O racismo no Brasil já tem cara e endereço eletrônico

Por mais que algumas pessoas insistam em dizer que não existe racismo no Brasil, basta dar uma breve pesquisada em algumas redes sociais para perceber que a discriminação por cor está presente como nunca. É preciso conversar sério sobre racismo com as novas gerações

do Pragmatismo Político

Volta e meia surge um caso de racismo que choca todo o país e ganha repercussão nacional. Recentemente, a jornalista Maria Júlia Coutinho, por exemplo, foi vítima de ataques racistas no Facebook. O caso foi debatido ao vivo durante o Jornal Nacional.

No entanto, por mais que algumas pessoas insistam em dizer que não existe racismo no Brasil, basta dar uma pesquisada nem tão criteriosa assim em algumas redes sociais para perceber que a discriminação por cor está presente como nunca na internet.

E pior: quem mais alardeia comentários racistas são jovens que, em tese, deveriam ter a mente mais aberta para os assuntos em geral.

Nem se Carlinhos brown fosse branco ele ia deixar de ser preto

— nenezete (@crvgui) October 10, 2014

Nem se Carlinhos brown fosse branco ele ia deixar de ser preto

— nenezete (@crvgui) October 10, 2014

No site da Polícia Federal foi criada uma página para denunciar Crimes Contra os Direitos Humanos na Internet. O internauta deve clicar no item ‘Crimes de Ódio’ que definem a prática a qualquer tipo de preconceito, seja de cor ou religião. O site ainda instrui que caso o crime não tenha sido cometido na internet, o serviço Disque 100 deve ser utilizado.

Ainda há a possibilidade de recorrer ao site SaferNet ou ao site do Ministério Público Federal para que o internauta possa efetivar a queixa.

Se você é pai, pense bem no que você está ensinando através das suas atitudes ao seu filho. Preste atenção no que ele fala e no que ele dissemina na internet. Dê o exemplo.

Se você é adolescente e ainda acha que os tweets acima são apenas piada e que ninguém está vendo, se informa, pesquisa, abre o olho, vê se cresce.

+ sobre o tema

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...

para lembrar

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...
spot_imgspot_img

Justiça para Herus, executado em festa junina no Rio

Não há razão alguma em segurança pública para que Herus Guimarães Mendes, um office boy de 23 anos, pai de uma criança de dois...

Em tempos de cólera, amor

Planejei escrever sobre o amor numa semana mais que óbvia. Eu adoro esta data capitalista-afetiva que é o Dia dos Namorados. Gosto que nossa...

Lula sanciona lei de cotas para negros em concurso e eleva reserva de vagas para 30%

O presidente Lula (PT) sancionou nesta terça-feira (3) a prorrogação da lei de cotas federais, que passa a reservar 30% das vagas para pretos e pardos em concursos...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.