora brutalizada pela selvagem ejaculação do padrasto que memorizava em seu corpo os caminhos do total desprezo pelos sentimentos alheios.

 

O homem dizia que amava a menina e a espancava. A mãe desprezava essa menina por ter ser envolvido com seu homem e também a espancava. A mãe a queria morta. Chorava em vários colos femininos o amor materno que nunca tivera.

Na primeira possibilidade de liberdade a menina fugiu e efetuou seu primeiro crime. A menina cultivava em si o monstro da autodestruição. A menina tinha ódio do padrasto e “raiva” da mãe. Esse era o mundo da menina. A menina cultivava em si a identidade da violência como herança maldita da patologia social.

Pobre, pequena, semi-analfabeta e preta a menina era invisível para a sociedade e o mundo da criminalidade arrebanhou um novo cérebro.
A indiferença social impôs a essas meninas, quase mulheres, o exílio em um outro país: o da agressão como parâmetro para a sobrevida .

É incômodo falar dessa menina que caiu morta em um confronto, antes mesmo de completar 18 anos. Tinha nome de santa da igreja católica, mas morreu anônima e pagã da solidariedade humana.

Morreu no mesmo anonimato em que viveu. Anonimato como símbolo da miopia institucional que não “percebe” o genocídio generalizado que vem arrastando a população de jovens, em sua grande maioria pobres, semi-analfabetos e pretos, para vidas sem esperança de futuro.

São clandestinas, as meninas, no discurso político demagogo do estado que se exime da responsabilidade de salvaguardar os preceitos constitucionais da vida humana e possibilitar a cidadania de todas as pessoas.

Estamos tod@s nós assistindo, comodamente, a um novo holocausto: colonialismo, racismo e morte.

arisia-barros

Fonte: CadaMinuto

+ sobre o tema

OAB-BA repudia a infame afirmação de Mauro Ricardo sobre volta do Pelourinho

    Ontem este blogue produziu uma nota registrando a declaração do ex-secretário...

Fertilização ‘in vitro’ com três pais está em debate nos EUA

Os especialistas não vão se manifestar sobre as questões...

Comitê da ONU faz sugestões ao Brasil

Fonte: lista [email protected]       O Comitê de Direitos Econômicos Sociais e...

150 milhões de meninas sofreram agressão sexual no mundo

A saúde e a vida de milhões...

para lembrar

O espaço do negro no centro paulistano, por Vera Lucia Dias

UM ROTEIRO PELA CIDADE DE SÃO PAULO – O...

Reflexão sobre o texto da Afropress e Luiza Bairros por Eduardo Santiago

REFLEXÕES SOBRE O TEXTO INTITULADO: Com avaliação de apagada,...

Cultura afro ganha evidência em Projeto de Ipiaú

Ação vai ensinar entrelace de tecidos para produção de...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=