Onda de indignação contra concerto de cantor homofóbico no Coliseu de Lisboa

Após a TMN se ter recusado, após ter sido alvo de inúmeras reclamações, a ver “o seu nome associado” a um concerto de Sizzla, cantor jamaicano que incentiva crimes de ódio, a promotora Jah Live veio anunciar a realização do espetáculo esta quinta feira, dia 5 de abril, no Coliseu dos Recreios de Lisboa. Ativistas promovem um protesto para este local a partir das 19h30.Artigo |5 Abril, 2012 – 11:59

O concerto de Sizzla estava inicialmente agendado para o Armazém F, sob a chancela do festival TMN Vivo, contudo, a operadora de telecomunicações decidiu retirar o seu aval à apresentação após ter sido alvo de inúmeras reclamações. A TMN acabou mesmo por frisar que “jamais teria o seu nome associado a tal evento”.

Apesar dos inúmeros protestos de que foi alvo, e dos espetáculos do artista terem, inclusive, sido cancelados em vários países, entre os quais o Reino Unido, Bélgica, Suécia e Espanha, a promotora do evento, Jah Live – World Reggae Music (http://www.jahlive.pt/), optou por procurar um novo espaço para o concerto. Sizzla Kalonirá, que, em várias canções, fala do ódio que tem por “sodomitas” e homossexuais, apelando à morte dos mesmos, irá atuar esta noite no Coliseu dos Recreios de Lisboa.

A atuação do cantor jamaicano tem motivado a indignação de várias organizações e cidadãos que consideram inaceitável esta manifesta violação à Constituição da República Portuguesa, que consagra a não discriminação por orientação sexual, assim como a inúmeras diretivas europeias. Estas mesmas organizações e cidadãos que se associaram aos protestos lembram ainda que estes crimes com motivação homofóbica são considerados particularmente gravosos pelo nosso enquadramento penal.

O cariz marcadamente homofóbico, discriminatório e incitador de violência das letras das canções de Sizzla merecem também o repúdio dos próprios músicos associados ao reggae, como o coletivo Riddim Culture Sound, que repudia as ações de Sizzla e sublinha que “faz parte da filosofia do Reggae aceitar as diferenças”.

Entre os apelos homofóbicos que Sizzla multiplica nas suas músicas estão: “Shot battybwoy, my big gun boom” (Dispara contra os maricas, a minha pistola faz boom). Na música “Boom Boom”: “Boom boom! Batty boy them fi dead” (Boom boom! Os maricas devem morrer). Em “Get To Da Point”: “Sodomite and batty bwaimi seh a death fi dem” (Sodomitas e maricas, eu digo: morte para eles).

Para esta quinta-feira, está marcado um novo protesto contra a atuação de Sizzla em Lisboa, que se realizará em frente do Coliseu dos Recreios de Lisboa, a partir das 19h30.

Artigos relacionados: Associações recusam “concerto homofóbico”Cancelado concerto de ‘rapper’ homofóbico

 

 

 

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

‘Nós duas somos homossexuais’, diz dupla Pepê e Neném

A dupla Pepê e Neném, sucesso no final da...

Cartas da prisão de Nelson Mandela por Sueli Carneiro

Em parceria com o Sesc São Paulo, convidamos a...

Nós… Mulheres do Século Passado

Idealizado pela professora e escritora Vilma Piedade, NÓS… Mulheres do...

“Aprendi que o meu CEP determinava como as pessoas me tratariam na vida”

O Nós, mulheres da periferia nasceu da união de nove mulheres...

para lembrar

Depois de ser ofuscada pelo preconceito, Tracey Normam a primeira modelo negra e trans volta a brilhar

Tracey Normam foi a primeira modelo negra e trans a ganhar destaque na indústria da moda...

I Encontro Regional de Mulheres Quilombolas

Local: Vitória da Conquista - 24 e 25 de...

Maria Clementina de Souza, 1ª delegada negra de São Paulo, morre aos 64 anos

Maria Clementina de Souza, primeira delegada negra da história...
spot_imgspot_img

Maria da Conceição Tavares: quem foi a economista e professora que morreu aos 94 anos

Uma das mais importantes economistas do Brasil, Maria da Conceição Tavares morreu aos 94 anos, neste sábado (8), em Nova Friburgo, na região serrana do Rio...

Como poluição faz meninas menstruarem precocemente

Novas pesquisas mostram que meninas nos EUA estão tendo sua primeira menstruação mais cedo. A exposição ao ar tóxico é parcialmente responsável. Há várias décadas, cientistas ao redor do...

Leci Brandão recebe justa homenagem

A deputada estadual pelo PC do B, cantora e compositora Leci Brandão recebe nesta quarta (5) o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do...
-+=