Guest Post »

PASTORAL AFRO PEDE MAIS VISIBILIDADE AOS NEGROS NA IGREJA

Fonte: Gledson Objetivos –

São Luís, 14 jul (RV) – Na cidade de São Luís (MA), realizou-se entre os dias 8 a 11 de julho o VI Congresso das Entidades Negras Católicas (CONENC), sobre o tema Refletindo o rosto negro da Igreja de Medellín à Aparecida.

 

O evento reuniu 150 agentes de pastoral representantes de 16 Estados brasileiros, da Polônia, dos Estados Unidos, da Itália e do Quênia.

 

O CONENC tem se constituído no espaço para a reflexão, avaliação, articulação e construção de diretrizes para diversos grupos da Pastoral Afro-Brasileira (PAB), quanto à discussão da negritude no Brasil.

 

No documento final, os participantes estabeleceram vários desafios e prioridades da PAB, entre os quais: dar visibilidade aos negros dentro da Igreja e na sociedade;superar a discriminação de gênero e promover o protagonismo das mulheres; intensificar o diálogo inter-religioso, principalmente com as religiões de matriz africana; incentivar a participação da juventude negra nas atividades da PAB; e erradicar o preconceito, o racismo e intolerância na Igreja e na sociedade.

 

O VII CONENC se realizará em 2012, no Estado do Paraná. (BF)

Matéria original: PASTORAL AFRO PEDE MAIS VISIBILIDADE AOS NEGROS NA IGREJA

Related posts