Parlamentares europeus, asiáticos e africanos fazem apelo aos países do G8

Fonte: AnsaLatina / Itália

 

ROMA, 23 JUN (ANSA) – Parlamentares de países africanos, asiáticos e europeus, que estão reunidos em Roma, pediram hoje que os países-membros do G8 (grupo dos sete países mais industrializados e a Rússia) destinem US$ 60 bilhões em cinco anos para programas de promoção da saúde da mulher.

Os 56 legisladores que participam da conferência “Políticas Estratégicas em Tempos de Crise” pedem que o dinheiro seja utilizado para reforçar sistemas de saúde, combater a Aids, a tuberculose e a malária.

De acordo com os parlamentares, com esse montante, ainda seria possível aprimorar serviços de emergências obstetrícias, formar profissionais da área da saúde, baratear o custo de métodos contraceptivos e promover políticas de desenvolvimento que protejam as crianças e seus direitos.

Os membros do G8 se reunirão entre os dias 8 e 10 de julho, na cidade italiana de L’Aquila, que foi devastada em abril por um terremoto de 5,8 graus na escala Richter.

 

“Este G8 tem a oportunidade única de assumir a liderança política para manter a fé nos empenhos assumidos sobre a saúde global, em particular sobre a saúde materna e infantil”, destacam os parlamentares no apelo feito ao grupo.

 

Os legisladores consideram que os cortes nos financiamentos de políticas de cooperação ao desenvolvimento dos muitos países agravam a condição da mulher no mundo.

 

Eles lembram que, a cada oito minutos, uma mulher morre de parto e mais de um bilhão de pessoas no mundo, na maioria das vezes mulheres e crianças, não têm acesso a um sistema de saúde pública adequado. (ANSA)

+ sobre o tema

para lembrar

Renda baixa e racismo impedem conclusão do ensino básico, diz pesquisa

O racismo estrutural e a necessidade de garantir renda são...

Caminhos para Exu celebra resistência dos povos de terreiro no DF

Mais de uma centena de praticantes e simpatizantes das...

Cineastas negras reivindicam mais ações afirmativas para audiovisual

A Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (Apan) promoveu nesta...

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil de 2023 para 2024, segundo o relatório do Observatório Brasileiro das Desigualdades, publicado nesta quarta-feira. O...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de escravidão Tomoya Obokata afirmou estar "alarmado" com o fato de o Poder Judiciário brasileiro ter...

Quilombo de Itararé: herança de forças e histórias de 26 famílias ecoam em cada canteiro

Na Fazenda Silvério, em Itararé (SP), a terra vermelha não guarda apenas hortaliças e grãos: ali resistem memórias que atravessam séculos. A comunidade é formada...