O futuro das redes sociais e da Educação

As redes sociais já ocupam boa parte da vida das pessoas ao redor do mundo. No Brasil, quase 100 milhões de habitantes já têm perfil on-line e estão conectados a algum tipo de rede. Em um cenário que não para de crescer, a tecnologia assume um novo papel como instituição de ensino e referência.

Getty Images

Todos os dias as pessoas utilizam sites como Google, Facebook, Youtube e outros mecanismos para se relacionar, pesquisar conteúdos, curtir os amigos, os vídeos e as fotos mais quentes. A fonte de informação é vasta e também altamente desfragmentada.

O educador, antes símbolo de conhecimento e fonte de repostas confiáveis, hoje segue na segunda hipótese de referência e consulta na cabeça de nossas crianças, jovens e de muitas pessoas em geral. Em uma consciência coletiva virtual que reflete nosso real universo, a internet passou a ter um papel importante na geração de conhecimento e aprendizagem do indivíduo. Mas como confiar?

A internet é um mundo amplo com locais incríveis, entretenimento e fonte inesgotável de atividades e informações. Sob outra ótica, muitas vezes perigoso, obscuro e ainda mal organizado em várias áreas.

O tempo hoje representa um dos maiores valores de liberdade e a tecnologia deve contribuir para a otimização das buscas, aprendizagens e necessidades das pessoas. Vivemos em um momento contemporâneo onde a maior significância dos saberes é dinâmica e muda todos os dias. Em apenas algumas décadas atrás o indivíduo graduado acabava garantindo uma posição consolidada no mercado e quase sempre passava muitos anos em um mesmo local.

Esta cultura praticamente ficou para trás, e a rotatividade do mercado de trabalho é cada vez maior, inclusive com a criação de posições nunca antes sonhadas, como a prestação de serviços a distância, o chamado home office, em franco crescimento mundo afora.

O conhecimento livre a aberto oferecido pela Internet proporciona às pessoas a capacidade de aprender, reciclar e atualizar suas áreas de conhecimento e formação. O corpo que não se move não se atualiza, logo fica para trás.

O conhecimento saiu de dentro das grandes instituições, empresas e centros, para a um toque de distância de cada pessoa, disponível, dinâmico e altamente rico. Parece que o futuro das redes sociais, educação e evolução da nossa sociedade repousam na organização dos conhecimentos e confiança das informações na Internet.

Arthur Piccolo

Cofundador e CEO da Bilgow.

 

 

Fonte:  Monitor Mercatil

+ sobre o tema

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio...

UFRB amplia para 40% a reserva de vagas para negros(as) em concursos para docentes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dá...

Estudantes de licenciatura podem se cadastrar para concorrer a bolsas

Os novos alunos matriculados em cursos de licenciatura presenciais em 2025 que foram...

Começa convocação de estudantes em lista de espera do Sisu

Os candidatos selecionados pela lista de espera do Sistema...

para lembrar

Enem 2022: Confira gabarito extraoficial do segundo dia

O gabarito oficial do Enem 2022 só será divulgado pelo Ministério da...

Projeto de estudantes de letras dá aulas de português para refugiados em SP

Objetivo do MemoRef, criado dentro da Unifesp, é integrar...

Kiriku e a Feiticeira

Kiriku e a Feiticeira. Na África Ocidental, nasce um menino...
spot_imgspot_img

Chance de faculdade para jovem de classe média-alta é mais que triplo da registrada por pobre

A probabilidade de um jovem de classe média-alta cruzar a barreira do ensino médio e ingressar em uma universidade é mais que o triplo da registrada...

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio regular em escola pública em 2024 poderão sacar R$ 1 mil do programa Pé-de-Meia, do governo...

UFRB amplia para 40% a reserva de vagas para negros(as) em concursos para docentes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dá um importante passo rumo à ampliação da  diversidade em seu quadro de servidores(as). A Procuradoria-Geral...
-+=