Para especialista, juízes brancos desprezam a realidade social ao julgar

Como a Justiça brasileira trata os negros que a procuram? Essa e outras questões foram debatidas durante o painel “Julgamento com Perspectiva Racial” do seminário “Questões Raciais e o Poder Judiciário”, promovido remotamente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)  e teve sua programação iniciada na terça-feira (7/7).

Na opinião de Adilson José Moreira, mestre e doutor em direito constitucional, negros e indígenas, quando buscam o Poder Judiciário, esbarram em uma Justiça formada por homens brancos, heterossexuais, com boa condição social. A experiência deles não é a mesma da maioria da população brasileira: negra, pobre, periférica.

O especialista citou que, para escrever seu mais recente livro – Pensando como um Negro – fez uma longa pesquisa sobre decisões judiciais relativas a casos de racismo e injúria racial e percebeu que todas seguiam um padrão: juízes que decidem os casos abordam o racismo como um comportamento individual e não estrutural.

Adilson José Moreira afirmou que a interpretação dos fatos por parte dos magistrados está ancorada na ideia de neutralidade. Os juízes partem do pressuposto de que são neutros e podem julgar essas questões extremamente complexas. “Não levam em consideração os problemas relacionados ao racismo intergeracional, estrutural, institucional e ficam apenas com a análise formalística. As consequências concretas: acreditam que não devam condenar uma pessoa, uma vez que estamos em uma sociedade onde impera a cordialidade entre as pessoas, e que não teria havido vontade de praticar injúria, mas apenas a ação jocosa”, disse.

Apesar de os negros serem o segmento da população mais pobre, mais agredido pelo Estado e mais encarcerado, não há nenhuma pessoa presa por racismo no país. “O racismo brasileiro é um crime perfeito”, afirmou a juíza do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul Karen Luise Pinheiro, que também participou do painel, citando frase do antropólogo Kabengele Munanga, sobre o mito da democracia racial brasileira.

Humanismo racial

Na avaliação do painelista, a expressão “humanismo racial brasileiro” explicaria a errônea ideia de que o processo de miscigenação seria responsável por uma cultura pública de igualdade racial. Como se, a partir dessa identidade nacional comum, o cidadão não operasse com diferenciações sociais. “Os brasileiros pensam serem melhores que americanos, pois teriam conseguido uma ausência de conflito racial. Quando uma parcela da população aborda a necessidade de ações afirmativas, eles reagem mal já que, para eles, o racismo não existe”, disse. E continuou: “Devemos abandonar a ideia da cordialidade, de neutralidade, de que somos moralmente superiores porque não fizemos o apartheid. Temos de reconhecer o racismo estrutural e fazer com que o juiz pense como um negro, tenha uma consciência múltipla. Quando analiso uma questão como essa, preciso levar as circunstâncias históricas e realidade social.”

Para Moreira, o operador de direito, por ser um agente político e ideológico, precisa levar em consideração o fato de que todos refletimos nossas realidades e nossos espaços de poder. “Os juízes precisam analisar os danos dessas atitudes, que são significativos. Piadas ou falas racistas reforçam a ideia de que atores negros não são competentes.”

O especialista terminou sua apresentação revelando uma de suas próprias experiências com o racismo. “Os mecanismos de exclusão foram mudando conforme o tempo, e as situações, mas mantém a eficácia. Tenho doutorado por uma das melhores universidades do mundo (Harvard), mas fui preterido (em uma seleção) por uma pessoa branca e apenas com mestrado. Essa é a experiência de todas as pessoas negras. O negro precisa provar 10 vezes mais competência que uma pessoa branca”, finalizou.

Presidente da Comissão Permanente de Democratização e Aperfeiçoamento dos Serviços Judiciários, a conselheira Flávia Pessoa destacou ser fundamental que os membros do Sistema de Justiça estejam atentos ao racismo estrutural e institucional. De acordo com a conselheira, a questão continuará a ser objeto de políticas públicas desenvolvidas e propostas pelo CNJ. “Em 2015, o Conselho garantiu a reserva de vagas para negros nos concursos para a magistratura, mas a questão não está superada”, disse.

Também participaram do painel a juíza federal Adriana dos Santos Cruz (TRF2), a juíza Bárbara Ferrito (TRT1) e Alcioni Escobar, juíza federal (TRF1), para quem a a caminhada ainda está longe de terminar. “Esse é um tema de uma importância extrema; é chegada a hora de aprimorarmos nossa instituição e nosso agir profissional”, disse.

O seminário “Questões Raciais e o Poder Judiciário” segue com sua programação nesta quarta-feira (8/7)e está sendo realizado de maneira virtual. Durante a abertura do evento, o presidente do CNJ, ministro Dias Toffoli, fez o lançamento do grupo de trabalho criado para desenvolver ações que combatam o racismo no Sistema de Justiça. O seminário conta com apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), da Associação dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), da Associação dos Juízes Federais (Ajufe) e dos coordenadores do Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros (Enajun).

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

Registros de intolerância religiosa aumentam 22% no estado de SP

Crescimento é referente ao ano 2019, em comparação a...

Doze dias que abalaram os Estados Unidos

Deflagrados pelo assassinato de George Floyd pela polícia e...

Magazine Luiza abre inscrições de trainee só para negros

O Magazine Luiza anunciou em comunicado a abertura de...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...

Filme de Viviane Ferreira mescla humor e questões sociais com família negra

Num conjunto habitacional barulhento em São Paulo vive uma família que se ancora na matriarca. Ela é o sustento financeiro, cuida das filhas, do...
-+=