Educadores participam de seminário sobre povos e culturas indígenas

O programa de Informações Sobre os Povos e Culturas Indígenas, Seminário para Educadores está sendo realizado, em Barra do Garças – MT, no auditório da Faculdade Cathedral, durante os dias 26 e 28 de outubro, reúne 73 professores da região, entre eles indígenas e não-indígenas. O seminário tem como objetivo informar sobre os povos e culturas indígenas, visando à garantia dos direitos indígenas às políticas especificas de educação e o direito à cidadania.

Fonte: Envolverde

A Coordenadora de Apoio pedagógico da Funai, Neide Siqueira, destacou que o evento “pretende dar visibilidade à questão indígena aos educadores que atendem estudantes indígenas em escolas da região”.

O professor Eliseu Tsipré, da Escola Municipal Indígena do Ensino Fundamental Iró’órãpe, conhecida como Tatu Escola, colocou que a “princípio pensava que o estudo confundia as pessoas, e hoje, posso ver que fortalece a cultura do meu povo, aprimora o pensamento humano” o professor lembrou também que “a inteligência está dentro de cada um”.

A professora Marli Augusta da UFMT afirmou que “essa é uma articulação muito importante da Funai, que nos permite compartilhar e ampliar os nossos conhecimentos”. A Coordenadora de Educação da Funai convida os professores do ensino público de MT à apresentar “soluções e propostas para superarmos o preconceito”.

“Nossa preocupação é que o nosso tempo não bate com o tempo dos indígenas. Isso aumenta as dificuldades e ficamos sem saber como fazer”, destacou a Coordenadora da Escola Estadual Senador Filinto Müller, Regeane Rezende.

O seminário atende a lei 11.645/08, que torna obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, público e privado, e sua implementação deve ser realizada até 2010, que é também uma meta importante do PNE. As atividades estão sendo organizadas pela Funai por meio de sua Coordenação de Educação e a Administração Regional de Barra do Garças, em parceria com o Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEAPRO), e contou com a presença e participação da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

 

+ sobre o tema

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame...

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes...

Inscrições no Enem 2024 são prorrogadas até 14 de junho

As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

para lembrar

Saiba como funcionam as bolsas do ProUni

Criado em 2004 pelo governo federal, o ProUni (Programa...

Inscrições para SiSU estão abertas e serão feitas pela web até domingo

  FAÇA SUA INSCRIÇÃO (link para a página...

MEC propõe pacto com estados para melhoria do ensino médio

Após reunião com os secretários estaduais de Educação, o...

1ª fase da Unesp começa hoje com 76 mil candidatos

O processo será em duas fases e vai oferecer...
spot_imgspot_img

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro...

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro...

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes e Design; Negócios e Gestão; Ciência da Computação; Ciência de Dados; Ciência e Engenharia; Ciências Sociais; Desenvolvimento Educacional e Organizacional; Humanidades; Matemática e...
-+=