Tião Gomes – Os negros…onde estão os negros nas revistas de negócios?

por Tião Gomes

Tenho abertas sobre minha mesa algumas dessas revistas dedicadas a homens de negócios. Retirei as revistas de uma pilha aleatoriamente. E abri, também por acaso, a edição de uma “Valor Investe”, que acompanha a edição diária do jornal, como brinde para os assinantes.

Michael Douglas e Shia LaBeouf em cena de O Dinheiro Nunca Dorme, sobre o mundo dos negócios

Tendo em vista seu público-alvo, em especial os CEOs e/ou consultores de empresas, parecem muito bem feitos, diga-se, tanto o jornal quanto à revista.

Nesse folhear sem maiores responsabilidade, a primeira constatação. Examinando as fotos com mais vagar, chama a minha atenção a juventude dos entrevistados.

Essas revistas não costumam informar a idade dos seus personagens. Mas é fácil constatar, pela aparência, que são, em geral, homens bonitos, além de jovens, que estão ali falando sobre o mercado, sobre management, sobre investimentos, commodities, etc.

Folheio uma, duas, três revistas do gênero, tiradas da pilha ao acaso.

Em todas, as mesmas características.

Os executivos e as raras executivas que detêm o poder de decisão nas grandes empresas são dignos de admiração até pela maneira discreta como se vestem.

Aqui e ali, captura-se um nó de gravata meio fora do prumo. Mas isso é raro.

É claro, são fotos posadas, feitas com todos os equipamentos necessários, rebatedores de luz, etc.

Mas o fato é que aquela imagem tradicional do capitalista, de geral gordo, de casaca, e uma corrente de ouro sempre à mostra (além do charuto) pertence ao passado.

Os CEOs da atualidade primam pelo corte impecável de seus ternos, pelos sapatos de grife, sempre pretos, e por um olhar instigante.

Eu diria que a única diferença entre eles fica mesmo na tonalidade da gravata. E, pelo que constatei, com predomínio do nó Windsor, tamanho médio.

A segunda constatação, e essa me parece grave tratando-se de CEOs e consultores de conglomerados industriais e financeiros influentes, é a ausência de negros, ou mesmo amorenados, entre os personagens que frequentam essas revistas.

São sempre brancos, ou brancas (de preferência louras) as ocasionais presenças femininas nesse autêntico show de beleza masculina!

Passei horas, neste final de semana, examinando cuidadosamente essas publicações. Aprendi alguma coisa, é certo.

Mas as banalidades tipo “como reduzir os atritos dentro de um conselho de administração”, ou “a necessidade do empreendedorismo num mercado cada vez mais diversificado” dominam a pauta dessas revistas. Enfim, são uma espécie de leitura de autoajuda, que tanto sucesso faz ultimamente.

Mas falávamos da ausência de negros ou mulatos nesse mundo fascinante de publicações dedicadas aos CEOs e consultores de alto nível.

Não é bem verdade. A negritude deste país oficialmente de cor parda (dados do IBGE) também se faz presente. Nos anúncios, porém.

Em nenhuma das peças publicitárias onde aparece um grupo de pessoas felizes por trabalhar em determinada empresa ou banco, o publicitário de plantão deixou de lado uma figura que antigamente a gente chamava de “colored”.

A preocupação em colocar negros e mulatos nesse tipo de propaganda realmente mostra que o movimento pela consciência negra (cujo dia, nesta semana, passou praticamente em branco) está finalmente atingindo seus objetivos.

Ah…sim…, claro. Desculpe…O Pelé está presente em página dupla, convidando o leitor para ser seu sócio no mercado de ações. E num canto de página, novamente Pelé (sempre ele) é anunciado como assunto de capa da revista Alfa, da Editora Abril. Mas, até onde sei, essa revista não é especializada no ramo negocial.

Fonte: Carta Capítal

+ sobre o tema

Uneb terá concurso com 221 vagas para professor

Inscrições começam no dia 12 de janeiro No ibahia A Universidade do...

Empresas pretendem contratar nº maior de mulheres após maternidade

O Brasil está um ponto percentual acima da média...

Comércio oferece 17.272 vagas para o Dia dos Namorados

- Fonte: Folha Online - Três postos de intermediação...

para lembrar

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance rosas, cravos e astromélias quando é recebido a tiros de fuzis, escopetas e pistolas. Mas...

Quem foi Miguel Barros (1913-2011), o artista plástico e antirracista apagado da História da Arte no Brasil?

O Brasil possui muitos nomes de destaque nas artes plásticas. Pessoas que entregaram suas vidas à criação e deixaram ricas contribuições para se pensar...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação de desnutrição aguda, a ONU alerta que o mundo dificilmente atingirá a meta estabelecida no...
-+=