O que é que você tem com isso? por Eliane Cavalleiro

por Eliane Cavalleiro

O que o jogador do Milan e seus filhos têm em comum? Infelizmente não é o salário no final do mês. Mas estão sujeitos á vivenciarem a experiência racista que tanto incomoda, fere, perturba, desumaniza e compromete o nosso desempenho devido ao forte stress que o racismo provoca no corpo físico e no estado emocional.

O meia ganês do Milan, Kevin Prince Boateng, irritado com os insultos racistas dos torcedores deixou o campo no meio da partida. Num ato de solidariedade, pois inconformados com os racistas presentes no estádio, sua equipe também abandonou a partida.

Você já parou para pensar como se sente seu filho ou filha (ou qualquer outra criança) quando vivenciam situações semelhantes á essas no cotidiano escolar? Na escola de seus filhos já houve semelhante ação coletiva por parte dos profissionais da educação? Você nota a mesma solidariedade e indignação sobre a incidência do racismo e da discriminação para com nossas crianças e adolescentes negros?

Se da noticia do jornal sobre a partida de futebol interrompida restou a você apenas a sensação de disperdício de oportunidade para mais uma partida de futebol, é melhor você abrir seus olhos negros.

Assim como os outros três jogadores negros do Milan tambêm se sentiram ofendidos, seus filhos e filhas são também devastados pela experiência racista mesmo quando não são suas vítimas diretas. O racismo é tao nefasto que marca as experiência das pessoas negras mesmo quando não são seus alvos principais.

 

Fonte: Facebook de Eliane Cavalleiro

+ sobre o tema

Perfil social, racial e de gênero das 500 maiores empresas do Brasil – 2010

Por: Reinaldo Bulgarelli Hoje, 11 de novembro de 2010, o...

“A esquerda precisa voltar aos territórios. Não para levar uma verdade, mas para escutar”

Talíria Petrone (PSOL), nona deputada federal mais votada do...

Pela 1ª vez, todas as chapas de Salvador têm candidatos negros

Por: LUCAS ESTEVES   Salvador (BA) é a...

Fernando Henrique Cardoso precisa de amigos

Isso é FHC. A exigência egóica de ser ...

para lembrar

20 coisas que deveríamos dizer mais vezes

Em meio à um mundo caótico em que para...

Entrevista: o dinamismo de Cidinha da Silva

por Júnia Puglia    foto André Frutuôso  Em seu novo livro, “Racismo no Brasil...

Marcos Coimbra: O “povão” e a nova maneira de avaliar os candidatos

Por Marcos Coimbra, no Correio Braziliense   A...

Intelectuais discutem crise de representatividade na política

Dramaturgo inglês David Hare falou sobre distanciamento dos eleitores...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...

Em 20 anos, 1 milhão de pessoas intencionalmente mortas no Brasil

O assassinato de Mãe Bernadete, com 12 tiros no rosto, não pode ser considerado um caso isolado. O colapso da segurança pública em estados...

CPMI dos Atos Golpistas: o eixo religioso

As investigações dos atentados contra a democracia brasileira envolvem, além dos criminosos que atacaram as sedes dos três Poderes, políticos, militares, empresários. Um novo...
-+=