Obama vai reunir-se com líderes africanos

Fonte: Agola Press –

Nova Iorque – O Presidente norte- americano, Barack Obama, encontrar-se-á em Nova Iorque, nos Estados Unidos, com vários líderes africanos à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas na próxima semana, anunciou quarta-feira a embaixadora norte- americana junto das Nações Unidas, Susan Rice.

Susan Rice, que fez este anúncio em Nova Iorque, declarou que a reunião abordará principalmente a situação dos países contribuintes de tropas para as operações das Nações Unidas.

Acrescentou que este fórum dará a Obama e aos líderes africanos a oportunidade de discutirem sobre questões de desenvolvimento económico e social relativas a África.

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU sublinhou que todos os países africanos não foram convidados para esta reunião-almoço, apenas os que contribuem para os esforços da ONU a favor da paz e da segurança no mundo.

Os líderes africanos esperados nesta reunião são os Presidentes da Nigéria, do Egipto, do Gana, da Etiópia, da África do Sul, do Ruanda e do Senegal.

Os dirigentes do Paquistão, do Bangladesh, da Índia, do Nepal, da Jordânia, da Itália, do Uruguai e da China vão igualmente participar neste encontro como contribuintes de tropas para as operações da ONU.

Susan Rice declarou que o encontro de Obama com os principais países contribuintes de tropas para as operações da ONU será uma oportunidade para o Presidente norte-americano reconhecer “as contribuições muitas vezes silenciosas destes países que fazem um trabalho essencial para construir a paz e a segurança em situações difíceis”.

Revelou que Obama tomará igualmente parte na Cimeira das Nações Unidas ao mais alto nível sobre a mudança climática, a 22 de Setembro, e que pronunciará um discurso na abertura do debate da Assembleia Geral, a 23 do mesmo mês.

Acrescentou que o Presidente norte-americano presidirá a uma reunião ao mais alto nível do Conselho de Segurança da ONU sobre o desarmamento e controlo da proliferação das armas nucleares a 24 de Setembro corrente.

“O Presidente Obama espera muito da sua primeira participação na Assembleia Geral das Nações Unidas, onde pela primeira vez, um chefe de Estado norte-americano presidirá a uma sessão importante do Conselho de Segurança da ONU sobre a proliferação das armas nucleares e o desarmamento, bem como às suas outras reuniões”, disse.

“Será a oportunidade para os Estados Unidos sublinhar o valor que atribuímos a esta instituição, bem como mostrar os domínios onde esperamos e aguardamos que ela faça melhor”, afirmou a embaixador norte-americana na ONU.

Matéria original

+ sobre o tema

É a segurança, estúpido!

Os altos índices de criminalidade constituem o principal problema...

Presidente da COP30 lamenta exclusão de quilombolas de carta da conferência

O embaixador André Corrêa do Lago lamentou nesta segunda-feira (31)...

Prefeitura do Rio revoga resolução que reconhecia práticas de matriz africana no SUS; ‘retrocesso’, dizem entidades

O prefeito Eduardo Paes (PSD) revogou, na última terça-feira (25), uma...

Decisão de julgar golpistas é histórica

Num país que leva impunidade como selo, anistia como...

para lembrar

Serra diz pela primeira vez que é candidato

O governador de São Paulo, José Serra, disse...

O discurso consciente de Ronald, craque da Taça das Favelas, precisa ser ouvido

A Taça das Favelas conheceu neste sábado (27) seus...

Pesquisadores americanos desenvolvem camisinha feminina em gel

Fonte: Folha Online - Pesquisadores da Universidade de Utah, nos...

Violência e desumanidade marcam gestão Bolsonaro e impactam voto feminino

A avaliação negativa do governo de Jair Bolsonaro (PL)...

A ADPF das Favelas combate o crime

O STF retomou o julgamento da ADPF das Favelas, em que se discute a constitucionalidade da política de segurança pública do RJ. Desde 2019, a...

STF torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe e abre caminho para julgar ex-presidente até o fim do ano

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira (26), por unanimidade, receber a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) e tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)...

Comitê Quilombola da 2ª Marcha das Mulheres Negras é lançado em Brasília

Mulheres quilombolas de todo o país lançaram, nesta terça-feira (25), o Comitê Quilombola da Marcha das Mulheres Negras 2025, que acontecerá em novembro. O...
-+=