Videoconferência reúne artistas e intelectuais da África e da diáspora africana na Europa, América do Sul e América do Norte para vislumbrar a produção artística relacionada ao continente.
Enviado por Simone Malina para o Portal Geledes
“Se você quiser ter alguma ideia do mundo que está por vir, o mundo à nossa frente, contemple a África”, diz o filósofo africano Achille Mbembe.
Como se apresenta o futuro da África sob o olhar de artistas e acadêmicos? Que formas e narrativas de ficção científica foram desenvolvidas pelos artistas africanos?
Essas são algumas das questões enfocadas pelo projeto African Futures, organizado pelo Goethe-Institut, de 28 a 31 de outubro de 2015. O Festival conta com uma programação interdisciplinar e simultânea em três capitais africanas: Johannesburgo (África do Sul), Lagos (Nigéria) e Nairobi (Quênia), com o objetivo de explorar o futuro por meio da expressão narrativa e artística – literatura, belas artes, música, cinema, abrangendo também vários formatos digitais.
Como parte da programação do “African Futures”, São Paulo vai sediar aVideoconferência Circum-atlântica: Os Futuros da Diáspora Africana, que acontecerá no dia 30 de outubro (sexta-feira), às 15h, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974 – Pinheiros). No evento, artistas e intelectuais da África e da diáspora africana na Europa, América do Sul e América do Norte se reúnem para antever seu futuro e o de sua produção artística, marcada por uma reflexão crítica sobre a África e suas reverberações fora do continente.
Estão previstas participações internacionais de Adrienne Edwards, curadora, acadêmica e escritora com enfoque em artistas da diáspora africana e do Sul Global, o curador Bonaventure Ndikung, fundador e curador do espaço do Savvy Contemporary Art Space, de Berlim e Kodwo Eshun, do The Otolith Group, de Londres.
Em São Paulo, a videoconferência será moderada por Daniel Lima, integrante do coletivo Frente 3 de Fevereiro e contará com a participação de Leda Martins, professora da UFMG, poeta e ensaísta e Viny Rodrigues, sociólogo e membro do coletivo Sistema Negro, de São Paulo.
A videoconferência “Os futuros da Diáspora Africana” é aberta ao público e as inscrições gratuitas podem ser realizadas através do e-mail:[email protected]. Haverá transmissão ao vivo através do site: www.goethe.de/africanfutures. Será concedido certificado aos participantes.
SERVIÇO
Videoconferência Circumatlântica: Os Futuros da Diáspora Africana
30 de outubro (sexta-feira), às 15h
Goethe-Institut São Paulo
Rua Lisboa, 974 – Pinheiros
Telefone 55 11 3296 7000
Inscrições gratuitas: [email protected]
Será concedido certificado aos participantes
SOBRE O PROJETO EPISÓDIOS DO SUL
Buscar visões e contribuições do Sul na arte, na ciência e na cultura, em um contexto de crescente globalização é o objetivo do projeto Episódios do Sul, concebido pelo Goethe-Institut São Paulo. Ao longo de três anos, através de rodas de discussão, seminários, grupos de pesquisa, residências e produções artísticas, serão colocadas em pauta as visões próprias do sul em relação à história da arte global, o futuro dos museus, utopias possíveis, mediação do conhecimento, entre outros temas. www.goethe.de/brasil/episodios
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Assessoria de Imprensa | Goethe-Institut São Paulo
Simone Malina – [email protected] Tel (11) 3296 7022
Gabriel Borges [email protected] Tel (11) 3296 7024
Simone Malina
Departamento Cultural
Goethe-Institut São Paulo
Rua Lisboa, 974
05413-001 – São Paulo – SP
Tel : 5511-3296-7022
www.goethe.de/saopaulo