Oficina de ritmos afro-brasileiros com instrumentos reciclados no projeto Integração Afro-Sul Mirim em Dança II

Vivência gratuita é destinada a crianças e pré-adolescentes

Dando continuidade às atividades do projeto Integração Afro-Sul Mirim em Dança II, será realizada na próxima sexta-feira, dia 04 de fevereiro, a Oficina de Música (ritmos afro-brasileiros) com instrumentos musicais de percussão feitos de material reciclável e/ou renovável. A oficina gratuita será coordenada pelo músico e produtor Jorge Foques e ocorrerá das 17h às 19h, na sede do Afro-Sul Odomodê, na Avenida Ipiranga, 3850, em Porto Alegre. Podem participar crianças a partir dos cinco anos de idade, pré–adolescentes e adolescentes até 12 anos As inscrições podem ser feitas pelo fone: (51) 33911945 ou pelo fone: (51) 99115907

As próximas oficinas:

Já estão abertas as inscrições para as próximas oficinas da segunda etapa do projeto Integração Afro-Sul Mirim em Dança II. As oficinas são gratuitas e abertas ao público geral (crianças a partir dos cinco anos de idade, pré–adolescentes e adolescentes até 12 anos). O objetivo destas oficinas é possibilitar o aprendizado de métodos alternativos de criação, cuidados pessoais e educacionais para crianças e adolescentes da comunidade. As vagas são limitadas. As modalidades oferecidas são:

– Oficina de Balé Clássico, com a professora, coreógrafa e diretora Victória Milanez – Dia 16 de fevereiro, quarta-feira, das 18h às 20h.

– Oficina de Nutrição e Higiene Pessoal, com a nutricionista Fabiane Severo – Dia 23 de fevereiro, quarta-feira, das 17h às 19h.

Os encontros ocorrem na sede do Afro-Sul Odomodê, na Avenida Ipiranga, 3850, em Porto Alegre

O projeto:

O projeto Integração Afro-Sul Mirim em Dança II é uma proposta idealizada pela bailarina e coreógrafa Marilice Bastos e propõe um diálogo entre a dança contemporânea e a “cultura” e os ritmos afro-brasileiros. Pela segunda vez consecutiva, a iniciativa foi contemplada com o Prêmio de Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2010, financiado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura – Secretaria de Cidadania Cultural, Cultura Viva, Mais Cultura e Fundação Nacional de Artes – Funarte. A principal novidade desta edição é que o público é formado por crianças a partir de cinco anos e pré-adolescentes até 12 anos de idade, diferente da edição anterior, quando jovens, adultos e terceira idade foram beneficiados. Para saber mais sobre a edição anterior acesse: http://residenciaartisticadanca.arteblog.com.br/ – Ano 2009

Além das oficinas abertas à comunidade, que ora estão em franco desenvolvimento, o projeto prevê, como ação principal, a realização de AULAS REGULARES DE DANÇA CONTEMPORÂNEA PARA CRIANÇAS DO PONTO DE CULTURA ODOMODÊ E GRUPO AFRO-SUL MIRIM DE MÚSICA, que serão ministradas por Marilice Bastos entre os meses de fevereiro a abril, sempre às terças e quintas-feiras, das 17h30 às 19h30. As aulas, que contarão com o acompanhamento do professor de música Jorge Foques, se propõem a interligar a arte da dança com a arte da música executada ao vivo com instrumentos de origem africana confeccionados com materiais recicláveis.

Conforme Marilice Bastos, o projeto deseja propiciar aos integrantes do grupo Afro-Sul Odomodê Mirim a oportunidade de conhecer a técnica de dança contemporânea, a fim de que possam ampliar seus conhecimentos e ter a possibilidade de utilizar alguns princípios em seus trabalhos corporais.

Encerrando o projeto, estão previstas para a primeira quinzena do mês de abril duas “Mostras de Resultados Finais”, a fim de que a integração e interação de ambas as culturas – afro-brasileira e dança contemporânea – tornem-se o eixo principal do trabalho. Este resultado será levado à população rio-grandense por meio de apresentações (Mostras), a fim de multiplicar os conhecimentos obtidos ao longo da execução do projeto e comunicar o poder da educação pela arte.

Mais informações:

[email protected]

http://residenciaartisticadanca.arteblog.com.br/ – Ano 2009

SERVIÇO:

O QUÊ: Projeto Integração Afro-Sul Mirim em Dança II

ONDE: No Ponto de Cultura Odomodê (Avenida Ipiranga, 3850), em Porto Alegre – RS

PARA QUEM: Crianças e pré-adolescentes, entre cinco e 12 anos de idade

QUANDO: Dia 04/02/11 – Oficina de Percussão com o músico e produtor Jorge Foques

Dia 09/02/11 – Início da Oficina de Dança Contemporânea para o Grupo Afro-Sul Mirim de Dança;

Dia 16/02/11 – Início da Oficina de Balé Clássico, com a bailarina e coreógrafa Victória Milanez;

Dia 23/02/11 – Início da Oficina de Nutrição e Higiene Pessoal, com a nutricionista Fabiane Severo.

QUANTO: Gratuito

INSCRIÇÕES: (51) 33911945 [email protected]

INFORMAÇÕES: (51) 99115907

+ sobre o tema

Bebê morre durante parto e família acusa médica de negligência em Mangaratiba, no Rio

Segundo mãe da criança, obstetra falava ao celular durante...

Amazônia: mulheres negras protagonizam a luta popular

O capitalismo patriarcal e machista é um dos indicativos...

Unegro promove campanha publicitária de combate ao racismo

A União de Negros pela Igualdade (Unegro) completou...

Se Eike Batista tivesse ouvido a dona Laurinda – Por: Fernanda Pompeu

Leio que Detroit, a cidade que aprendemos a...

para lembrar

spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=