Paulo Speller é o primeiro reitor da Unilab

As atividades da nova instituição iniciarão em janeiro de 2011

 

Paulo Speller assume reitoria da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira). A cerimônia oficial da posse foi realizada na manhã desta quarta-feira, 25 de agosto.

O primeiro reitor da instituição já passou pela reitoria da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso). É presidente da Câmara de Educação Superior do CNE (Conselho Nacional de Educação). Também presidiu a Comissão de Implantação da Unilab.

Sediada na primeira cidade brasileira a abolir a escravidão, Redenção (CE), a nova universidade visa promover o intercâmbio com países africanos de língua portuguesa, além de focar sua atuação nas potencialidades e carências de estados da região Nordeste.

Serão oferecidas, inicialmente, 350 vagas distribuídas igualmente entre alunos brasileiros e estrangeiros. Há opções nos cursos de graduação de Enfermagem, Agronomia, Administração Pública, Engenharia de Energia e licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática.

O ingresso na Unilab será realizado exclusivamente a partir da nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), exceto para os candidatos estrangeiros que passarão por processos seletivos diferenciados. O início das atividades está previsto para o primeiro semestre de 2011.

Estudantes dos cinco países africanos de língua portuguesa – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe – e dos asiáticos – Timor Leste e Macau – serão os beneficiados estrangeiros na Unilab. A intenção é que haja uma expansão gradual da oferta de vagas para todo o continente africano.

 

Fonte: Bailedocarmo

+ sobre o tema

Minha Casa, Minha Vida: Governo amplia limite de renda para compra da casa própria

Rendimento mensal máximo sobe de R$ 4.900 para R$...

Monumentos públicos de figuras controversas da história deveriam ser retirados? SIM

Na biografia que dedica ao poeta João da Cruz...

O duplo desafio de Obama

- Fonte: O Estado de São Paulo - Conforme...

Racismo, uma das piores formas de intolerância

Por: Janguiê Diniz – Fundador e Acionista Majoritário do...

para lembrar

O cabelo dos meninos pretos – por Cidinha da Silva

Por Cidinha da Silva Algo de sinistro acontecia com os...

Pesquisa Sensus aponta empate entre Serra e Dilma

Pesquisa Sensus encomendada pelo Sintrapav (Sindicato dos Trabalhadores...

“Pare de reclamar e vá trabalhar”: a PEC 241 e a assistência social

Quem repete a frase acima certamente sabe quantos idosos,...

É só alegria! Por Cidinha da Silva

Por Cidinha da Silva Os dias eram pré-carnavalescos no Rio...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=