Para pagar faculdade, universitária vende produtos em vestibulares e concursos

Andréa Santos, 29, está no último ano da faculdade de enfermagem. Para pagar o curso, ela tem uma barraca em que vende doces, salgadinhos, bebidas, lápis, caneta e borracha nas entradas de concursos e vestibulares, como o da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). No último domingo (10), ela, sua filha Jennifer, 11, e seu marido Augusto, 32, estiveram em um dos locais de prova do processo seletivo, que, segundo eles, estava “fraco” para os negócios.

FRILA EM VESTIBULARES E CONCURSOS

  • Andréa Santos, 29, com sua filha Jennifer e o marido, Augusto, vendem produtos no vestibular

 

“As vendas vão melhor em concursos”, afirma Andréa. “Como quem vem em vestibular é estudante, eles já sabem tudo o que tem que levar antes. Nos concursos, não; aí a gente vende muito mais lápis, caneta”, explica. No dia da Unicamp, os produtos “top” de vendas foram os chicletes. “Por dia é possível ganhar até cerca de R$ 300”, diz.

Quando terminar a graduação, a universitária quer trabalhar num hospital; no entanto, ela ainda não tem certeza se abandonará por completo a rotina como vendedora: “A gente acaba se acostumando”, diz. “Dá para ajudar a pagar faculdade, carro, casa… Vale a pena”, afirma.

A mãe já está ensinando à filha o ofício. “Acho legal vir ajudar. Minha mãe fala que eu tenho que ser simpática e falar com as pessoas. Tenho vergonha, mas estou me soltando. Hoje já vendi uns 6 produtos”, comenta, sorrindo. O pai de Jennifer, que é inspetor de segurança durante a noite, explica como eles sabem dos concursos: “Vemos pela internet e escolhemos. Quanto mais conhecido for, melhor”. Para ele, o esforço vale a pena: “Aqui é mais lucrativo que o trabalho; compensa perder o fim de semana”, completa.

Essa também é a opinião dos amigos Paulo Silva, 46, e Edson Borges, 34. Os dois são porteiros no período noturno, e, para complementar a renda, vendem comidas e bebidas em vestibulares: “A gente perde o domingo, mas ganha a segunda feira com o bolso cheio”, diz Silva. Borges só se queixa da concorrência nos vestibulares: “Dão tudo para eles [os estudantes]: suco, água, lápis, borracha… Só venho para não ficar em casa sem ganhar nada”, confessa.

Fonte: UOL

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

PSDB e PMDB perdem prefeituras; PT, PSD e PSB ganham peso

O PSDB saiu menor das urnas, em comparação...

Por conta de impasse, entre o MEC e Secretária da Educação, aluno pode perder vaga na universidade

      Um impasse entre o Ministério da Educação (MEC) e...

Jessé Souza: Escravidão é o que define sociedade brasileira

Reescrever a história dominante de que a corrupção é...

Haddad tem 49%, e Serra, 33%, diz Ibope

O Ibope divulgou, nesta quarta-feira (17), a segunda pesquisa de intenção...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=