Parceria garante curso de qualificação profissional a mulheres quilombolas

Quarenta mulheres estão fazendo parte do curso de Atendimento ao Público, no Sebrae.

Para dar maior possibilidade das mulheres quilombolas conseguirem um emprego, a Secretaria de Extraordinária de Politicas Públicas para Afrodescendentes (Seafro) e o Sebrae fecharam parceria e oferecem desde ontem, 19, até amanhã, 21, o curso de atendimento ao público a essas mulheres que enfrentam dificuldades em se qualificar profissionalmente devido a distância de Macapá e dependendo do caso até preconceito.

Em março, a Seafro criou uma agenda com as mulheres negras para no decorrer do ano, serem desenvolvidas através de parcerias com vários órgãos.

“Estamos oportunizando essa qualificação às mulheres para que elas tenham condições iguais quando concorrerem a uma vaga no mercado de trabalho”, disse a coordenadora do projeto “Afro Mulher”, Regiane Soares.

O curso de atendimento ao público tem a participação de quarenta mulheres de várias áreas quilombolas, entre elas: Lagoa dos Índios, Ilha Redonda, Igarapé do Lago, Curiaú e Coração.

Além desse curso ofertado, as mulheres negras também terão oportunidade de serem qualificadas no ramo de artesanato, turismo étnico, alimentação, entre outras atividades voltadas a cultura negra. Ato todo, o “Afro Mulher” tem a duração de um ano para ser totalmente implantado.

“Também temos atividades relacionadas a saúde, como a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis; e no social, o de enfrentamento da violência contra a mulher”, garantiu Regiane.

Para ajudar nesse processo de aprendizagem, a Seafro receberá membros de vários institutos da cultura negra de outros Estados brasileiros.

Do dia 25 a 28 do mês que vem já está marcado o próximo curso, dessa vez voltada ao empreendedorismo afro e à violência conta a mulher negra.

 

 

Fonte: Café e cia 

+ sobre o tema

Exposição “Todas as faces de Maria” homenageia as mulheres negras.

Ontem foi a abertura da exposição “Todas as faces...

Racismo histórico: Como mulheres negras da mitologia foram retratadas como brancas pela Arte

Guerra de Titãs foi um dos filmes mais populares de...

A sobrevida da geladeira e a vida das Marias

Carregamos nos braços nossa herança, nossas histórias e através...

Portugal tem primeira afrodescendente como candidata ao Parlamento Europeu

Natural de Guiné-Bissau, Joacine afirma em entrevista à DW...

para lembrar

A história da minha negritude

Eu comecei a ter contato com o mundo fora...

Filha de Mano Brown expõe racismo: “Ninguém passa a mão no seu cabelo”.

Nas úlitmas semana, o caso de racismo envolvendo Titi,...

3a edição do Mercado di Pret@ será realizado no Rio de Janeiro

Nos dias 07, 08 e 09 de novembro de...

Americanos querem Oprah Winfrey para presidente após fala no Globo de Ouro

O discurso de Oprah Winfrey, 63, no Globo de...
spot_imgspot_img

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=