Parlamentares europeus, asiáticos e africanos fazem apelo aos países do G8

Fonte: AnsaLatina / Itália

 

ROMA, 23 JUN (ANSA) – Parlamentares de países africanos, asiáticos e europeus, que estão reunidos em Roma, pediram hoje que os países-membros do G8 (grupo dos sete países mais industrializados e a Rússia) destinem US$ 60 bilhões em cinco anos para programas de promoção da saúde da mulher.

Os 56 legisladores que participam da conferência “Políticas Estratégicas em Tempos de Crise” pedem que o dinheiro seja utilizado para reforçar sistemas de saúde, combater a Aids, a tuberculose e a malária.

De acordo com os parlamentares, com esse montante, ainda seria possível aprimorar serviços de emergências obstetrícias, formar profissionais da área da saúde, baratear o custo de métodos contraceptivos e promover políticas de desenvolvimento que protejam as crianças e seus direitos.

Os membros do G8 se reunirão entre os dias 8 e 10 de julho, na cidade italiana de L’Aquila, que foi devastada em abril por um terremoto de 5,8 graus na escala Richter.

 

“Este G8 tem a oportunidade única de assumir a liderança política para manter a fé nos empenhos assumidos sobre a saúde global, em particular sobre a saúde materna e infantil”, destacam os parlamentares no apelo feito ao grupo.

 

Os legisladores consideram que os cortes nos financiamentos de políticas de cooperação ao desenvolvimento dos muitos países agravam a condição da mulher no mundo.

 

Eles lembram que, a cada oito minutos, uma mulher morre de parto e mais de um bilhão de pessoas no mundo, na maioria das vezes mulheres e crianças, não têm acesso a um sistema de saúde pública adequado. (ANSA)

+ sobre o tema

Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades

Candidatos que se declararam quilombolas venceram as eleições para...

Saiba quem são os 55 vereadores eleitos para a Câmara Municipal de São Paulo em 2024

Os moradores de São Paulo elegeram 55 vereadores neste...

Constituição, 36 anos: defender a democracia

"A Nação quer mudar. A Nação deve mudar. A Nação...

A cidadania vai além das eleições

Cumprido ontem o dever cívico de ir às urnas...

para lembrar

To be or no to be idiota?

Estamos vivendo em mundo de idiotas? As pessoas ao...

NBA: Nenê quer ir com a selação do brasileira para Mundial da Turquia

Em sua segunda escala na viagem aos EUA, o...

Rui Falcão, a Globo e o mensalão do PSDB

'Não queremos revanche', diz Falcão ao defender que se...

A cultura gastronômica expressa vivências, saberes e memórias

No Maranhão, aprecio a comida do litoral e a...

Eleições municipais são alicerce da nossa democracia

Hoje, 155,9 milhões de eleitores estão aptos a comparecer às urnas e eleger seus prefeitos e vereadores. Cerca de 400 mil candidatos, sendo 13.997...

Eleição: Capitais nordestinas matam 70% mais jovens que Rio de Janeiro

As capitais nordestinas matam cerca de 70% mais jovens do que a cidade do Rio de Janeiro, que costuma estar nos noticiários com cenas...

Cresce número de empresas sem mulheres e negros em cargos de direção, mostra B3

A presença de mulheres e pessoas negras em cargos de direção em empresas listadas na bolsa brasileira regrediu em 2024, em comparação com o...
-+=