Organizações do movimento negro inauguram o HUB Peregum, em Brasília

Enviado por / FontePeregum

Casa será destinada a atuação de movimentos negros na capital federal

Organizações do movimento negro inauguram nessa terça (27), a partir das 18h, em evento restrito para convidados e imprensa, o HUB PEREGUM – Uma Casa para os Movimentos Negros em Brasília. O projeto é idealizado pelo Instituto de Referência Negra Peregum e consiste em uma sede voltada para a incidência política dedicada à promover a agenda antirracista, a justiça, a igualdade e a equidade racial ao nível nacional.

A iniciativa conta com a parceria da UNEafro Brasil, a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos – CONAQ, a Agência Alma Preta e o Instituto Nós em Movimento. Além de lideranças do movimento negro, também foram convidados para o evento autoridades dos três poderes. Até o momento, 20 organizações do movimento negro e personalidades negras de notório saber e reconhecimento público fazem parte do conselho consultivo que apoiará o direcionamento do projeto.

Mais que uma casa, o HUB Peregum pretende se consolidar como um espaço de implementação de estratégias de incidência política, englobando o governo federal, o legislativo federal e judiciário, bem como em organismos internacionais. Além disso, no local serão realizados eventos, formações, pesquisas e produção de dados, como notas técnicas sobre os desafios da igualdade racial no Brasil. E também o monitoramento contínuo da atuação parlamentar.

“Buscamos provocar e apoiar a atuação de Frentes Parlamentares dedicadas ao enfrentamento do racismo e à promoção da justiça e equidade racial no Congresso Nacional, além de apoiar e subsidiar a atuação de mandatos de parlamentares negras, negros e aliados antirracistas”, afirma Vanessa Nascimento, diretora-executiva do Instituto de Referência Negra Peregum.

A casa para os movimentos também visa exercer pressão junto ao executivo federal pela efetivação de políticas antirracistas e apoiar ocupantes negras, negros e aliados em posições de poder e decisão, como diretorias e secretarias de ministérios, ministras, ministros e outras posições estratégicas para o avanço de políticas antirracistas no país. “É de extrema importância avançar e qualificar a atuação das forças políticas antirracistas por meio de um trabalho de incidência permanente, sistemático, especializado e profissionalizado. É essa necessidade que buscamos atender”, finaliza Vanessa.

Historicamente, os movimentos sociais têm sido atores políticos fundamentais para o processo de avanço da democracia e dos direitos humanos no Brasil. Este trabalho já resultou em conquistas históricas, como a criminalização do racismo e o direito ao voto para analfabetos em 1988, além de importantes legislações de garantias de direitos para a população negra, como a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, a Lei 10.639, que regulamenta o ensino da história negra no Brasil, o Estatuto da Igualdade Racial, a Lei Complementar 150/2015, conhecida como Lei das Trabalhadoras Domésticas, que só então passaram a ter garantias de direitos trabalhistas, e as Políticas de Cotas Raciais em Universidades.

Por outro lado, mais recentemente são diversos o desmonte de políticas públicas e acirramento da violência racial contra a população negra. Em resposta, o movimento social negro tem formado uma rede de atuação nacional que, a partir da sociedade civil, busca intervir nos fóruns institucionais, tanto ao nível nacional quanto internacional, para garantir os direitos humanos da população negra brasileira. E apesar das dificuldades, a experiência desse período é avaliada como exitosa e promissora, indicando caminhos para avanços futuros.

+ sobre o tema

MUTIRÃO QUER EVITAR CEGUEIRA EM SALVADOR

Fonte: SEGS Portal Nacional - 6ª campanha Salvador contra...

Josyara traz loucura e calmaria em vídeo conjunto de Você Que Perguntou e Nanã

As músicas fazem parte do Mansa Fúria, segundo disco...

Ilê Omolu Oxum irá lançar podcasts sobre “Memórias e Saberes” do candomblé

    Ilê Omolu Oxum Projeto Memórias e Saberes  Lançamento: 19 de maio...

Primer encuentro distrital contra el racismo y la discriminación racial

Fonte: Lista Racial- Participaron conferencistas de la talla de...

para lembrar

Uma tarde em Gana: embaixadora abre as portas da residência oficial

A embaixadora de Gana no Brasil, Abena P.A. Busia,...

Afro-Brasil: Debates & Pensamentos

Como entender a sociedade brasileira sem a olhar por...

2ª Cavalgada da Liberdade homenageia Zumbi dos Palmares

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, participará neste domingo...

Halle Bailey, estrela de ‘A Pequena Sereia’, anuncia nascimento do filho

Estrela do filme "A Pequena Sereia" (2023), Halle Bailey, 23, anunciou o...
spot_imgspot_img
-+=