O paraíso são os outros

O imenso filósofo francês Jean-Paul Sartre (1905-1980) é autor da frase: O inferno são os outros. Por motivos óbvios, o aforismo caiu no gosto popular. Primeiro, por que tudo que diz respeito aos outros nos dá alívio, pois tiramos das nossas costas responsabilidades. Segundo, pela razão de que se as coisas não vão bem, podemos pôr a culpa no vizinho, no governo, na colega.

Por Fernanda Pompeu Do Yahoo

Imagem: Régine Ferrandis, de Taipu de Fora, BA

Quando o sinal amarelo acende para mim, interpreto que devo acelerar. Quando amarela para o outro motorista, quero que ele pare. De modo geral, minhas necessidades soam mais necessárias do que as dos outros. Não sei por que isso acontece, mas sinto que é assim. Numa espécie de a vida como ela é.

Daí, fácil concluir que o inferno são os outros. Aqueles que atravancam meu livre trânsito. Questionam meu livre-arbítrio. Oram para um deus diferente do meu. Votam num candidato que eu detesto. Pessoas que parecem que nasceram para embaralhar meu jogo de cartas com o destino.

No entanto, essa percepção é tão somente uma meia verdade, ou uma meia mentira. Uma vez que nem eu, nem você, nem o outro seríamos capazes de viver sozinhos. Não carece ser versado em psicologia para saber que nós nos vemos pelo olhar do outro. Apenas compreendemos o que somos na relação com o outro. Seja ela amorosa, neutra, odiosa.

Somos seres relacionados e relacionantes. Basta voltar à literatura, lembrando deRobinson Crusoe, incendiado de solidão. Ou ao filme O Náufrago, no qual a personagem – sem nenhum semelhante à vista – se afeiçoa a uma bola de vôlei. Ou à adolescência de todos nós, quando nos desesperávamos na certeza de que ninguém dava a mínima para nossos dramas.

Fato é que precisamos do outro. Mesmo que ele seja chato, burro, ignorante às vezes. Precisamos do outro principalmente quando ele nos mostra – gentil ou duramente – nossos erros e descaminhos. Sem a avaliação dos outros, como saber se ando acertando? Uma postagem no Facebook sem nenhuma curtição é silêncio de sepulcro.

Por um segundo, tente imaginar o mundo sem outros. Seria algo parecido com o inferno. Torturante não ter com quem conversar, discordar. Alguém para aceitar ou afastar. Até os inimigos cumprem certo papel no nosso teatro. Sou o que sou pelo outro ser o que é. Vice-versa. Numa conflituosa, dinâmica, inevitável relação.

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Grupos de periferia se articulam em São Paulo para defender democracia e Dilma

Após violência contra militantes de esquerda em manifestações, Cooperifa...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

LITERATURA: 5º FAN 2009

OMO-OBA: HISTÓRIAS DE PRINCESAS Kiusam Oliveira OS NOVES...

A fé utilizada como mercado

“Será razoável o Brasil gastar com aposentadorias o mesmo...

Combate à desigualdade exige mudanças estruturais

Oxalá em 2012 haja maior participação popular nas mobilizações...

Produção de Madonna cancela encontro com AfroReggae, diz coordenador

Fonte: Folha OnLine-O coordenador da ONG AfroReggae, José Júnior,...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=