Pais dizem que alunos são obrigados a varrer a escola

A denúncia foi encaminhada ao Conselho Tutelar, que chamou a direção para explicar o caso

Fonte:R7

Os pais dos alunos da Escola Estadual Professora Maria Petronila Limeira dos Milagres Monteiro, em Santo Amaro, na zona de sul de São Paulo, perceberam que os filhos demoravam a sair da escola. O motivo: eram obrigados a varrer as salas após as aulas.

 

A mãe de um dos estudantes da 5ª série diz que o filho chegava em casa tarde e reclamando de problema respiratório – o garoto sofre de rinite alérgica. Questionado, ele contou à mãe que varria a sala. A mãe procurou a diretora para discutir a questão, mas de nada adiantou.

 

Outra mãe de uma aluna da 5ª série afirma que em todos os turnos do colégio (manhã, tarde e noite) os alunos eram obrigados a levantar as cadeiras e varrer o chão:

 

— O processo é demorado porque, pelo menos, 50 cadeiras precisam ser levantadas, antes antes de os alunos varrerem a sala.

 

As crianças chegaram a fotografar o momento da varrição e entregar as imagens aos pais.

 

Revoltados, os pais fizeram a denúncia ao Conselho Tutelar de Santo Amaro, que afirma ter chamado os gestores da escola para explicar o caso. A reunião está prevista para a próxima sexta-feira (6). O conselheiro Walter Roberto Logeto explica que já está acompanhando a escola para a situação não se repita:

 

— Os alunos estão lá para aprender, não para exercer uma função. E colocar as crianças para varrer pode até ser considerada uma situação vexatória.

 

Segundo Logeto, as medidas tomadas pelo conselho podem envolver advertência ou até encaminhamento para a diretoria de ensino.

 

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo informa que não permite que tal trabalho seja exigido de seus alunos e que uma apuração preliminar foi aberta para averiguar a denúncia.

A secretaria diz ainda que a Escola Estadual Professora Maria Petronila Limeira dos Milagres Monteiro conta com quatro funcionários terceirizados responsáveis pela limpeza da escola.

 

+ sobre o tema

ProUni 2011: Inscrições Começam em 19/01

As inscrições para o Prouni 2011 – Programa...

Bolsistas do ProUni dizem ser vítimas de preconceito

Luísa Ferreira Estudante da PUC-SP diz ter sido chamada...

Curso aborda história e culturas africanas e afro-brasileira: 80 vagas

Danilo OliveiraNúcleo de JornalismoAssessoria de Comunicação ...

Filhos recebem estímulo em casa para estudar mais

Quando pisou pela primeira vez na universidade, nem ela...

para lembrar

Faculdades promovem mudanças por Copa e Olimpíadas

Anderson Dezan, iG Rio, e Marina Morena Costa, iG...

MEC pode aplicar outro Enem aos alunos prejudicados

O Ministério da Educação (MEC) poderá aplicar outro Exame...

Enem: resultados sairão nesta sexta-feira

  Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

MEC anuncia piso de R$ 1,1 mil para professores

Por: Demétrio Weber BRASÍLIA - O Ministério da...
spot_imgspot_img

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...

O que a proibição de livros nos diz sobre o futuro que nos aguarda

Reportagem da Agência Pública mostrou que existe um movimento coordenado para barrar a entrada de determinados livros no sistema prisional de Minas Gerais. Apenas títulos...

Encontro anual do SETA definiu ações e estratégias para uma educação antirracistae emancipatória.

Geledés - Instituto da Mulher Negra participou do planejamento anual Projeto SETA  (Sistema de Educação Por Uma Transformação Antirracista) em Paraty, Rio de Janeiro....
-+=