ONG pede que Obama mostre compromisso com direitos humanos em visita à China

Fonte: EPA –

Pequim, 12 nov (EFE).- A ONG Chinese Human Rights Defenders (CHRD) pediu nesta quarta-feira ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que mostre um compromisso firme e claro sobre direitos humanos e democratização durante sua visita à China.

Em comunicado, a organização adverte que os compromissos do Governo chinês para combater a mudança climática e outros desafios globais continuarão sendo promessas vazias a menos que os cidadãos chineses sejam capazes de participar livremente do processo destas reformas sem tèmer as consequências.

“A participação da sociedade civil é fundamental para o interesse dos EUA se (o país) deseja um avanço produtivo com a China em questões como a redução das emissões de gases de efeito estufa”, disse a diretora internacional da CHRD, Renee Xia.

Renee acrescentou que “um dos principais obstáculos enfrentados pelos cidadãos chineses é a censura, especialmente na internet”, e que, por isso, Obama deveria pedir ao presidente da China, Hu Jintao, que dê um fim a esta situação.

A ONG explica ainda que Jeffrey Bared, diretor para a Ásia do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, antecipou que Obama apresentará “problemas de direitos humanos diretamente ao presidente Hu em suas reuniões”.

Por isso, a CHRD espera que Obama “peça a seu colega chinês que adote uma série de ações concretas para promover os direitos humanos”.

Matéria original

+ sobre o tema

Sakamoto: Depois de muito tempo, este blog desce do pedestal e responde a um leitor

por Leonardo Sakamoto Detesto fazer o que chamo...

TIRIRICA E SARNEY

Por: Luis Fernando Veríssimo Richard Nixon certa vez...

Juízes lançam nota de repúdio à Condução Coercitiva de Lula

Juízes divulgam nota em que afirmam que não se...

para lembrar

Números de celulares de São Paulo vão ter mais um dígito a partir de amanhã

Sabrina CraideRepórter da Agência Brasil Brasília - A partir...

AUDIÊNCIA PÚBLICA: 24/11 – Debate sobre o Estatuto da Igualdade Racial

Fonte: Lista-Racial- Dois requerimentos de audiência pública foram aprovados...

Associação com Kassab mina popularidade de Serra e ameaça tirá-lo do segundo turno

Para especialistas, entrada de Lula em campanha pode aumentar...

Revista CLAUDIA entrevista Inés Alberdi, diretora executiva da Unifem

Fonte: Revista Claudia - Um relatório recém-lançado pelo fundo...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=