Paulo Paim: sim, é possível

Eu sempre penso o Brasil a partir de decisões políticas. Da individual consciência chegamos ao bem viver coletivo. Mesmo que essa forma de agir e compreender o mundo, para uns, seja considerada utópica. São as coisas inalcançáveis que nos fazem seguir em frente.

Por Paulo Paim, do GauchaZH

Foto Jorge William / Agência O Globo

Pior do que falhar é permanecer acomodado, de braços cruzados aprimorando a indiferença, a arrogância, a estupidez e a covardia. Como dizia o velho poeta: “O fácil fizemos ontem, o difícil realizamos hoje, o impossível alcançaremos amanhã”.

Há três importantes leis sociais que nasceram desse contexto. O Estatuto do Idoso compõe-se de 118 artigos que garantem saúde, alimentação, moradia, Previdência Social, salário mínimo, entre outros direitos.

O Estatuto da Igualdade Racial equipara direitos e possibilita superar o racismo. Ele, da mesma forma, abrange diversas áreas. Infelizmente, de geração em geração, a discriminação do homem pelo homem continua.

Já o Estatuto da Pessoa com Deficiência é a emancipação social de 46 milhões de pessoas, segundo números do IBGE. Essa lei, também de nossa autoria, é um instrumento de cidadania para questionar o preconceito e a omissão do Estado e da sociedade.

A política de valorização do salário mínimo, a Lei 12.764/2012, que criou a política de proteção à pessoa autista, e o Estatuto da Juventude são outros exemplos de que tudo passa por decisões políticas.

Temos também, mais recentemente, a CPI da Previdência, que mostrou que o sistema é superavitário, e a instalação da subcomissão do Estatuto do Trabalho que visa a um novo patamar das relações laborais com direitos equilibrados. Ou seja, uma ousada possibilidade de harmonizar os interesses de classe.

O combate à corrupção do Estado e do Mercado é fundamental para a evolução da nossa democracia. Mas de nada adiantará se ele for parcial e selecionar os alvos. A aplicação da lei deve ser implacável e valer para todos. E isso é decisão política.

Não temos mais tempo de esperar o sol nascer… Temos que molhar a terra, mudar o nosso jeito de caminhar, amassar barro com o povo. “A nação quer mudar. A nação deve mudar. A nação vai mudar”.

+ sobre o tema

Era do rádio particular – por Cidinha da Silva

  Minha era do rádio durou da infância aos primeiros...

Brazil Progresso vs. Brasil Parasita ?

Por: Vitor Miranda Eu não gosto de comentar futebol junto com...

Combater desastres demanda análise de projeções climáticas

Em 1993, o número de desastres geológicos, hidrológicos, meteorológicos,...

Sem Multas: Liminar suspende propaganda partidária do PSDB em São Paulo com Serra

Uma liminar suspendeu nesta sexta-feira a veiculação da propaganda...

para lembrar

PF faz busca e apreensão na residência de Eduardo Cunha

Polícia Federal está na porta da residência oficial da...

Campanha eleitoral “vitaminou” xenofobia no Brasil, analisa juiz

Não se pode dizer, ainda, que as agressões...

David Miranda entra na lista da TIME de 10 líderes da nova geração

O deputado federal brasileiro é descrito pela revista americana...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=