Obama diz que decepção com cúpula de Copenhague é justificada

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, qualificou de “justificada” a decepção com o resultado da conferência sobre o clima em Copenhague, mas se disse satisfeito por ter contribuído para impedir um grande fracasso.

“Penso que as pessoas têm razão de estar decepcionadas com o resultado de Copenhague. O que afirmo é que no lugar de assistir ao naufrágio total em Copenhague, onde nada poderia ter sido resolvido (…), ao menos resistimos e não retrocedemos muito”, disse Obama nesta quarta-feira, em entrevista à TV estatal PBS.

“Em certo momento estávamos a beira do naufrágio total. O primeiro-ministro indiano seguia para o aeroporto, os representantes chineses tinham deixado de negociar, todo mundo gritava (…), mas conseguimos chegar a um acordo sobre objetivos das emissões não vinculantes para todos os países, e não apenas para Estados Unidos e Europa…”, afirmou.

“Os cientistas dizem que devemos reduzir, de modo importante, as emissões (de gases do efeito estufa) nos próximos 40 anos, mas nada no acordo de Copenhague garante que isto ocorrerá”, admitiu Obama.

O acordo de Copenhague, costurado por Estados Unidos, China, Brasil, África do Sul e os grandes estados europeus, promete 100 bilhões de dólares de ajuda aos países pobres para enfrentar o aquecimento global, e traz um compromisso para limitar o aumento da temperatura global a dois graus.

Um tratado vinculante é esperado para o final de 2010, no México, para entrar em vigor até 2013, após a expiração do Protocolo de Kyoto.

Fonte: Folha Online

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...