O rosto sombrio da branquitude médica brasileira: do elitismo ao racismo xenófobo – Por Marcio André dos Santos

Costumo dizer aos meus alunos para desconfiarem de palavras como “evolução” e “progresso” pois estas sempre pressupõe avanços quando na verdade escondem armadilhas ideológicas complexas. A história do pensamento social e político nos países da América Latina, especialmente Argentina, Brasil e Colômbia, revela que, desde fins do século 19 até as primeiras décadas do século 20, elites médicas participaram ativamente de campanhas racistas, difamatórias e de cunho xenófobo contra imigrantes asiáticos, negros e indígenas, além de justificar medidas de higienização e eugenia contra estes grupos. Tais práticas estão intrinsecamente ligadas as “políticas raciais racistas” que pressupunham a imigração de europeus com patrocínio estatal a fim de embranquecer seu estoque populacional, compostos de “negros, indígenas e mestiços”.

Não foi muito diferente na Europa, principalmente na Alemanha e Áustria dos anos de 1930 e 1940. A ideologia nazista contou com um expressivo corpo de profissionais da área médica, como cirurgiões, biólogos, sanitaristas, patologistas e psicólogos. Estas elites médicas foram fundamentais para justificar e disseminar no imaginário da classe trabalhadora alemã e austríaca do período que judeus, ciganos, loucos, homossexuais, portadores de necessidades especiais, etc, constituíam “raças” ou “seres inferiores e degenerados” e que por isso precisavam ser eliminados fisicamente, preferencialmente por meio de “métodos científicos”, como as câmaras de gás. Era comum a associação animalesca dos judeus com infestação de ratos e outras pragas. Mais recentemente, radicais hutus em Ruanda e Burundi associaram tutsis com baratas (cockroach), dando total aval a população enfurecida contra esta minoria étnica africana.

Apesar do transcorrer do tempo, as elites econômicas e sociais de países como o Brasil sofreram pouca transformação no que se refere a este imaginário. As melhores escolas particulares e públicas continuam a mandar para os cursos de medicina de universidades públicas e privadas de excelência os filhos de famílias ricas e de classe média, praticamente toda branca. Dai a associação feita tão facilmente entre um branco(a) de jaleco branco e um médico(a). Médicos pertencentes a outros grupos raciais, especialmente negros são encarados com estranheza e verdadeiro desdém, já que destoam da representação hegemônica que temos dos médicos.

Além do recorte de classe e raça estruturante na formação dos médicos de todas as especialidades, há que se levar em consideração que o currículo desses profissionais raramente abarcam assuntos como direitos humanos, desigualdades sociais, racismo, etc. O resultado é que muitos médicos simplesmente aprendem a ter repúdio e nojo do povo. E “povo” no Brasil é constituído basicamente por pessoas pretas, pardas, brancas, indígenas e pertencentes as classes C,D,E,F,G,H!
Isso explica em parte a reação racista, xenófoba e esquizofrênica de médicos e estudantes de medicina em Fortaleza e outras cidades do nordeste com a chegada de médicos cubanos, dentre estes muitos negros. Como todos sabem os médicos brasileiros não querem atuar no interior, longe dos grandes centros urbanos. É verdade que os hospitais e postos de saúde em muitas pequenas cidades do interior do país são um verdadeiro fiasco. Falta de tudo. No entanto, mesmo se estivessem suficientemente equipados – e existem casos de estruturas hospitalares em boas condições – estes médicos dificilmente não iriam. E não iriam nem mesmo para ganhar mais que 15 mil reais ao mês!

A recusa com a vinda de médicos cubanos associando-os a “escravos” e “empregadas domésticas” é revelador do imaginário racista e classista da “branquitude médica” brasileira e da imprensa burguesa prima-irmã da primeira. Como já mostrado em inúmeras reportagens, médicos assinam seus pontos em hospitais públicos e logo depois vão embora, em um completo descompromisso/descaso com a saúde da população. Doentes agonizantes, humilhados, esquecidos, espalhados nos corredores e salas de hospitais e postos públicos de saúde.

medicoscubanos2

Ninguém pode garantir que o Programa “Mais Médicos” do governo federal dará certo ou não. Existem muitas controvérsias sobre a eficácia do programa e certamente não basta somente contratar mais médicos para que um problema estrutural e conjuntural se resolva. É preciso que haja uma total reformulação nas políticas públicas de saúde em toda a sua extensão, o que significa o triplo de investimentos na área. O que já se pode garantir é que este programa está mexendo com as posições de privilégio simbólico, social, corporativo e racial de um segmento que se beneficiou do capital econômico tomado à força dos grupos que agora recusam atender e tratar. Quem sabe daqui a uns 50 anos, com programas consistentes e sucessivos de políticas de ação afirmativa para negros, indígenas e pobres, tenhamos um outro cenário? Um cenário em que médicos e médicas negros serão vistos com total naturalidade e respeito…

marcio andre

Marcio André dos Santos
Professor de Ciência Política da Universidade Federal do Piauí

 

Vergonha à brasileira

“Me perdoem se for preconceito, mas essas médicas cubanas tem uma cara de empregada doméstica”, afirmou a jornalista

Debate sobre os médicos me dá vergonha – Por: Gilberto Dimenstein

 

Fonte: Afrolatinidade

+ sobre o tema

Após alerta de risco de câncer, Coca pode mudar fórmula de corante

Pesquisa americana afirma que substância seria cancerígena.Fabricante diz que...

Negros têm acesso às universidades na velhice

Ministra revela que negros ainda sofrem discriminação no país D´Acelino...

para lembrar

Justiça cassa 13 vereadores em São Paulo; advogado diz que lei não proíbe doações

Fonte:UOL - A Justiça Eleitoral de São Paulo cassou...

Procon-SP alerta sobre oferta de produtos nas redes sociais

Cada vez mais usadas como ferramentas para o...

‘Demos mole’, diz fundador do PV sobre Rede de Marina Silva

  Alfredo Sirkis lamenta rejeição à criação do...

Maioria acha que Obama não mereceu Nobel

Fonte: Blog Sérgio Dávila - Pesquisa Gallup divulgada hoje confirma...
spot_imgspot_img

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=