Para Carlos Moore, libertar presos é positivo, mas é só um passo

 

Washington/EUA – O etnólogo e cientista político Carlos Moore – que vive em Salvador exilado pelo regime cubano por razões raciais – considerou positivo o passo dado pelo Governo de Cuba ao liberar 52 presos políticos – na sua maior parte negros – por meio de negociações com a Igreja Católica e gestões do Governo espanhol.

 

Moore está no momento nos EUA fazendo palestras, de onde concedeu, por e-mail, entrevista, ao editor de Afropress, jornalista Dojival Vieira.

 

“A libertação prevista de 52 opositores políticos gravemente doentes é, segundo a minha perspectiva, algo que merece ser avaliada como “um passo” na boa direção. Se esse “passo” pode ser consolidado, então poderia ir mais longe e se converter num processo. Estamos querendo um processo de democratização. Mas, para chegar lá há que começar em algum lugar”, afirmou.

 

Moore atribuiu o gesto do regime à luta travada pela oposição, majoritariamente negra e, em especial, ao jornalista Guilhermo Fariñas, que se manteve em greve de fome por 135 dias. Tão logo o Governo anunciou a libertação dos presos políticos, Fariñas encerrou a greve, na última quinta-feira (08/07).

“Pessoalmente, eu acho que essa medida de libertação, obtida graças à determinação ferrenha de nosso irmão, Guillermo Fariñas, abre um pequeno espaço que haverá que ampliar. Acho que é possível ampliá-lo e passar do “passo” ao processo. E isso será longo e difícil, mas é possível”, acrescentou.

 

Em fevereiro, o operário negro, Orlando Zapata, morreu, após 85 dias de greve de fome, ampliando a onda de protestos pelos direitos humanos na Ilha, que teve enorme impacto na opinião pública internacional.

Segundo o cientistia político, a etapa de passagem do “passo” para o “processo” “será longa e difícil”.

 

Risco de morte

Apesar de ter botado fim à greve, Moore disse que o estado de Farinãs, de 48 anos, é delicado.

 

“O estado de saúde de Fariñas é ainda grave. Ele pode, efetivamente, falecer a qualquer momento, pois tem suportado uma greve de fome de 135 dias, sem beber nem comer absolutamente nada. É prodigioso que seu organismo ainda esteja suportando essa prova terrível. Fariñas é um homem corajoso, determinado e altamente ético. Ele tem se convertido num verdadeiro herói da Causa do povo cubano pela democratização. Estou contente que ele tenha encerrado a greve de fome, pois nenhum cubano queria que um dirigente tão importante se imolasse”, afirmou.

 

Moore contou que pouco depois do jornalista ter iniciado a greve, ele próprio lhe telefonou e tentou dissuadi-lo da idéia, sem sucesso. “Ele tem uma determinação de ferro. É um verdadeiro dirigente para o futuro de Cuba. Necessitamos de seres humanos desse calibre para a reconstrução moral de Cuba”, acrescentou.

 

Em longa entrevista à Afropress, em maio passado, Moore – que foi assessor do líder negro norte-americano Malcolm X – afirmou que a oposição ao regime hoje é majoritariamente negra e tem como base de sustentação a juventude, com o Hip Hop, e as religiões de matriz africana, com a Santeria, como é chamado o candomblé na Ilha.

 

Tensão persiste

Moore enfatizou ainda que a situação política e social em Cuba continua muito tensa e que qualquer medida que tenha como conseqüência baixar um pouco essa tensão “é, a meu ver, algo positivo”.

“Não sou daqueles que querem um confronto violento para mudar a situação. Pelo contrario, me oponho a toda perspectiva de violência. A violência só pode arranjar os interesses das forças de direita que querem que Cuba volte a ser o pesadelo que ela foi antes da Revolução. A direita exilada nos Estados Unidos e na Europa, quer uma situação tipo Tienamen. Isso não deve acontecer de jeito algum. É por isso que há que encorajar o regime cubano a compreender que há só uma saída que preserve aquilo de bom que a Revolução trouxe, e que obstaculize um retorno ao passado pré-revolucionário: a democratização da sociedade cubana, em todos os sentidos”, concluiu.

 

Fonte: Coletivo de Entidades Negras

+ sobre o tema

CONAQ emite carta-denúncia em resposta à Medida Provisória 870/2019

NÃO RECONHECIMENTO, A DELIMITAÇÃO, A DEMARCAÇÃO E A TITULAÇÃO...

As melhores fotos de Obama nos últimos 8 anos

Poucos empregos parecem ser tão instigantes quanto ter no...

Anderson Silva campeão dos pesos médios

O UOL Esporte Entrevista recebe nesta segunda-feira, 13 de...

para lembrar

Corinne Bailey Rae anuncia três shows no Brasil além do Rock in Rio; saiba mais

Corinne Bailey Rae, conhecida pela música "Put Your Records On," anunciou...

Capoeira: da marginalização à institucionalização

Artigo de Katiuscia Mello Figuerôa, professora e praticante de...

Morre Bebo Valdés, uma das lendas da música cubana

Bebo Valdés, uma das maiores figuras da música...

Seedorf deve estrear no domingo pelo Botafogo

Meia fará coletivo contra juniores nesta segunda e segue...
spot_imgspot_img
-+=