Paulo Speller é o primeiro reitor da Unilab

As atividades da nova instituição iniciarão em janeiro de 2011

 

Paulo Speller assume reitoria da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira). A cerimônia oficial da posse foi realizada na manhã desta quarta-feira, 25 de agosto.

O primeiro reitor da instituição já passou pela reitoria da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso). É presidente da Câmara de Educação Superior do CNE (Conselho Nacional de Educação). Também presidiu a Comissão de Implantação da Unilab.

Sediada na primeira cidade brasileira a abolir a escravidão, Redenção (CE), a nova universidade visa promover o intercâmbio com países africanos de língua portuguesa, além de focar sua atuação nas potencialidades e carências de estados da região Nordeste.

Serão oferecidas, inicialmente, 350 vagas distribuídas igualmente entre alunos brasileiros e estrangeiros. Há opções nos cursos de graduação de Enfermagem, Agronomia, Administração Pública, Engenharia de Energia e licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática.

O ingresso na Unilab será realizado exclusivamente a partir da nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), exceto para os candidatos estrangeiros que passarão por processos seletivos diferenciados. O início das atividades está previsto para o primeiro semestre de 2011.

Estudantes dos cinco países africanos de língua portuguesa – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe – e dos asiáticos – Timor Leste e Macau – serão os beneficiados estrangeiros na Unilab. A intenção é que haja uma expansão gradual da oferta de vagas para todo o continente africano.

 

Fonte: Bailedocarmo

+ sobre o tema

Prefeitura de São José dos Campos retira obra sobre mulheres cientistas das escolas

A prefeitura de São José dos Campos (SP) recolheu...

A direita parlamentar parece ter perdido sua bússola moral

Com o objetivo de adular a extrema direita e...

Saiba quem são os deputados que propuseram o PL da Gravidez Infantil  

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (12), a...

para lembrar

Crime no ABC: nesses momentos, decidimos que tipo de sociedade nós somos

Alguns leitores têm me cobrado uma posição a...

Governo federal passa a tratar crack como problema social

Após décadas de medidas fracassadas, Secretaria Nacional de Políticas...

ELEIÇÃO 2010: DILMA ROUSSEFF, PRÉ-CANDIDATA AO PLANALTO: A ÍNTEGRA DO DISCURSO

"Queridas companheiras, Queridos companheiros Para quem teve a...

Concentração de renda caiu no Brasil nos últimos dez anos

Concentração de renda caiu no Brasil nos últimos dez...

Com PL do aborto, instituições temem mais casos de gravidez em meninas

Entre 1º de janeiro e 13 de maio deste ano, foram feitas 7.887 denúncias de estupro de vulnerável ao serviço Disque Direitos Humanos (Disque...

‘Criança não é mãe’: manifestantes em todo o Brasil protestam contra PL da Gravidez Infantil

Diversas cidades do país receberam na noite desta quinta-feira (13) atos de movimentos feministas contra o projeto de lei que equipara aborto a homicídio,...

É sórdido condenar vítima de estupro por aborto

É sórdido e apequena a política o Projeto de Lei que ameaça condenar por homicídio meninas, jovens e mulheres que interromperem gestações, ainda que...
-+=