OAB/SP lança nota de repúdio

Fonte: Afropress


S. Paulo – O presidente da secção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil,Luiz Flávio Borges D’Urso (foto), disse que a violência sofrida pelo funcionário da USP, Januário Alves de Santana, espancado por seguranças do Carrefour, por suspeição de roubo ao seu próprio carro – um EcoSport – “é inadmissível”.

“É necessário que a sociedade repudie todo tipo de intolerância racial, especialmente quando o ato de racismo busca associar o componente étnico com
banditismo”, afirma D’Urso. A Nota também é assinada pelo presidente da Comissão do Negro e Assuntos Anti-Discriminatórios da OAB/SP (CONAD), Marco Antonio Zito Alvarenga.

D’Urso lembrou que o caso envolvendo Santana, lembra recente episódio em que o professor negro Henry Louis Gates Jr., foi detido pela Polícia quando tentava abrir a porta de sua própria casa. A repercussão da prisão de Gates acabou chegando à Casa Branca, com o presidente norte-americano Barack Obama, chamando o professor de Harward e o policial que o deteve para uma conversa.

 

Veja, na íntegra, a nota divulgada pela OAB/SP


NOTA PÚBLICA

A OAB SP, por meio da Comissão do Negro e Assuntos Antidiscriminatórios, reafirma a luta da entidade em defesa da diversidade racial e contra todas as formas de racismo, discriminação e intolerância.

O episódio envolvendo o vigia Januário Alves Santana e seguranças do Carrefour de Osasco é inadmissível. É necessário que a sociedade repudie todo tipo de intolerância racial , especialmente
quando o ato de racismo busca associar o componente étnico com banditismo.

Sem dúvida, este fato guarda semelhança com o episódio da detenção do professor norte-amercano de Harvard e negro, Henry Louis Gates Jr, preso pela Polícia quando tentava abrir a porta de sua própria casa, por um componente racista.

É imperativo que se cumpram os dispositivos que reprimem discriminações atentatórias aos direitos e liberdades fundamentais e a prática do racismo no Brasil e que o Congresso Nacional aprove novas leis que garantam preceitos de igualdade e dignidade a todos os brasileiros, como o projeto de lei do Estatuto da Igualdade Racial.

Luiz Flávio Borges D´Urso
Presidente da OAB SP
Marco Antonio Zito Alvarenga
Presidente da Conad

Matéria original

+ sobre o tema

para lembrar

Procuradora aceita denúncia de partido contra Bolsonaro e direção da Hebraica do Rio

Procuradora aceita denúncia de partido contra Bolsonaro e direção...

Movimento Porta na Cara

Fonte: Circo Voador - Depois de...

Policial que descobriu ser negro aos 47 anos e sofre comentários racistas de seus colegas

Um sargento da polícia de Hastings (Michigan) pede meio...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=