O Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Mídia Étnica, abriu inscrições para o programa de Intercâmbio em Comunicação Comunitária, entre as cidades de Salvador e Atlanta, nos EUA. Serão escolhidos dois jovens que atuam como comunicadores comunitários em Salvador e dois de Atlanta para um intercâmbio de uma semana, com despesas cobertas pelo Consulado (passagens aéreas; hospedagem em casa de família; alimentação; seguro saúde; e solicitação de visto). A inscrição é on line e gratuita e vai até o dia 25 de junho.
Enviado para o Portal Geledés
O foco principal são jovens que desenvolvem trabalho de produção de conteúdo sobre a realidade das periferias das cidades e as veiculam nas mídias sociais e veículos comunitários. Não é necessária a fluência em inglês, mas é fundamental que o jovem tenha interesse no aprendizado da língua inglesa. A seleção será feita por uma comissão formada por profissionais de comunicação de veículos da cidade e representantes do Consulado, por meio de análise dos formulários e, posteriormente, entrevistas com os candidatos.
Os comunicadores comunitários norte-americanos visitarão Salvador, durante uma semana, em setembro de 2015, e os colegas soteropolitanos terão a oportunidade de conhecer a cidade norte-americana no início de outubro, também por uma semana. O programa foi criado com o objetivo de promover uma troca de experiências entre jovens que atuam na comunicação comunitária dos dois países e visa fortalecer os laços entre pessoas no Brasil e nos EUA. Assim, os participantes deverão produzir conteúdo para seus meios de comunicação e redes sociais sobre suas experiências no intercâmbio.
Visitas – O intercâmbio dará aos participantes a oportunidade de visitar e conhecer comunidades de baixa renda em outro país e fazer reportagens através de mídias sociais e eletrônicas. Os comunicadores comunitários baianos visitarão veículos de imprensa tradicional e comunitária de Atlanta, conversarão com ativistas que militam na pela igualdade racial, ONGs e conhecerão a cidade, que concentra uma das maiores populações afrodescendentes dos EUA. A visita dos jornalistas americanos a Salvador será semelhante, com fortes aspectos culturais e sociais da cidade, além de uma imersão na mídia tradicional e comunitária da capital baiana.
O Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro também fornecerá intérpretes, que acompanharão os participantes nas duas fases do programa. Após o intercâmbio, os participantes farão parte da comunidade de ex-intercambistas da Missão Diplomática dos EUA no Brasil. Espera-se também que os laços criados por estes jovens ultrapassem as duas fases do intercâmbio e que eles se mantenham em contato.
Critérios de seleção:
Pré-requisitos:
– Ser morador de comunidade de baixa renda;
– Ter experiência em comunicação comunitária;
– Ter interesse no aprendizado da língua inglesa;
– Ter interesse em conhecer comunidades de perfil semelhante nos EUA;
Após o intercâmbio, os participantes farão uma apresentação sobre a viagem aos representantes do Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro.
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Para se inscrever, acesse o http://goo.gl/forms/iXFN385hV1 e responda às perguntas do processo seletivo. Para outras informações, acesse o portal Correio Nagô (www.correionago.com.br) ou entre em contato com o Instituto Mídia Étnica, pelo e-mail: [email protected]