Parlamentares europeus, asiáticos e africanos fazem apelo aos países do G8

Fonte: AnsaLatina / Itália

 

ROMA, 23 JUN (ANSA) – Parlamentares de países africanos, asiáticos e europeus, que estão reunidos em Roma, pediram hoje que os países-membros do G8 (grupo dos sete países mais industrializados e a Rússia) destinem US$ 60 bilhões em cinco anos para programas de promoção da saúde da mulher.

Os 56 legisladores que participam da conferência “Políticas Estratégicas em Tempos de Crise” pedem que o dinheiro seja utilizado para reforçar sistemas de saúde, combater a Aids, a tuberculose e a malária.

De acordo com os parlamentares, com esse montante, ainda seria possível aprimorar serviços de emergências obstetrícias, formar profissionais da área da saúde, baratear o custo de métodos contraceptivos e promover políticas de desenvolvimento que protejam as crianças e seus direitos.

Os membros do G8 se reunirão entre os dias 8 e 10 de julho, na cidade italiana de L’Aquila, que foi devastada em abril por um terremoto de 5,8 graus na escala Richter.

 

“Este G8 tem a oportunidade única de assumir a liderança política para manter a fé nos empenhos assumidos sobre a saúde global, em particular sobre a saúde materna e infantil”, destacam os parlamentares no apelo feito ao grupo.

 

Os legisladores consideram que os cortes nos financiamentos de políticas de cooperação ao desenvolvimento dos muitos países agravam a condição da mulher no mundo.

 

Eles lembram que, a cada oito minutos, uma mulher morre de parto e mais de um bilhão de pessoas no mundo, na maioria das vezes mulheres e crianças, não têm acesso a um sistema de saúde pública adequado. (ANSA)

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

Um quinto dos americanos acha que Obama é muçulmano, diz pesquisa

Obama frequenta a igreja e já reiterou publicamente sua...

Olimpíada é aprofundamento do modelo militarizado de segurança

Para diretor da Anistia Internacional, aumento da violência do...

Em prol das crianças e jovens

Menino, negro, 13 anos, vivendo na zona rural do...

para lembrar

Capital estrangeiro vai ser taxado em 2% a partir desta terça, diz Mantega

Fonte: UOL - O ministro da Fazenda, Guido Mantega,...

Machismo e racismo dentro e fora do BBB

por Karen Polaz de Blogueiras Feministas Não sou fã...

Entrevista – Fábio Mesquita: “Talvez a solidariedade nos leve a viver em um mundo melhor”

“Este ciclo vai passar… e talvez esse momento tão...

A FAVOR:Nobel é reconhecimento a multilateralismo

Folha de São Paulo - por: Sérgio Dávila - MAIS do...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=