O racismo no Brasil já tem cara e endereço eletrônico

Por mais que algumas pessoas insistam em dizer que não existe racismo no Brasil, basta dar uma breve pesquisada em algumas redes sociais para perceber que a discriminação por cor está presente como nunca. É preciso conversar sério sobre racismo com as novas gerações

do Pragmatismo Político

Volta e meia surge um caso de racismo que choca todo o país e ganha repercussão nacional. Recentemente, a jornalista Maria Júlia Coutinho, por exemplo, foi vítima de ataques racistas no Facebook. O caso foi debatido ao vivo durante o Jornal Nacional.

No entanto, por mais que algumas pessoas insistam em dizer que não existe racismo no Brasil, basta dar uma pesquisada nem tão criteriosa assim em algumas redes sociais para perceber que a discriminação por cor está presente como nunca na internet.

E pior: quem mais alardeia comentários racistas são jovens que, em tese, deveriam ter a mente mais aberta para os assuntos em geral.

Nem se Carlinhos brown fosse branco ele ia deixar de ser preto

— nenezete (@crvgui) October 10, 2014

Nem se Carlinhos brown fosse branco ele ia deixar de ser preto

— nenezete (@crvgui) October 10, 2014

No site da Polícia Federal foi criada uma página para denunciar Crimes Contra os Direitos Humanos na Internet. O internauta deve clicar no item ‘Crimes de Ódio’ que definem a prática a qualquer tipo de preconceito, seja de cor ou religião. O site ainda instrui que caso o crime não tenha sido cometido na internet, o serviço Disque 100 deve ser utilizado.

Ainda há a possibilidade de recorrer ao site SaferNet ou ao site do Ministério Público Federal para que o internauta possa efetivar a queixa.

Se você é pai, pense bem no que você está ensinando através das suas atitudes ao seu filho. Preste atenção no que ele fala e no que ele dissemina na internet. Dê o exemplo.

Se você é adolescente e ainda acha que os tweets acima são apenas piada e que ninguém está vendo, se informa, pesquisa, abre o olho, vê se cresce.

+ sobre o tema

Michelle Obama está farta de ser chamada “mulher revoltada de raça negra”

“Uma mulher revoltada de raça negra”. Michelle Obama está...

Se o Estado perder o controle, o que vai restar?

Cinco pessoas foram mortas durante a 16ª operação policial...

Jovem que morreu em ambulância após 4h de espera por atendimento é enterrado no ES

O adolescente Kevinn Belo Tomé da Silva, de 16 anos, foi...

Racismo à moda da casa

Vocês sabiam que já houve campo de concentração no...

para lembrar

Manifestantes do movimento negro (Educafro) entram em confronto com a PM em SP

  São Paulo, 1 - Integrantes da ONG Educafro entraram...

Real Madrid é o time que mais sofre com racismo, diz Callejón

Os jogadores do Real Madrid sofrem mais insultos racistas...
spot_imgspot_img

‘Piada’ de ministro do STJ prova como racismo está enraizado no Judiciário

Ontem, o ministro do STJ João Otávio de Noronha, em tom de "piada", proferiu uma fala preconceituosa sobre baianos durante uma sessão de julgamento. A suposta...

Identitarismo, feminismos negros e política global

Já faz algum tempo que o identitarismo não sabe o que é baixa temporada; sempre que cutucado, mostra fôlego para elevar o debate aos trending topics da política...

Gilberto Gil, o filho do tempo

Michel Nascimento, meu amigo-irmão que esteve em Salvador neste ano pela milésima vez, na véspera da minha viagem, me disse que uma das coisas...
-+=