ONU celebra 1º Dia Internacional de Nelson Mandela

Enviado por / FonteDo EFE

Nações Unidas, 16 jul (EFE).- A ONU celebrou nesta sexta-feira o primeiro Dia Internacional de Nelson Mandela com uma série de atos em homenagem à figura do ex-líder sul-africano como uma referência moral e um exemplo de como resolver os problemas com o diálogo.

Delegações dos 192 países-membros das Nações Unidas se reuniram na Assembleia Geral da organização para prestar homenagem ao Prêmio Nobel da Paz de 1993 em comemoração à primeira celebração – oficialmente neste domingo – de seu dia internacional.

A Assembleia Geral decidiu em novembro do ano passado declarar o dia 18 de julho, data do aniversário do ex-líder, como o Dia Internacional de Nelson Mandela, por sua contribuição “à cultura da paz e da liberdade”.

A chanceler sul-africana, Maite Nkoana-Mashabane, aproveitou a ocasião para pedir o apoio da comunidade internacional para que seu país retorne ao Conselho de Segurança no período 2011-2012, depois de participar do órgão em 2007-2008.

“Queremos, em nome de Mandela, continuar contribuindo à paz, à pacificação e à proteção da paz”, afirmou a chefe da diplomacia sul-africana em entrevista coletiva.

“(A África do Sul) deve à comunidade internacional a colaboração com as Nações Unidas para evitar que outros padeçam do sofrimento pelo qual nós, sul-africanos, passamos”, acrescentou.

Segundo ela, a recente realização da Copa do Mundo na África do Sul “enterrou o pessimismo africano” e virou “um tributo” ao trabalho de ‘Madiba’, como Mandela é popularmente conhecido no país.

+ sobre o tema

Lupita Nyong’o é eleita a mulher do ano pela a revista Glamour

Depois de ser eleita a mulher mais bonita do ano...

Max Gonzaga: “Para quem não sabe o que é um coxinha”

Fernando Brito O compositor e cantor Max Gonzaga...

para lembrar

Indesculpável

Por: Edson Lopes Cardoso Os promotores Maurício Lopes e Marcelo...

Os macuas e a revolta no navio negreiro na Bahia

Por Malachiyah Ben Ysrayl Prisioneiros de guerra sequestrados do continente...

Paris anuncia estátua em homenagem a heroína dos escravizados de Guadalupe

No último sábado, 26, Paris inaugurou um parque onde...
spot_imgspot_img

Brasileiro dirige único teatro negro da Alemanha

"Ainda tenho um milhão de coisas para fazer", diz Wagner Carvalho, diretor artístico do teatro Ballhaus Naunynstrasse em Berlim, poucas horas antes da estreia da noite. Wagner não...

‘Está começando a segunda parte do inferno’, diz líder quilombola do RS

"Está começando a segunda parte do inferno", com esta frase, Jamaica Machado, líder do Quilombo dos Machado, de Porto Alegre, resumiu, com certo desânimo, a nova...

Graciela Soares se inspira na obra de Carolina Maria de Jesus para o lançamento de single inédito

A partir do 7 de junho, a cantora e compositora Graciela Soares apresenta nas principais plataformas de áudio o seu primeiro single autoral Despejo, confira o link do...
-+=