Papa homenageia imigrantes africanos ilegais que tentam chegar à Europa

Brasília – O papa Francisco homenageou hoje (18) os imigrantes africanos que tentam chegar à Europa, desembarcando em Lampedusa, no Sul da Itália. O desembarque de imigrantes é cercado por dificuldades, pois a maioria chega clandestinamente em barcos lotados e precários. Muitos morrem no caminho e vários são impedidos de permanecer na Europa. Após a Primavera Árabe, aumentou o número de imigrantes do Egito, do Marrocos e da Tunísia.

O papa fez uma saudação especial aos muçulmanos que começam hoje o Ramadã – é o período de jejum para os muçulmanos e de renovação da fé, da prática da caridade e dos valores da vida familiar. “Meu pensamento se volta aos imigrantes muçulmanos queridos que começam agora o jejum do Ramadã, com a esperança de abundantes frutos espirituais. A Igreja está perto de vocês na busca de uma vida mais digna para si e suas famílias”, disse ele.

Uma embarcação com 166 imigrantes ilegais foi interceptada na Costa de Lampedusa, poucas horas antes da chegada do papa. A embarcação foi escoltada por lanchas da polícia italiana. Os 166 imigrantes foram levados para o centro de acolhimento da ilha, onde 150 imigrantes ilegais aguardam para ser repatriados.

Na celebração em Lampedusa, o papa homenageou os imigrantes que morreram na travessia até a ilha. “Os imigrantes que morreram no mar, os barcos que, em vez de ser um caminho de esperança, foram o caminho de morte. Então, senti que tinha de vir aqui hoje para orar, fazer um gesto de proximidade, mas também para despertar as nossas consciências para que o que ocorreu não aconteça de novo”, ressaltou.

Francisco agradeceu o apoio prestado por associações e voluntários na ajuda aos imigrantes. Ele lembrou passagens bíblicas que ressaltam a importância de apoiar os irmãos, principalmente os que passam por dificuldades. O papa pediu que as pessoas sejam sensíveis à dor alheia. Segundo ele, há uma tendência de “anestesiar o coração”.

Por: Renata Giraldi

Itália resgata dezenas de imigrantes africanos à deriva

 

Fonte: Agência Brasil 

+ sobre o tema

África e temas sociais conquistam Berlim

A escolha de uma adolescente congolesa, como melhor atriz...

Roupas no estilo africano para as mulheres

O estilo de se vestir das mulheres africanas é...

Festival de Música Negra do Ilê Aiyê elege canções para repertório do carnaval 2024

A 49° edição do Festival de Música Negra (FMN),...

Fundadores da CUFA, Celso Athayde e MV Bill, deixam ONG após 20 anos

Fundadores da Central Única das Favelas, Celso Athayde e...

para lembrar

Nazareth, PRESENTE!

Comunicamos o falecimento da nossa companheira Eliane Nazareth Oliveira,...

Egoísmo poderia ter extinto seres humanos, diz pesquisa

  por Melissa Hogenboom, A evolução não favorece às...

Cajazeiras: comemora Semana da Consciência Negra”

Fonte: Paraiba     Para comemorar a Semana da...

Augusto Omolú é homenageado no Encontro das Culturas Negras

"Augusto nosso Mestre, nosso Exemplo, nosso Amigo – Dançar...
spot_imgspot_img

Jay-Z e Alicia Keys apresentam ‘Empire State of Mind’ no Tony Awards de 2024

Jay-Ze Alicia Keys se uniram para apresentar o sucesso “Empire State of Mind” ao vivo no na cerimônia de premiação de 2024 do Tony Awards no último domingo,...

Gilberto Gil é homenageado na Uerj por contribuições culturais ao país

Cantor, compositor, escritor, produtor musical, imortal da Academia Brasileira de Letras, ex-ministro da Cultura. Dono de vários talentos e posições, Gilberto Gil ganhou nesta...

Jordan Peele faz anúncio misterioso nas redes sociais

Jordan Peele tem planos para outubro. Ele publicou uma foto com a data de 23 de outubro deste ano em fundo preto e não acrescentou...
-+=