O surgimento de YouTubers negros mostra o crescimento do Black Money

YouTuber negro? São raros mas é um segmento que começa a crescer.
O que isso significa?

por Dino no Terra

Dino / Dino

Negros no YouTube ? Ainda são poucos, se contar nos dedos e comparar aos outros, mas o ‘negócio’ está aumentando, dando trabalho aos concorrentes!

O jornalista Ricardo Brasil é um grande nome para somar à estatística brasileira dos YouTubers negros e chegar a um ótimo nicho de seguidores. É negão boa gente, já atuou como rapper, DJ, ativista do movimento negro, apresentador televisivo… é repórter, consultor para assuntos afro-brasileiros e provocador dos assuntos humanitárias.

Ele hoje se joga nas redes sociais com seu Canal no YouTube Cosinha com S que há pouco tempo no ar vem tomando força. Tudo começa com seu programa ‘Cosinha com S’ – Simples, Saudável e Saboroso’, com uma pitada generosa de ‘subjetividade’.

A questão é ocupar espaço, fazendo a diferença entre aqueles que se posicionam errados quando o assunto é o racismo. Mostrar sabedoria adquirida durante anos de engajamento na luta contra o preconceito e a discriminação racial, e no trabalho com a política e o social. É preciso incentivar a mudança do pensamento com bom conteúdo como segue se destacando um grupo seleto.

O profissional vem dando voz ao empoderamento negro, através de suas entrevistas no programa que apresentava na TV ALERJ, a partir do assumido cabelo crespo e estética às minorias e favelados. Sem esquecer a discussão da presença negra e periférica nos diversos segmentos, aproveitando para destacar uma perspectiva masculina.

Gente como a gente e bate-papo saudável

Para quem tem que se virar na cozinha e está cansado de comer o tradicional, Ricardo Brasil garante que não precisa ser chef de cozinha para fazer uma boa comida. Foi o que aprendeu quando morando sozinho passou a cozinhar o que gosta sem a determinação da mãe.
Também viajou muito por esse País a fora, conhecendo a gastronomia como elemento cultural, símbolo de identidade, além de experimentar sabores diferenciados. Em seu programa qualquer pessoa poderá encontrar “receitas simples de fazer, saudáveis e muito saborosas”.
No programa, enquanto cozinha ao lado dos entrevistados, reflete “o papel do homem, numa sociedade que precisa urgentemente repensar a masculinidade”. Sobre o tema, o que mais o incomoda é o que foi incutido na humanidade: lugar de mulher é na cozinha.

_ É a partir deste lugar que quero refletir sobre o autocuidado com a saúde física e sobre as minhas subjetividades enquanto um homem negro em desconstrução, para superar o machismo. É da minha cozinha que me movimento para sair do lugar comum, um caminhar em busca de novos sabores e novas narrativas de masculinidades negras. O ‘Cosinha com S’ traz um conceito de life style que tem como ponto de partida, a cozinha, um espaço onde posso receber amigos e produzir um alimento e a comunhão.

Reflexão sobre a negritude e sabor agradável

O programa apresenta um sabor saudável e inteligente, novidades e muitas reflexões sobre o homem e suas questões da negritude. Ricardo Brasil bate-papo com sabedoria e bom humor, sem revanchismos para justificar o politicamente correto sob a ótica do preconceito de todas as raças. A história de cada um entrevistado por si só explica a História.

Eis, uma ótima opção para as curtidas exigente e anotar as ‘receitas’ e dicas saudáveis que irão alimentar o estômago e o coração. Os entrevistados são os mais diversos nomes, o importante é ter uma boa história. Os Personagens vão de anônimos a intelectuais de diversão áreas.

+ sobre o tema

Preconceito racial, discriminação e racismo, distinções de letramento – Por Cidinha da Silva

Certos amigos, aborrecidos, perguntam-me se gosto de tudo em...

Pessimismo da mídia influiu na pesquisa Ibope

Pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta quinta (19), revelou, entre tantos...

Espaço Público recebe a ministra Luiza Bairros

Na pauta, as políticas de promoção para a igualdade...

para lembrar

Reflexão sobre o texto da Afropress e Luiza Bairros por Eduardo Santiago

REFLEXÕES SOBRE O TEXTO INTITULADO: Com avaliação de apagada,...

Até quando jornalistas como Merval serão financiados com dinheiro público?

por : Paulo Nogueira Uma das coisas essenciais que você...

Ministros recebem representantes da mídia negra brasileira

Evento discutiu, com representantes das mídias negras, formas de...

O racismo nosso de cada dia

Em 2012, ela ganhou o Prêmio Nacional de Jornalismo Abdias...
spot_imgspot_img

Portal Geledés recebe prêmio como imprensa negra brasileira

O que faz uma organização ser reconhecida como um canal de comunicação de destaque? Esta questão tem ocupado o pensamento da equipe do Portal...

Seletividade política apagou existência de afro-gaúchos e indígenas no RS

O dia 20 de setembro é a data mais importante do calendário cívico sul-rio-grandense. Ela faz alusão ao início da guerra civil que assolou...

Mvúka: Futuros Diversos através das vivências Negras

A ideia de uma realidade diversa de futuro para o povo negro brasileiro, se constrói a partir da interpretação crítica do passado e das...
-+=