Obama faz último ato eleitoral antes do debate com Romney

Presidente candidato à reeleição prepara-se para o debate da próxima quarta-feira

 

O presidente americano, Barack Obama, realizou neste domingo (30) seu último ato eleitoral, antes de se concentrar na preparação do debate frente a seu rival republicano Mitt Romney na quarta-feira (3), acompanhado da banda mexicana de rock Maná para atrair o voto latino em Nevada.

“Temos a convicção de que Obama é o melhor candidato para os latinos”, assegurou Fher Olivera, cantor do Maná, para uma audiência de perto de 10.000 pessoas na escola de ensino médio Desert Pines.

Trata-se do último ato de Obama antes de se reunir com seus assessores para preparar o primeiro dos três debates na televisão previstos, na próxima quarta-feira em Denver. Entre seus assessores está o senador e ex-candidato presidencial democrata John Kerry.

Obama assinalou em seu breve discurso sentir-se cômodo nos debates e qualificou seu rival de “bom polemista”. No entanto, acrescentou, sua estratégia será se concentrar em um “debate sério” frente às “ocorrências” que, disse, vai levantar o candidato republicano à Casa Branca.

Nevada, um dos estados que variou notavelmente seu voto nas últimas presidenciais, conta com 27% de população hispana, por isso que ambos os candidatos inundaram as televisões locais de anúncios de campanha em espanhol nos últimos dias.

Este fim de semana também esteve no estado Craig, um dos filhos de Romney e que fala bem espanhol. Por sua vez, o candidato republicano passou os dois últimos dias descansando e se concentrado na preparação do debate eleitoral, sem realizar eventos públicos.

Espera-se que Romney concentre sua mensagem na má situação econômica, com o desemprego acima de 8%, e relembre seu bem-sucedido histórico como executivo empresarial.

Romney tem convocado para esta segunda-feira (1º) um comício em Denver, do qual sua esposa Ann também deve participar.

No debate, Obama insistirá no difícil legado que recebeu como consequência da explosão da crise financeira em 2008 e pedirá mais tempo para cumprir com suas promessas de reforma e recuperação.

Embora as pesquisas deem uma leve vantagem a Obama, o último mês de campanha será decisivo, com a realização dos três debates presidenciais e o dos vice-presidentes nas próximas semanas.

De fato, o número dois republicano, Paul Ryan, reconheceu que a campanha de seu partido tinha tido alguns “erros”, mas se mostrou confiante na vitória no próximo dia 6 de novembro.

“Estagnação (de Obama) frente a crescimento. Essa é a clássica escolha que oferecemos. E isso é o que esperamos que o povo perceba no debate”, assegurou Ryan.

O candidato republicano à Vice-Presidência, no entanto, se mostrou cético perante a influência que o debate da quarta-feira possa ter. “Não acho que um só evento vá dar a vitória ou a derrota nesta campanha”, disse.

Em seguida, Obama e Romney voltarão a se enfrentar em outro debate na televisão, o segundo, na Hofstra University (Nova York), no dia 16 de outubro, e finalmente se verão no terceiro e último em 22 de outubro na Lynn University, em Boca Raton (Flórida).

Os candidatos a vice, Paul Ryan e o atual no cargo, Joe Biden, terão seu debate no dia 11 de outubro em Danville (Kentucky). Após o tête-à-tête de Denver, ambos os candidatos voltarão à estrada para tentar conquistar o voto nos outros estados que todos os analistas assinalam como fundamentais para a vitória final: Ohio, Virgínia e Flórida.

 

 

Fonte: R7 

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Prefeitura no Bairro intensifica zeladoria em 100 ruas do Capão Redondo, na zona sul

Ações do governo municipal beneficiarão 8 mil famílias no...

Os bastidores, a charlatanice e o escárnio da importação de médicos – Por: Fátima Oliveira

No Brasil, a medicina como profissão liberal foi extinta...

Indiano pinta retrato de Obama com seu próprio sangue, em agradecimento à morte de Bin Laden

Um pacifista indiano pintou com seu próprio sangue um retrato...

Agenda de Obama no Brasil inclui temas raciais e sociais, além de economia e política

  BRASÍLIA – A visita ao Brasil do presidente dos...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=