ONU celebra 1º Dia Internacional de Nelson Mandela

Enviado por / FonteDo EFE

Nações Unidas, 16 jul (EFE).- A ONU celebrou nesta sexta-feira o primeiro Dia Internacional de Nelson Mandela com uma série de atos em homenagem à figura do ex-líder sul-africano como uma referência moral e um exemplo de como resolver os problemas com o diálogo.

Delegações dos 192 países-membros das Nações Unidas se reuniram na Assembleia Geral da organização para prestar homenagem ao Prêmio Nobel da Paz de 1993 em comemoração à primeira celebração – oficialmente neste domingo – de seu dia internacional.

A Assembleia Geral decidiu em novembro do ano passado declarar o dia 18 de julho, data do aniversário do ex-líder, como o Dia Internacional de Nelson Mandela, por sua contribuição “à cultura da paz e da liberdade”.

A chanceler sul-africana, Maite Nkoana-Mashabane, aproveitou a ocasião para pedir o apoio da comunidade internacional para que seu país retorne ao Conselho de Segurança no período 2011-2012, depois de participar do órgão em 2007-2008.

“Queremos, em nome de Mandela, continuar contribuindo à paz, à pacificação e à proteção da paz”, afirmou a chefe da diplomacia sul-africana em entrevista coletiva.

“(A África do Sul) deve à comunidade internacional a colaboração com as Nações Unidas para evitar que outros padeçam do sofrimento pelo qual nós, sul-africanos, passamos”, acrescentou.

Segundo ela, a recente realização da Copa do Mundo na África do Sul “enterrou o pessimismo africano” e virou “um tributo” ao trabalho de ‘Madiba’, como Mandela é popularmente conhecido no país.

+ sobre o tema

Hoje na História, 27 de maio de 1963, o líder pró-independência e ex-prisioneiro Jomo Kenyatta é eleito primeiro-ministro do Quênia

Jomo Kenyatta Presidente do Quênia de 1964 a 1978 20-10-1891, Ichaweri 22-8-1978, Mombaça Do...

Com Robinho, Manchester City encontra Nelson Mandela na África

Robinho se apresentou ao Manchester City a tempo de...

Família Mandela construirá museu no povoado natal do ex-presidente

O Conselho tradicional de Mvezo, localidade onde nasceu o...

Nzinga Mbandi encanta estudantes brasileiros

Agora como um novo pseudo-retrato do pintor francês, Henri...

para lembrar

Hoje na História, 5 de Dezembro de 2013, morria Nelson Mandela

Um ano depois da morte de Nelson Mandela, nesta...

Mais de 12 milhões de crianças sul-africanas cantarão “Parabéns a você” a Mandela por seus 93 anos

Mais de 12 milhões de crianças sul-africanas cantarão "Parabéns...

Disputa por patrimônio de Mandela envolve filhas e amigos

Disputa por patrimônio de Mandela: duas filhas de Mandela...

Campeão de golfe sul-africano homenageia Mandela

Cidade do Cabo - O sul-africano Ernie Els, campeão...
spot_imgspot_img

Relações África-América Latina: o legado de Desmond Tutu

O falecimento do arcebispo anglicano sul-africano Desmond Tutu, em 26 de dezembro de 2021, nos faz recordar o pouco interesse latino-americano em temas africanos....

Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas

Saiba tudo sobre Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas. Comemorado em 18 de julho, o Dia Internacional Nelson Mandela...

Zindzi Mandela, filha de Nelson Mandela, morre na África do Sul

Zindzi Mandela, filha do ex-presidente da África do Sul e herói nacional Nelson Mandela, morreu. O anúncio foi feito pelo porta-voz do partido governista...
-+=