O Poder da Mulher Negra, Feira Preta Cultura

A 11ª edição da Feira Preta Cultura acontece de 11 a 17 de novembro na Casa das Caldeiras (Av. Francisco Matarazzo) e comemorara o mês da Consciência Negra com um tema forte e pertinente: O Poder da Mulher Negra.

O evento traz toda a diversidade da cultura negra contemporânea reunida em um só lugar – moda, shows, dança, gastronomia, cinema, teatro, artes plásticas e fotografia. Promovida pelo Instituto Feira preta em parceria com produtores e empreendedores da cultura negra, a Feira Preta tem a coordenação do Instituto Feira Preta e da Produtora Cultural Pretamultimidia.

O primeiro dia da Feira Preta, no dia 11 de novembro de 2012, a entrada para o evento será a doação do KIT Natal (1 pacote de fralda + 01 Brinquedo Novo + 01 Kilo de Alimento não perecível). A doações serão entregues pela equipe Feira Preta e voluntários às vítimas de incêndios ocorridos em 4 favelas na cidade de São Paulo.

A 11ª edição da Feira Preta vai homenagear a Mulher Negra pela sua influência na luta contra a discriminação social e na construção da sociedade Brasileira com contribuições políticas, culturais e sociais . Segundo o estudo Retrato da Desigualdade, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a mulher negra de hoje ocupa o último lugar da hierarquia social brasileira. “Apesar de todas as lutas as mulheres negras não perderam a garra e a feminilidade”, explica Adriana Barbosa.

Cerca de 50 expositores da capital e de outras localidades estão confirmados, entre eles, artesãos, artistas plásticos, estilistas, designers, chefes de cozinha e músicos da cidade e vindos de outros Estados como Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais.

Outra novidade de 2012 é o tema de Turismo Afro, em parceria com a CONE, SP Turis e a Secretaria de Estado de Turismo e TUR SP. A Feira Preta trará informações sobre roteiros históricos, gastronômicos e culturais da Cidade de São Paulo para os visitantes da capital paulista que prestigiarem a Feira Preta e compor o Circuito Cultural do mês de novembro.

As novidades não param por ai. A Feira Preta esse ano terá um espaço dedicado a sabores e saberes, a gastronomia africana e afro-brasileira fará presente junto com a sua história. Na Casa das Caldeiras será montado um bistrô com alguns pratos típicos, o público poderá degustar o melhor da iguaria afro e aprender as suas origens.

A música preta é garantida por artistas, dj´s e bandas dos mais variados gêneros — Hip Hop, Samba, Samba Rock, R&B, Jazz e outros. Cada dia será dedicado a um estilo musical, contando a sua história e o cenário atual.

Na ocasião, também será montado os espaços “Brinquedoteca”, realizado em parceria com a Ashoka com o projeto geração Muda Mundo, com o qual as crianças poderão desfrutar de diversas atividades lúdicas e interativas. E também um espaço dedicado aos selos e livrarias negras do Brasil, com exposição, venda de livros e tarde de autógrafos.

NO TÚNEL CULTURAL
fotógrafos e artistas plásticos terão suas obras expostas para visitação e para a aquisição das mesmas. Pelo quarto ano consecutivo, a feira terá um espaço reservado no palco para a moda. No local, ocorrerão desfiles de roupas, acessórios e calçados de lojas dos empreendedores. A atração fashion será intercalada com apresentações de vários ritmos e estilos. A edição de 2011, realizada no Centro de Exposições Imigrantes, foram 16 mil visitantes, 110 expositores, 170 artistas e 270 empregos diretos e indiretos gerados para o evento. Para 2012, a estimativa é de que 14 mil pessoas pass em por todos os dias da Feira.

Seminários também fazem parte da programação

A programação traz dois dias dedicados ao Seminário de Boas Práticas na Produção Cultural Negra na Perspectiva da Economia Criativa. O tema da economia criativa tem despertado o interesse e a atenção dos setores públicos e privados, é importante a promoção de encontros que abram um espaço de articulação entre gestores, produtores, empreendedores, artistas que atuam na cultura negra e suas redes de criação, produção, distribuição e consumo.

É neste sentido, que o Seminário “Economia Criativa – Troca de saberes e Boas Práticas na Produção Cultural Negra” vai procurar garantir para estes protagonistas culturais um espaço aberto de reflexão, para a troca de experiências e, sobretudo, para a visibilidade de boas práticas que no futuro poderão ser replicadas.

Fonte: Feira Preta

+ sobre o tema

Gisele, eu tenho um cérebro!

Algum tempo atrás eu escrevi um artigo intitulado "E...

Relatório aponta desigualdades de gênero no acesso à educação

No marco da Campanha Educação Não Sexista e Anti...

Nós precisamos do feminismo

O machismo é assustador. Causa medo, pânico, oprime, violenta,...

Secretarias se unem para atuar em atenção à saúde da mulher

A Secretaria Estadual da Mulher (SecMulher) e a Secretaria...

para lembrar

spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=