Opinião: carta aberta a um ex-presidente

Sinto muito, senhor ex-presidente, cada dia que passa sem uma retratação sua é um dia a mais envergonhando a todos nós

Por Vinicius Gomes

Nesta semana, Fernando Henrique Cardoso afirmou na manhã que o PT cresceu nos “grotões do país” (leia-se Nordeste), pois conta com os votos dos “menos informados” (leia-se pobres). Ora, senhor ex-presidente, que leviandade… O senhor não viu o que aconteceu nas eleições deste domingo na bem-informada São Paulo, por exemplo?

Menos informados, senhor ex-presidente, são aqueles que prezam mais pela ordem – não importando o quão injusta ela for – e elegem Bolsonaros, Felicianos, Russomanos e Telhadas.

Menos informados, senhor ex-presidente, são aqueles que, se o Mais Médicos fosse composto por brancos altivos de olhos claros vindo do Norte, diriam que nossos profissionais brasileiros “poderiam aprender mais”, mas uma vez que vieram negros de Cuba – trazidos à América por brancos altivos de olhos claros de outrora – preferem não reconhecer seus méritos.

Menos informados, senhor ex-presidente, são aqueles que exaltam a meritocracia – depois de terem escola, faculdade, celular, carro e gasolina pagos pelos pais – e taxam aqueles que lavram debaixo do sol inclemente em terras secas como “burros”, preguiçosos e manipuláveis bolsistas-família.

Menos informados, senhor ex-presidente, são todos aqueles que, sozinhos em suas bolhas móveis, blindadas e com ar-condicionado, ainda culpam pelo trânsito os coletivos nas faixas exclusivas que transportam dezenas e dezenas de trabalhadores espremidos.

Menos informados, senhor ex-presidente, são aqueles que não conseguem nem enxergar os verdadeiros culpados por seus problemas – aqueles que preferem jogar a culpa da crise hídrica em São Pedro, a repressão policial nos manifestantes e que fazem com que culpa seja sempre do outro!

Sinto muito, senhor ex-presidente… Sempre me identifiquei com vossa excelência, uma vez que compartilhamos o mesmo 18 de junho de nascimento e, assim sendo, segundo “nosso” mapa astral – se também quiser jogar a culpa nas estrelas – somos idealistas e abominamos a injustiça. Por isso, prefiro pensar que suas palavras de “grotões do país”, “menos informados” e “pobres”, estiveram fora de contexto e foram ditas por razões eleitoreiras, mas sinto muito, senhor ex-presidente, cada dia que passa sem uma retratação sua é um dia a mais envergonhando a todos nós.

Foto de Capa: Laílson Santos

 

 

Fonte: Revista Fórum

+ sobre o tema

Defensoria Pública de SP recorre ao STF contra flexibilização nas câmeras corporais na PM

A Defensoria Pública do estado de São Paulo entrou...

Imposto de renda: como apoiar projetos sociais na sua declaração

Pouca gente sabe, mas parte do seu imposto de renda devido...

Brasil investe pouco em prevenção de desastres

Separada por duas ruas da margem do rio dos...

Ações para a cidadania

Testemunhamos casos de guerras, violências, feminicídios e racismo diariamente....

para lembrar

Lula quer novo reajuste para o Bolsa Família

Fonte: Rede Pró - Brasil - O governo...

Obama diz que G8 e G20 devem continuar com as reformas financeiras

Os países do G8 (grupo formado pelos sete países...

Higienismo em São Paulo – Capítulo II

Depois do episódio do metrô em Higienópolis, no qual...

A POTÊNCIA DAS CIDADES ESTÁ NAS PERIFERIAS

  A revista Página 22 traz artigo de Magali Cabral sobre as...

Entidades de segurança pública e direitos humanos dizem que novo edital precariza programa de câmeras da PM em SP

Entidades da sociedade civil ligadas à segurança pública manifestaram preocupação com o novo edital para contratação de 12 mil câmeras corporais para a Polícia...

Convenção da extrema direita espanhola é alerta para o Brasil

"Manter o ideal racial de um continente branco de famílias cristãs e heterossexuais" foi marca de destaque da convenção do Vox - Viva 24,...

Aprovado no Senado, PL dos planos de adaptação esboça reação a boiadas do Congresso

O plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (15/05) o Projeto de Lei 4.129/2021, que cria diretrizes para a elaboração de planos de adaptação à...
-+=