O futuro das redes sociais e da Educação

As redes sociais já ocupam boa parte da vida das pessoas ao redor do mundo. No Brasil, quase 100 milhões de habitantes já têm perfil on-line e estão conectados a algum tipo de rede. Em um cenário que não para de crescer, a tecnologia assume um novo papel como instituição de ensino e referência.

Getty Images

Todos os dias as pessoas utilizam sites como Google, Facebook, Youtube e outros mecanismos para se relacionar, pesquisar conteúdos, curtir os amigos, os vídeos e as fotos mais quentes. A fonte de informação é vasta e também altamente desfragmentada.

O educador, antes símbolo de conhecimento e fonte de repostas confiáveis, hoje segue na segunda hipótese de referência e consulta na cabeça de nossas crianças, jovens e de muitas pessoas em geral. Em uma consciência coletiva virtual que reflete nosso real universo, a internet passou a ter um papel importante na geração de conhecimento e aprendizagem do indivíduo. Mas como confiar?

A internet é um mundo amplo com locais incríveis, entretenimento e fonte inesgotável de atividades e informações. Sob outra ótica, muitas vezes perigoso, obscuro e ainda mal organizado em várias áreas.

O tempo hoje representa um dos maiores valores de liberdade e a tecnologia deve contribuir para a otimização das buscas, aprendizagens e necessidades das pessoas. Vivemos em um momento contemporâneo onde a maior significância dos saberes é dinâmica e muda todos os dias. Em apenas algumas décadas atrás o indivíduo graduado acabava garantindo uma posição consolidada no mercado e quase sempre passava muitos anos em um mesmo local.

Esta cultura praticamente ficou para trás, e a rotatividade do mercado de trabalho é cada vez maior, inclusive com a criação de posições nunca antes sonhadas, como a prestação de serviços a distância, o chamado home office, em franco crescimento mundo afora.

O conhecimento livre a aberto oferecido pela Internet proporciona às pessoas a capacidade de aprender, reciclar e atualizar suas áreas de conhecimento e formação. O corpo que não se move não se atualiza, logo fica para trás.

O conhecimento saiu de dentro das grandes instituições, empresas e centros, para a um toque de distância de cada pessoa, disponível, dinâmico e altamente rico. Parece que o futuro das redes sociais, educação e evolução da nossa sociedade repousam na organização dos conhecimentos e confiança das informações na Internet.

Arthur Piccolo

Cofundador e CEO da Bilgow.

 

 

Fonte:  Monitor Mercatil

+ sobre o tema

Conae SP: Delegados criticam falta de tempo para discussão em etapas municipais e intermunicipais

Em segunda cobertura especial sobre a Conae, o Observatório...

Crítica: Marilena Chaui terá sua obra publicada em nove volumes

  Os "Escritos de Marilena Chaui" começam agora a ser...

Violência é o maior problema para pais, alunos e professores da escola pública

Pesquisa conclui que, no estado de São Paulo, progressão...

para lembrar

Estudantes protestam contra exigência do Enem para Ciência sem Fronteiras

Nova regra para concorrer a bolsas de estudo no...

USP assina acordo experimental para participar do Enade

Além da prova, a universidade estadual paulista participará das...

USP, UFSC e VEDUCA lançam 1º MBA on-line e gratuito

A USP (Universidade de São Paulo), a UFSC (Universidade...

UFRB abre concurso para contratar mais de 60 professores

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está...
spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...
-+=