OIT: Brasil foi quem mais perdeu empregos na América Latina

Com a extinção 490 mil empregos durante a primeira metade do ano, o Brasil foi o país que mais perdeu vagas na América Latina, quase a metade do total, segundo relatório sobre o Emprego no Mundo 2009 publicado nesta segunda-feira pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Na América Latina, o estudo apontou a redução de 1 milhão de postos de trabalho.

No entanto, o Brasil conseguiu frear o impacto e recuperar outros 417 mil empregos no terceiro trimestre deste ano.

O relatório indica que, apesar de algumas das principais economias da América do Sul, como Brasil, Colômbia e Venezuela, estarem voltando a criar empregos, a situação geral na região não melhorará nem voltará aos níveis de trabalho anteriores à crise (em meados de 2008) até do final de 2010.

Por isso, a OIT sugere aos países para que não retirem os pacotes de ajuda e as medidas de contingência, até que esteja assegurado que o mercado de trabalho está recuperado. Além disso, a OIT lembra que os programas de seguridade social são necessários e devem ser mantidos, especialmente em tempos de crise.

O relatório assinala que só 40% dos países têm sistemas de proteção que abrangem aos trabalhadores do setor informal. O “Bolsa Família” foi um dos três casos citados pelo órgão como exemplo de programa adotado pelos países para minimizar os efeitos da crise.

Além disso, o relatório faz referência à mudança climática e à oportunidade que surge na criação de “empregos verdes”. O texto indica que nos países em desenvolvimento, como os da América Latina, há menos empregos com alta carga de carbono do que nos países desenvolvidos.

Segundo a OIT, nos países ricos os trabalhos com alta carga de carbono representam 57% do total, enquanto nos países emergentes se situa em 33%. O relatório foi baseado nos dados fornecidos por Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Jamaica, México, Peru e Venezuela.

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Tribunais dizem que Trump não é rei

Na política ninguém renuncia ao poder voluntariamente. Essa premissa...

Musk sugere anistia para policial que matou George Floyd

O bilionário Elon Musk sugeriu repesar a condenação da...

Redução da jornada de trabalho ajudaria quebrar armadilha da baixa produtividade?

Exemplos de países desenvolvidos não dizem muito sobre qual seria...

A escalada das denúncias de quem trabalha sob calor extremo: ‘Imagina como ficam os trabalhadores soldando tanques’

Na segunda-feira (17/2), enquanto os termômetros de São Paulo batiam...

para lembrar

Panelaço: Quando o ódio caminha lado a lado com o analfabetismo político

Nunca a classe média militou tanto politicamente quanto em...

O que nos une como brasileiros não é o futebol, e sim o machismo – por Sakamoto

É incrível o malabarismo com palavras que alguns...

Sacolas plásticas voltam a supermercados em 48 horas

Por Elton BezerraA Justiça de São Paulo determinou a...

Governo divulga ações para lideranças religiosas de matriz africana

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) apresentou para lideranças religiosas do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (15), a Política Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro...

O Congo está em guerra, e seu celular tem a ver com isso

A Guerra do Congo é o conflito mais mortal desde a Segunda Guerra Mundial, mas recebe bem menos atenção do que deveria —especialmente se comparada às guerras...

Debate da escala 6X1 reflete o trabalho em um país de herança escravista

A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) protocolou na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (25), o texto da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que quer colocar fim à...
-+=