Opinião: carta aberta a um ex-presidente

Sinto muito, senhor ex-presidente, cada dia que passa sem uma retratação sua é um dia a mais envergonhando a todos nós

Por Vinicius Gomes

Nesta semana, Fernando Henrique Cardoso afirmou na manhã que o PT cresceu nos “grotões do país” (leia-se Nordeste), pois conta com os votos dos “menos informados” (leia-se pobres). Ora, senhor ex-presidente, que leviandade… O senhor não viu o que aconteceu nas eleições deste domingo na bem-informada São Paulo, por exemplo?

Menos informados, senhor ex-presidente, são aqueles que prezam mais pela ordem – não importando o quão injusta ela for – e elegem Bolsonaros, Felicianos, Russomanos e Telhadas.

Menos informados, senhor ex-presidente, são aqueles que, se o Mais Médicos fosse composto por brancos altivos de olhos claros vindo do Norte, diriam que nossos profissionais brasileiros “poderiam aprender mais”, mas uma vez que vieram negros de Cuba – trazidos à América por brancos altivos de olhos claros de outrora – preferem não reconhecer seus méritos.

Menos informados, senhor ex-presidente, são aqueles que exaltam a meritocracia – depois de terem escola, faculdade, celular, carro e gasolina pagos pelos pais – e taxam aqueles que lavram debaixo do sol inclemente em terras secas como “burros”, preguiçosos e manipuláveis bolsistas-família.

Menos informados, senhor ex-presidente, são todos aqueles que, sozinhos em suas bolhas móveis, blindadas e com ar-condicionado, ainda culpam pelo trânsito os coletivos nas faixas exclusivas que transportam dezenas e dezenas de trabalhadores espremidos.

Menos informados, senhor ex-presidente, são aqueles que não conseguem nem enxergar os verdadeiros culpados por seus problemas – aqueles que preferem jogar a culpa da crise hídrica em São Pedro, a repressão policial nos manifestantes e que fazem com que culpa seja sempre do outro!

Sinto muito, senhor ex-presidente… Sempre me identifiquei com vossa excelência, uma vez que compartilhamos o mesmo 18 de junho de nascimento e, assim sendo, segundo “nosso” mapa astral – se também quiser jogar a culpa nas estrelas – somos idealistas e abominamos a injustiça. Por isso, prefiro pensar que suas palavras de “grotões do país”, “menos informados” e “pobres”, estiveram fora de contexto e foram ditas por razões eleitoreiras, mas sinto muito, senhor ex-presidente, cada dia que passa sem uma retratação sua é um dia a mais envergonhando a todos nós.

Foto de Capa: Laílson Santos

 

 

Fonte: Revista Fórum

+ sobre o tema

para lembrar

Maitê Proença e Peninha justificam xingamento ao Nordeste

Jornalista que chamou o nordeste de “aquela bosta” se...

MPF no Paraná recebe denúncias de racismo e preconceito depois das eleições

O Ministério Público Federal no Paraná recebeu 49 denúncias...

Aposentado aos 37 anos, FHC considera ‘razoável’ valor que recebe

Valor da aposentadoria de FHC pela USP está acima...

FHC rechaça Major Olímpio: falar em armar professores é um desatino

O ex-presidente FHC rechaçou a declaração do senador Major Olímpio (PSL-SP) de que, se professores estivessem armadas, teriam evitado a tragédia em uma escola...

Ator rejeita papel de FHC e diz que filme da Lava Jato é propaganda tucana

Filme sobre a operação Lava Jato voltou a ser criticado na imprensa; a película, que obteve de maneira ilegal imagens da condução coercitiva do...

FHC se enrola ao “explicar” golpe a intelectuais e sofre protesto

Os golpistas já começam a pagar o preço por participarem de estupro coletivo da democracia brasileira. Um dos golpistas mais empedernidos – e mais...
-+=