Parteira de mentes brilhantes

Por: Jorge Portugal

Quando ainda ensinava no pré—vestibular baiano (que saudades sinto!), ao terminar uma explicação sobre algum aspecto técnico de Redação, voltava-me para os alunos e lhes pedia quase suplicando: ” agora que vocês já sabem a técnica, por favor, soltem o João Ubaldo que dorme dentro de vocês! Soltem Cecília, Clarisse, Miriam Fraga,Drummond que estão aí, loucos para sair e escrever o mais belo dos textos.Era uma risada geral, mas, num porcentual modesto, terminava acontecendo.

Conto esse episódio só para lembrar que o professor não é apenas um transmissor de regras e datas mas, sobretudo, um garimpador de talentos, um parteiro de mentes brilhantes que, muitas vezes, a escola da pedagogia castradora e complicada mata no nascedouro.Para tanto, além da competência do saber e da explicação, precisa de uma bela dose de sensibilidade senão, não é educador mas,tão somente, um ” vendedor de peixe”.

Mabel Velloso é uma dessas educadoras em extinção.Sem terminologias pedagógicas complicadas e inócuas, há, pelo menos 50 anos, faz um bem danado à educação brasileira.Desde Santo Amaro e seu querido “Araújo Pinho”, Mabel prepara pessoas, lapida caracteres e liberta a fonte limpa da criação que habita em cada um de nós.

Muito além do sossego de uma aposentadoria, Mabel continua a educadora inquieta que sempre foi.Ensinando a garotos e garotas no Pelourinho, aplica o seu infalível método de descobrir poetas onde os olhares medíocres só veem futuros marginais.

Outro dia, em mais uma belíssima aula que nunca separa memória de criação, Mabel invocou o tema ” Tristeza” e pediu que os alunos falassem livremente o que fariam por ela caso ficasse profundamente triste.Um disse:” traria conchas do mar para alegrar o seu dia”. Outro falou:” roubaria algumas estrelas para iluminar sua noite”. E um terceiro poetizou: ” eu lhe daria o barulho das páginas de um livro passando quando você está lendo”. Alunos pobres de uma escola do Pelourinho, com idade entre 9 e 12 anos.Se dependerem da nossa elite, serão marginais; pelo trabalho de Mabel, já são poetas.

Mabel: é um crime desperdiçar o bem que você faz ao mundo.Obrigado por mim.

 

 

 

 

Fonte: Terra Magazine

+ sobre o tema

Menos de 1% dos municípios do Brasil tem só mulheres na disputa pela prefeitura

Em 39 cidades brasileiras, os eleitores já sabem que...

Prostituição e direito à saúde

Alexandre Padilha errou. Realizar campanhas de saúde pública é...

Gay pode colocar parceiro como dependente no IR

Receita Federal aprovou parecer com origem em pedido...

Estudo mostra que pais podem ajudar a criar pequenos narcisistas

Se você acha que seu filho é ‘mais especial’...

para lembrar

O escancarar da violência de gênero tem relação com o quadro de desmanche social

Ontem, assisti a um filme que aqui no Brasil...

Obama ‘perdoa’ peru e o livra do forno à véspera de Ação de Graças

Presidente cumpriu tradição na Casa Branca com as filhas,...

Aquilo que não te mata torna você mais forte

Fonte: The New York Times - Mary J. Blige...

O beija mão de Karnal em Moro abre novos negócios. Por Kiko Nogueira

A esquerda que tinha Leandro Karnal em alta conta...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=