Paulo Speller é o primeiro reitor da Unilab

As atividades da nova instituição iniciarão em janeiro de 2011

 

Paulo Speller assume reitoria da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira). A cerimônia oficial da posse foi realizada na manhã desta quarta-feira, 25 de agosto.

O primeiro reitor da instituição já passou pela reitoria da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso). É presidente da Câmara de Educação Superior do CNE (Conselho Nacional de Educação). Também presidiu a Comissão de Implantação da Unilab.

Sediada na primeira cidade brasileira a abolir a escravidão, Redenção (CE), a nova universidade visa promover o intercâmbio com países africanos de língua portuguesa, além de focar sua atuação nas potencialidades e carências de estados da região Nordeste.

Serão oferecidas, inicialmente, 350 vagas distribuídas igualmente entre alunos brasileiros e estrangeiros. Há opções nos cursos de graduação de Enfermagem, Agronomia, Administração Pública, Engenharia de Energia e licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática.

O ingresso na Unilab será realizado exclusivamente a partir da nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), exceto para os candidatos estrangeiros que passarão por processos seletivos diferenciados. O início das atividades está previsto para o primeiro semestre de 2011.

Estudantes dos cinco países africanos de língua portuguesa – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe – e dos asiáticos – Timor Leste e Macau – serão os beneficiados estrangeiros na Unilab. A intenção é que haja uma expansão gradual da oferta de vagas para todo o continente africano.

 

Fonte: Bailedocarmo

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...