Obama vai reunir-se com líderes africanos

Fonte: Agola Press –

Nova Iorque – O Presidente norte- americano, Barack Obama, encontrar-se-á em Nova Iorque, nos Estados Unidos, com vários líderes africanos à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas na próxima semana, anunciou quarta-feira a embaixadora norte- americana junto das Nações Unidas, Susan Rice.

Susan Rice, que fez este anúncio em Nova Iorque, declarou que a reunião abordará principalmente a situação dos países contribuintes de tropas para as operações das Nações Unidas.

Acrescentou que este fórum dará a Obama e aos líderes africanos a oportunidade de discutirem sobre questões de desenvolvimento económico e social relativas a África.

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU sublinhou que todos os países africanos não foram convidados para esta reunião-almoço, apenas os que contribuem para os esforços da ONU a favor da paz e da segurança no mundo.

Os líderes africanos esperados nesta reunião são os Presidentes da Nigéria, do Egipto, do Gana, da Etiópia, da África do Sul, do Ruanda e do Senegal.

Os dirigentes do Paquistão, do Bangladesh, da Índia, do Nepal, da Jordânia, da Itália, do Uruguai e da China vão igualmente participar neste encontro como contribuintes de tropas para as operações da ONU.

Susan Rice declarou que o encontro de Obama com os principais países contribuintes de tropas para as operações da ONU será uma oportunidade para o Presidente norte-americano reconhecer “as contribuições muitas vezes silenciosas destes países que fazem um trabalho essencial para construir a paz e a segurança em situações difíceis”.

Revelou que Obama tomará igualmente parte na Cimeira das Nações Unidas ao mais alto nível sobre a mudança climática, a 22 de Setembro, e que pronunciará um discurso na abertura do debate da Assembleia Geral, a 23 do mesmo mês.

Acrescentou que o Presidente norte-americano presidirá a uma reunião ao mais alto nível do Conselho de Segurança da ONU sobre o desarmamento e controlo da proliferação das armas nucleares a 24 de Setembro corrente.

“O Presidente Obama espera muito da sua primeira participação na Assembleia Geral das Nações Unidas, onde pela primeira vez, um chefe de Estado norte-americano presidirá a uma sessão importante do Conselho de Segurança da ONU sobre a proliferação das armas nucleares e o desarmamento, bem como às suas outras reuniões”, disse.

“Será a oportunidade para os Estados Unidos sublinhar o valor que atribuímos a esta instituição, bem como mostrar os domínios onde esperamos e aguardamos que ela faça melhor”, afirmou a embaixador norte-americana na ONU.

Matéria original

+ sobre o tema

O avanço dos mandatos coletivos

A cidade com o maior Índice de Desenvolvimento Humano...

Chegou a hora do basta – por Sakamoto

No quarto dia de...

Bolsa-enchente de Kassab não garante nova moradia

Moradores do Jardim Pantanal dizem que não conseguem imóvel...

para lembrar

Desigualdade social foi estopim para manifestações no Brasil, diz Fórum Econômico Mundial

Wellton MáximoRepórter da Agência Brasil Brasília – O...

Subindo morro

Sob o título "Santander busca consumidores em favela",...

Roseli Fischmann: “Escola pública não é lugar de religião”

Acordo aprovado no Senado, que estabelece obrigatoriedade do ensino...

PSDB e PT comemoram empate; Marina se compara com pororoca

Após Datafolha, Serra aposta em debates; presidente petista diz...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=