As atividades da nova instituição iniciarão em janeiro de 2011
Paulo Speller assume reitoria da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira). A cerimônia oficial da posse foi realizada na manhã desta quarta-feira, 25 de agosto.
O primeiro reitor da instituição já passou pela reitoria da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso). É presidente da Câmara de Educação Superior do CNE (Conselho Nacional de Educação). Também presidiu a Comissão de Implantação da Unilab.
Sediada na primeira cidade brasileira a abolir a escravidão, Redenção (CE), a nova universidade visa promover o intercâmbio com países africanos de língua portuguesa, além de focar sua atuação nas potencialidades e carências de estados da região Nordeste.
Serão oferecidas, inicialmente, 350 vagas distribuídas igualmente entre alunos brasileiros e estrangeiros. Há opções nos cursos de graduação de Enfermagem, Agronomia, Administração Pública, Engenharia de Energia e licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática.
O ingresso na Unilab será realizado exclusivamente a partir da nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), exceto para os candidatos estrangeiros que passarão por processos seletivos diferenciados. O início das atividades está previsto para o primeiro semestre de 2011.
Estudantes dos cinco países africanos de língua portuguesa – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe – e dos asiáticos – Timor Leste e Macau – serão os beneficiados estrangeiros na Unilab. A intenção é que haja uma expansão gradual da oferta de vagas para todo o continente africano.
Fonte: Bailedocarmo