Papa homenageia imigrantes africanos ilegais que tentam chegar à Europa

Brasília – O papa Francisco homenageou hoje (18) os imigrantes africanos que tentam chegar à Europa, desembarcando em Lampedusa, no Sul da Itália. O desembarque de imigrantes é cercado por dificuldades, pois a maioria chega clandestinamente em barcos lotados e precários. Muitos morrem no caminho e vários são impedidos de permanecer na Europa. Após a Primavera Árabe, aumentou o número de imigrantes do Egito, do Marrocos e da Tunísia.

O papa fez uma saudação especial aos muçulmanos que começam hoje o Ramadã – é o período de jejum para os muçulmanos e de renovação da fé, da prática da caridade e dos valores da vida familiar. “Meu pensamento se volta aos imigrantes muçulmanos queridos que começam agora o jejum do Ramadã, com a esperança de abundantes frutos espirituais. A Igreja está perto de vocês na busca de uma vida mais digna para si e suas famílias”, disse ele.

Uma embarcação com 166 imigrantes ilegais foi interceptada na Costa de Lampedusa, poucas horas antes da chegada do papa. A embarcação foi escoltada por lanchas da polícia italiana. Os 166 imigrantes foram levados para o centro de acolhimento da ilha, onde 150 imigrantes ilegais aguardam para ser repatriados.

Na celebração em Lampedusa, o papa homenageou os imigrantes que morreram na travessia até a ilha. “Os imigrantes que morreram no mar, os barcos que, em vez de ser um caminho de esperança, foram o caminho de morte. Então, senti que tinha de vir aqui hoje para orar, fazer um gesto de proximidade, mas também para despertar as nossas consciências para que o que ocorreu não aconteça de novo”, ressaltou.

Francisco agradeceu o apoio prestado por associações e voluntários na ajuda aos imigrantes. Ele lembrou passagens bíblicas que ressaltam a importância de apoiar os irmãos, principalmente os que passam por dificuldades. O papa pediu que as pessoas sejam sensíveis à dor alheia. Segundo ele, há uma tendência de “anestesiar o coração”.

Por: Renata Giraldi

Itália resgata dezenas de imigrantes africanos à deriva

 

Fonte: Agência Brasil 

+ sobre o tema

Renascimento do continente africano em debate no 50. aniversário da UA

Um debate sobre o "Pan-africanismo e renascimento africano"...

ONG oferece capoeira para crianças refugiadas palestinas

A ONG britânica Bidna Capoeira está fazendo da...

10 ideias errôneas que temos sobre a África

Uma jornalista da Namíbia, Christine Vrey, estava revoltada com...

para lembrar

Celebrando o crescimento e desenvolvimento da África

Analistas internacionais acreditam que alguns países africanos, incluindo a...

Para fugir do ‘imperialismo chinês’, africanos apostam no Brasil

Governantes, empresários e microempresários africanos enxergam no Brasil um...

“Justiceiros” agridem e entregam gays à polícia, diz ONG

  Ativistas de direitos humanos informaram hoje que...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=