O respeito à diversidade sexual em Cuba

A sociedade cubana, que tenciona promover vontades no intuito de se desenvolver, tem hoje o desafio de ampliar um diálogo necessário para modificar, aos poucos, conceitos e atitudes visando garantir o respeito à diversidade sexual.

Por Joel Michel Varona, em Prensa Latina

Em maio passado, a ilha acolheu a 5ª Jornada Cubana contra a Homofobia, sustentada por uma mensagem em favor da aceitação e o respeito à livre e responsável orientação sexual e identidade de gênero.

A mesma esteve marcada por um maior nível científico, bem como pela qualidade educativa, explicou em coletiva de imprensa a diretora do Centro Nacional de Educação Sexual (Cenesex), Mariela Castro Espín. Ela salientou o entusiasmo e seriedade demonstrados em todas as províncias, onde a cada dia cresce o número de integrantes das redes sociais comunitárias com uma preparação mais elevada para desempenhar seu trabalho de ativistas.

Estamos trabalhando em muitas áreas respeitantes ao valor antropológico, pois deste jeito podemos explicar a origem das diferentes formas de discriminação e, aliás, responder às perguntas que surgirem no domínio da sexualidade, pois as mentalidades mudam devagar, disse.

É preciso criar, acrescentou, um processo educativo que contribua para interpretar a realidade, não a partir de dogmas, mas de novos paradigmas libertadores, o que é diferente de paradigmas de controle social, como acontece há séculos.

Segundo Mariela, existe na sociedade cubana tanto a misoginia quanto ahomofobia, inclusive tais atitudes estão presentes em pessoas identificadas com o paradigma do socialismo.

Conforme o Cenesex, o termo homofobia se refere à aversão, ódio, medo, preconceito ou discriminação contra as pessoas homossexuais.

As atitudes homofóbicas, bifóbicas e transfóbicas se expressam em um variado e amplo leque de práticas, que abrangem desde silenciar qualquer menção ou referência à pessoa marcada, obstar seu livre desenvolvimento, ofendê-la verbalmente, até a violência física extrema.

Em 1974, a Associação Americana de Psiquiatria eliminou a homossexualidade e a bissexualidade de seu Manual de Classificação de Doenças Mentais, e outras sociedades científicas no mundo assumiram esta concepção.

Finalmente aprovada pela Organização Mundial da Saúde, em 17 de maio de 1990 se escolheu esta data para comemorar o Dia Mundial contra a Homofobia.

Recentemente, a Primeira Conferência do Partido Comunista de Cuba – realizada em janeiro do ano em curso – aprovou entre seus objetivos de trabalho a rejeição a qualquer forma de discriminação por motivos de cor da pele, gênero, crenças religiosas, orientação sexual, origem territorial e outros que são contrários à Constituição e às leis da ilha.

Durante a Jornada contra a Homofobia, Castro Espín ressaltou essa postura, que considerou um acerto para o trabalho em termos de respeito à diversidade sexual.

A 5ª Jornada Cubana contra a Homofobia também inseriu uma mensagem de saúde dirigida à toda a população, declarou a Prensa Latina a doutora Rosaida Ochoa, diretora do Centro Nacional de Prevenção das Infecções de Transmissão Sexual e da HIV/Aids.

Do ponto de vista da saúde – explicou Ochoa – existem estudos que demonstram que as pessoas que discriminam outras por algum tema relativo à saúde, pensam, de fato, que outros podem infestar-se ou adoecer, mas elas não.

Contudo, fica demonstrado que por pensarem assim, elas não se protegem, daí que nos últimos estudos, precisou, observamos o incremento da incidência e a frequência de doenças nas pessoas que discriminam.

Esta jornada foi um apelo à aceitação da diversidade em todos os sentidos, frisou a especialista.

A pessoa que acredita numa abertura tem mais possibilidades de aceitar outras diversidades, como ser homem ou mulher com qualquer comportamento ou preferência sexual, inclusive assimilar a diversidade racial, enfatizou Ochoa.

Acredito que é preciso o sujeito se envolver e entender o significado de aceitar os outros e conviver em uma sociedade onde todos temos um lugar, afirmou.

No âmbito da luta contra a homofobia é válido dizer que em Cuba o HIV afeta mais os homens, pois 80% dos casos são do sexo masculino e 20% feminino.

Portanto – acrescentou – orientamos a campanha a todos os homens, pois em um determinado momento , tendo em conta as marcas atuais da sociedade cubana, eles tiveram sexo com várias mulheres e algumas delas se relacionaram com homens infectados.

 

 

Fonte: Vermelho

+ sobre o tema

Parada Gay movimenta economia paulistana

No ano passado, evento injetou R$ 3,2 milhões na...

Nota de preocupação e repúdio

Carta Aberta à Drª Gilda Carvalho Ministério Público Federal NOTA DE...

Texas: governador compara homossexualidade com o alcoolismo

O governador do Texas, Rick Perry, que foi candidato...

Dia de Luta pela Saúde da Mulher e de Redução da Morte Materna

A deputada Inês Pandeló, Presidente da Comissão de Defesa...

para lembrar

Escritoras afrocubanas en el siglo XIX. Antecedentes del feminismo negro en Cuba

Varias personas me han preguntado por el libro que...

Identidade de gênero: a comunidade mexicana onde há mais do que homens e mulheres

"Qual tratamento você prefere: feminino ou masculino?", perguntei a...

Reaproximação entre Cuba e EUA faz do Brasil parceiro estratégico

Com a abertura gradual do mercado em Cuba, Porto...
spot_imgspot_img

Cubana Teresa Cárdenas elogia visibilidade dos negros e mulheres na Flip

Foi com o samba “Luz do repente”, de Jovelina Pérola Negra, que a pesquisadora Ludmilla Lis abriu a primeira mesa do último dia da...

Cuba aprova casamento e adoção para casais LGBTQIAP+ no país

Cuba votou a favor de legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, a adoção gay e a barriga de aluguel, ao "ratificar" em referendo...

Gilmar Mendes determina adoção de medidas para garantir respeito à identidade de gênero no SUS

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, determinou ao Ministério da Saúde que adote medidas para garantir no atendimento em saúde o respeito ao gênero...
-+=