ONU celebra 1º Dia Internacional de Nelson Mandela

Enviado por / FonteDo EFE

Nações Unidas, 16 jul (EFE).- A ONU celebrou nesta sexta-feira o primeiro Dia Internacional de Nelson Mandela com uma série de atos em homenagem à figura do ex-líder sul-africano como uma referência moral e um exemplo de como resolver os problemas com o diálogo.

Delegações dos 192 países-membros das Nações Unidas se reuniram na Assembleia Geral da organização para prestar homenagem ao Prêmio Nobel da Paz de 1993 em comemoração à primeira celebração – oficialmente neste domingo – de seu dia internacional.

A Assembleia Geral decidiu em novembro do ano passado declarar o dia 18 de julho, data do aniversário do ex-líder, como o Dia Internacional de Nelson Mandela, por sua contribuição “à cultura da paz e da liberdade”.

A chanceler sul-africana, Maite Nkoana-Mashabane, aproveitou a ocasião para pedir o apoio da comunidade internacional para que seu país retorne ao Conselho de Segurança no período 2011-2012, depois de participar do órgão em 2007-2008.

“Queremos, em nome de Mandela, continuar contribuindo à paz, à pacificação e à proteção da paz”, afirmou a chefe da diplomacia sul-africana em entrevista coletiva.

“(A África do Sul) deve à comunidade internacional a colaboração com as Nações Unidas para evitar que outros padeçam do sofrimento pelo qual nós, sul-africanos, passamos”, acrescentou.

Segundo ela, a recente realização da Copa do Mundo na África do Sul “enterrou o pessimismo africano” e virou “um tributo” ao trabalho de ‘Madiba’, como Mandela é popularmente conhecido no país.

+ sobre o tema

Emmy 2022: Chadwick Boseman recebe indicação póstuma por What If…?

Chadwick Boseman, conhecido por interpretar o Pantera Negra no Universo Cinematográfico da...

AQUIRAZ: I Semana da Consciência Negra

Fonte: Jornal Virtual das Artes -   Celebrando...

para lembrar

Beyoncé fez um disco inteiro inspirado em Fela Kuti, diz produtor

Beyoncé fez um álbum inteiro inspirado pelo rei afrobeat...

Espetáculo “Mercedes” retorna aos palcos da sua primeira montagem

Desde a estreia no Sesc Copacabana em 2016, o...

África poderia alimentar o mundo inteiro

Continente africano tem maior potencial agrícola do mundo Do Rede...
spot_imgspot_img

Clássico de Carolina Maria de Jesus será lançado em audiolivro na voz de Tatiana Tiburcio

Obra mais conhecida de Carolina Maria de Jesus, "Quarto de despejo" será lançado no fim deste mês em audiolivro inédito pela Supersônica na voz de...

Lenna Bahule apresenta novo EP no Sesc Bom Retiro nos dias 04 e 05 de outubro

A cantora e compositora moçambicana Lenna Bahule faz show de lançamento do EP Nadawi, segundo capítulo da trilogia sonora Kumlango. O público de São Paulo vai...

Mais de 700 obras de arte afro-brasileiras serão repatriadas dos EUA para o Muncab, de Salvador, em 2025

José Adário tinha 11 anos quando, no final dos anos 1950, começou a aprender com um mestre o ofício ao qual dedicou sua vida...
-+=