Obama reafirma seu compromisso com ampla reforma migratória

Fonte: G1 –

Washington, 19 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reiterou hoje sua promessa de impulsionar uma reforma migratória que dê a possibilidade de legalização aos imigrantes ilegais.

“Não devemos esquecer que os EUA foram construídos por imigrantes que fizeram de sua história, parte da história americana”, disse Obama, durante um café da manhã com ativistas hispânicos.

O encontro, organizado pelo grupo Esperanza, o maior agrupamento evangélico dos EUA, reuniu em Washington cerca de 750 líderes religiosos e ativistas comunitários para fazer pressão para a reforma migratória.

O líder assinalou que os EUA são um país de leis e uma nação de imigrantes, “dois conceitos que não são contrários, mas se complementam”.

“Por isso estou comprometido com uma reforma migratória compreensiva”, afirmou.

Obama destacou a importância de fortalecer as fronteiras americanas para frear a imigração ilegal, mas também “melhorar o status dos milhões de pessoas que estão aqui ilegalmente”.

Com uma reforma integral, assegurou que os imigrantes ilegais poderiam ter a oportunidade de se transformar em cidadãos, que pagam seus impostos, falam inglês e vão para “as filas” para regularizar sua situação.

Esses são os elementos da reforma migratória que fracassou em 2007, por falta de consenso entre democratas e republicanos.

Obama foi criticado recentemente pela minoria republicana e por alguns ativistas hispânicos, porque a Casa Branca adiou duas vezes, em duas semanas, uma cúpula migratória prevista para este mês para discutir os pontos de partida desse plano de reforma.

A Casa Branca não marcou uma nova data para o encontro, nem divulgou a lista de convidados.

O governante começou seu discurso com um “buenos días” e ressaltou que se ele foi o primeiro líder afro-americano da história deste país, ele acredita que algum dia também haverá um “primeiro presidente hispânico”. EFE

Matéria original: Obama reafirma seu compromisso com ampla reforma migratória

+ sobre o tema

Semifinalista em Roma, Serena se distancia na liderança do ranking

Vice-campeã, Jankovic sobe. Safina e Kuznetsova perdem duas posições Mal...

Falta postura antirracista na esquerda, diz biógrafa de Sueli Carneiro

“Entre esquerda e direita, continuo preta”. Dita no começo...

Movimento Biko: Para garantir a continuidade das conquistas sociais e avançar no enfretamento ao racismo e na promoção da igualdade racial

Para garantir a continuidade das conquistas sociais e  avançar  no enfretamento...

Justiça determina que governo do Rio pague pensão para família de Amarildo

Por: Douglas Corrêa Rio de Janeiro - A...

para lembrar

Cartados pós-graduados em apoio a Dilma Rousseff (Assine se Apoiar)

Caso concorde com os termos da carta, favor...

De pecados e crimes

O noticiário sobre pedofilia, atingindo religiosos da Igreja Católica,...

A REVOGAÇÃO DAS LIBERDADES – Achille Mbembe

      Em seu último livro, intitulado "Crítica da Razão Negra",...

Mídia, a grande perdedora das eleições

por: Francisco Viana Leio no Google que um...

Em 20 anos, 1 milhão de pessoas intencionalmente mortas no Brasil

O assassinato de Mãe Bernadete, com 12 tiros no rosto, não pode ser considerado um caso isolado. O colapso da segurança pública em estados...

Suspeito de invadir o Capitólio é preso com material para explosivos perto da casa de Obama, diz jornal

Um homem com materiais para fazer explosivos foi preso perto da casa de Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, nesta quinta-feira (29), segundo os portais CBS...

CPMI dos Atos Golpistas: o eixo religioso

As investigações dos atentados contra a democracia brasileira envolvem, além dos criminosos que atacaram as sedes dos três Poderes, políticos, militares, empresários. Um novo...
-+=