Obama inaugura monumento em homenagem a Martin Luther King

Milhares se reuniram na capital dos EUA para lembrar defensor dos direitos dos negros

 

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, inaugurou neste domingo (16) um monumento em homenagem a Martin Luther King em Washington, figura que, segundo ele, “colocou uma voz em nossos sonhos mais profundos”.

Milhares de pessoas, a grande maioria negras, se reuniram na capital americana em uma manhã de homenagens ao defensor dos direitos dos negros e prêmio Nobel da Paz.

O memorial a Martin Luther King, já aberto ao público, está localizado perto do National Mall, a imensa e prestigiada esplanada ao sul da Casa Branca, e vizinho aos memoriais erguidos em homenagem a Lincoln, Jefferson e Roosevelt.

Este é o primeiro monumento que honra uma pessoa negra e o único desta importância a ser dedicado a uma personalidade que não tenha sido um presidente dos Estados Unidos.

Martin Luther King é símbolo de luta pelos direitos civis

Martin Luther King, figura emblemática da luta pelos direitos civis e contra a segregação racial nos Estados Unidos, militante pacifista, foi assassinado no dia 4 de abril de 1968 aos 39 anos.

O memorial, dedicado ao pastor e a sua mensagem de “democracia, justiça, esperança e amor”, é um espaço aberto de 1,5 hectares a alguns metros do Lincoln Memorial, onde King pronunciou seu discurso mais famoso no dia 28 de agosto de 1963.

O espaço tem o formato de um arco margeando um lago, alimentado pelas águas do rio Potomac. Adornado com vários chafarizes, é dotado de um muro de 140 m de comprimento, no qual estão gravadas 14 frases de discursos pronunciados por Martin Luther King entre 1955 e 1968.

Um portal em forma de penhasco permite ingressar no espaço arborizado, em meio ao qual se levanta a “Pedra da esperança”.

Desta pedra de granito branco emerge uma estátua de 9 m de altura que representa o pastor, com seus braços cruzados e olhando o horizonte, concebido pelo escultor chinês Lei Yixin.

O pastor de Atlanta nasceu no dia 15 de janeiro (de 1929), uma data lembrada a cada ano nos Estados Unidos desde 1986 com um feriado.

 

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Pobre Palmares!

  por Arísia Barros União,a terra de Zumbi, faz parcas e...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

Rio+20: Manifestações livres sobre qualquer assunto

Por Leno F. Silva   Digamos que este Junho...

São Paulo: Show Almir Sater

  Credicard Hall - Sábado 07, 22h Nascido...

Extrema pobreza reduz 63,3% nos últimos dez anos

Só em 2012, foram 1 milhão de pessoas que...

Fátima Oliveira: ‘Meio ambiente não é adereço’

Um recado firme e perfeito: "meio ambiente não é...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=