PCdoB-SP aprova coligação com PT e apoiará Marinho ao governo paulista

PCdoB e PT vão marchar juntos nas eleições de 2018 no estado de São Paulo. Neste domingo (29/7), na Assembleia Legislativa (Alesp), a Convenção Eleitoral do PCdoB-SP aprovou o apoio à candidatura do ex-ministro Luiz Marinho (PT) ao governo paulista e dos petistas Eduardo Suplicy e Jilmar Tatto ao Senado Federal.

Por André Cintra, do Vermelho 

 

Foto: Emiliano Capozoli

A aliança dá sequência a uma tradição de unidade entre os dois partidos. Em eleições estaduais, PT e PCdoB se coligam em São Paulo há 28 anos – a primeira dobrada ocorreu em 1990. No pleito atual, os comunistas devem indicar o primeiro suplente de Suplicy.

“Quem é do ABC já conhece Marinho. Conhece pelo trabalho que ele fez na periferia, pelos programas sociais e para garantir direitos”, declarou, na Convenção, o deputado federal Orlando Silva, presidente estadual do PCdoB. Segundo Orlando, foi Luiz Marinho, como ministro do Trabalho do governo Lula, quem idealizou a bem-sucedida política de valorização do salário mínimo.

“Em 7 de outubro, vamos colocar o estado de São Paulo no lugar que nós merecemos – na mão do povo trabalhador”, afirmou Marinho. “Nossa aliança é ampla justamente porque temos uma aliança com o povo trabalhador. Vamos fazer a inversão de valores: educação, esporte e cultura serão nossas prioridades, junto com a geração de oportunidades e empregos.”

Na disputa à Câmara dos Deputados, o PCdoB também vai se coligar com o PT, com prioridade para a reeleição de Orlando Silva. Já no pleito para deputado estadual, os comunistas lançarão uma chapa própria, encabeçada por Leci Brandão.

Com a palavra-de-ordem “Lula livre!”, a Convenção, lotada, exigiu a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso ilegalmente desde 7 de abril. O público também reiterou o apoio à pré-candidatura da comunista Manuela D’Ávila à Presidência.

+ sobre o tema

Quilombolas pedem orçamento e celeridade em regularização de terras

O lançamento do Plano de Ação da Agenda Nacional...

É a segurança, estúpido!

Os altos índices de criminalidade constituem o principal problema...

Presidente da COP30 lamenta exclusão de quilombolas de carta da conferência

O embaixador André Corrêa do Lago lamentou nesta segunda-feira (31)...

Prefeitura do Rio revoga resolução que reconhecia práticas de matriz africana no SUS; ‘retrocesso’, dizem entidades

O prefeito Eduardo Paes (PSD) revogou, na última terça-feira (25), uma...

para lembrar

Miss Universo visita Parque dos Atletas, na Rio+20

Leila Lopes visitou um dos eventos que integram a...

Bora junto?

Ontem fui roubada no Centro do Rio. Levaram tudo:...

Estado brasileiro é condenado pela Corte Interamericana por violar direitos indígenas

– Decisão histórica reconhece que Estado brasileiro atuou de...

Lá vem ele com esse papo sobre racismo! por: George Oliveira

O racismo velado é a ordem do dia. Ele...

Decisão de julgar golpistas é histórica

Num país que leva impunidade como selo, anistia como marca, jeitinho no DNA, não é trivial que uma Turma de cinco ministros do Supremo...

A ADPF das Favelas combate o crime

O STF retomou o julgamento da ADPF das Favelas, em que se discute a constitucionalidade da política de segurança pública do RJ. Desde 2019, a...

STF torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe e abre caminho para julgar ex-presidente até o fim do ano

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira (26), por unanimidade, receber a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) e tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)...
-+=