quarta-feira, julho 6, 2022
InícioÁfrica e sua diásporaPatrimônio CulturalA obra de Henrique Alves de Mesquita será revelada pela primeira vez

A obra de Henrique Alves de Mesquita será revelada pela primeira vez

Henrique Alves de Mesquita (1830-1906)

Músico, compositor foi amigo de Chiquinha Gonzaga. Durante um encontro musical em sua casa Chiquinha apresentou o que viria ser o seu o primeiro grande sucesso, a polca Atraente, em 1877. Em homenagem ao amigo, Chiquinha lhe dedicou um tango  Só no Choro (1889).

Pouco conhecida, sua obra finalmente será acessível pela internet. Foi publicado ontem um site dedicado ao compositor, o criador e coordenador do Acervo Digital Henrique Alves de Mesquita, Alexandre Dias divulga:

A obra de Henrique Alves de Mesquita será revelada pela primeira vez
A obra de Henrique Alves de Mesquita será revelada pela primeira vez

“Nesta primeira fase vocês encontrarão um catálogo de obras atualizado, a discografia completa (com links para ouvir algumas gravações), diversas imagens incluindo capas de partituras raras, letras de alguns de seus lundus e modinhas, uma compilação de vídeos, e bibliografia. Na segunda fase, que entrará no ar em novembro, serão disponibilizadas mais de 50 partituras em novas editorações revisadas. O objetivo deste portal é divulgar a obra de um dos maiores compositores brasileiros da época do império e os primeiros anos de república. O site não aborda a vida de Henrique Alves, pois esta é tema da ampla pesquisa realizada pelo prof. Antonio J. Antonio J Augusto (UFRJ), a ser lançada em livro em breve.”

www.henriquealvesdemesquita.com.br

 

Fonte: Chiquinha Gonzaga

Artigos Relacionados
-+=