O Ministério Público Federal encaminhou denúncia de racismo contra Clovis Saraiva professor da UFMA

O Ministério Público Federal encaminhou à Justiça, na última segunda-feira (19), uma denúncia de racismo, xenofobia e injúria racial contra o professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Clóvis Saraiva. Nesta quarta-feira (21), o professor negou as acusações.

Clóvis Saraiva começou a ser investigado pela Polícia Federal em julho do ano passado a pedido do Ministério Público. O relatório da Polícia Federal foi entregue ao Ministério Público no dia 28 de fevereiro de 2012.. A vítima é um estudante do curso de engenharia química da UFMA, o nigeriano Nuhu Ayuba. “Ele me perguntava com quantas onças eu já tinha brigado lá na África”, relatou o universitário.

Outros alunos confirmam a versão do nigeriano, dizendo ter presenciado várias outras situações. “Se você não sabe, pode voltar para a África de navio negreiro”, afirmou Ila Nascimento, colega de Ayuba. Outra estudante é ainda mais contundente. “A gente começou a se passar por plateia de um professor fazendo o seu show”, complementou Marenildes Olveira. O professor nega as acusações. ” Lamento. Não tive nenhuma atitude preconceituosa, já tive diversos alunos de etnia parda e outras, procuro tratar todos bem, como sempre tratei ” disse.

O caso ganhou repercussão nacional e foi divulgado em julho do ano passado pelo Jornal da Globo.

O estudante até pensou em abandonar os estudos. Mas com o apoio dos colegas, Nuhu Ayuba decidiu ficar no Maranhão e processar o professor universitário. O caso foi tratado como racismo pelo Ministério Público Federal. “Esse delito tem pena de um a três anos, mas como ele praticou várias vezes durante o primeiro semestre de 2011, essas penas serão somadas, podendo levá-lo até a aplicação de regime fechado”, explicou o procurador da República, Israel Santos Silva.

Uma prova do universitário chegou a ser corrigida pelo professor Clóvis com o termo “Tudo Errado”. O teste foi encaminhado para três professores de outros estados. Por questões éticas, os educadores não quiseram ser identificados. Mas todos encontraram pelo menos uma questão correta respondida pelo nigeriano. E um desses professores chegou a dar nota oito para o teste.

A UFMA informou que abriu um processo displinar para apurar o comportamento do professor. Enquanto isso, o professor Clóvis Saraiva continua dando aulas normalmente na instituição. Com a situação, o nigeriano diz esperar por justiça. “Espero que outros não passem pelo mesmo preconceito que passei”, finalizou o universitário.

 

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

Mackenzie expulsa estudante que gravou vídeo armado e ameaçou matar negros

Pedro Baleotti, eleitor de Jair Bolsonaro, divulgou um vídeo...

Meninos vítimas de racismo em hipermercado reconhecem mais um segurança suspeito de agressão

Outro funcionário do Extra já havia sido reconhecido em...

Shopping de área nobre de SP quer apreender crianças de rua e entregar para PM

Estabelecimento no bairro de Higienópolis, uma das regiões mais...

Anulação de provas do Enem gera ataques de xenofobia

OAB-CE vai analisar os comentários para decidir sobre a...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=