Pelo direito de sair sozinha e tomar uma cerveja sem julgamentos

Eu quero que o feminismo seja tão forte e imenso até que ele se torne desnecessário. Se precisamos gritar sempre por direitos iguais, é porque algo está muito errado. O feminismo ainda é necessário porque eu sendo mulher não posso sair sem estar acompanhada, ainda mais se for um bar, para sentar e beber uma cerveja, sem ser julgada ou ver risinhos dos garçons. Tenho todo o direito de sair sozinha!

Por Sabrina Silva Gomes, do Nós, Mulheres da Periferia 

Créditos: Pixabay

Sim, foi isso o que aconteceu comigo em um sábado. Fui ao cinema e depois parei para tomar uma cerveja em uma pizzaria, olha que nem bar era. Sim, quero aprender e sentir que posso ir a lugares e que vou me divertir, sem ninguém ficar julgando, “olha, mas sozinha, sem namorado e amigos, deve ser daquelas pessoas recalcadas”, “que estranha”. Quantas vezes você não pensou isso quando viu uma mulher nessa situação? Mas você pode me dizer, “penso isso de homens também”. Será?

Pare um pouco e faça uma reflexão sobre o que você já pensou de uma mulher que você viu sozinha em um bar e de um homem. Tenho quase certeza que as respostas serão diferentes, claro, não seja um hipócrita ou uma hipócrita em não admitir isso. Admita. Porque daqui para frente esse fluxo de pensamento poderá levar você a outros momentos em que julgamos o que é normal um homem fazer, mas uma mulher não.

Um homem sozinho no bar é independente, foda, corajoso, maduro e adulto, já uma mulher…Recalcada, deve ter levado um cano, sozinha, solitária, está sofrendo por amor. Por favor, alguém pode me explicar porque o julgamento é tão diferente? Vou contar: é o seu MACHISMO!

Sim, que julga que ela está sofrendo quando pelo contrário ela está lá por uma opção de se divertir e curtir um momento dela. Fico pensando quantas mulheres estavam em casa e pensaram: “nossa eu iria num bar agora sozinha tomar uma ‘breja’ de boa e escutar uma música, mas deixa vai ficar tudo mundo olhando ”.  Além dela ficar aguentando risadinha e olhares de garçons, principalmente quando ela pedir a cerveja. Bebida de homens, já que mulher gosta de “coisa doce” e não aguenta tomar uma ‘breja’.

Machistas de plantão e julgadores (as) da vida alheia se acostumem a ver mulheres independentes e lindas tomando uma ‘breja’ bem gelada no bar e escutando uma musiquinha por puro prazer!

Que mais e mais mulheres saiam de casa sozinhas para se divertir e dançar até a noite acabar e fazer amizades. Não se acanhem, saiam para tomar uma ‘breja’ ou um suco, ou caipirinha, que os gostos sejam respeitados. Se divirta quando bem entender fazer isso. Não deixe que o preconceito e o machismo te reprimam, mostre que a mulher não nasceu só para ficar em casa, mas também tem o direito de sair sozinha e fazer isso porque gosta!

Crédito: arquivo pessoal

Por Sabrina Silva Gomes, 31 anos, moradora de Embu das Artes, cidade das artes que precisa ser mais cidadã, olhar mais para os moradores e suas necessidades e entender que o caminho é Educação. Filha de uma pernanbucana arretada e um carioca, que com muita convicção e apesar das dificuldades me proporcionaram ser formada em Letras em uma universidade pública, Unesp-Araraquara. Professora, revisora de textos e tentando se aventurar no jornalismo. Um pouco irritada por causa das distâncias que precisam ser percorridas para trabalhar, estudar e se divertir, mas nunca desistindo de fazê-las.

+ sobre o tema

Chico Buarque: trocando em miúdos

Texto de Luciana Nepomuceno, do Blogueiras Feministas  Uma coisa que...

Movimentos sociais pedem reabertura de centro de atendimento à mulher na Baixada

O Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciam), referência...

Rebatendo 7 argumentos comuns anti-feminismo

Não estávamos dispostas a rebater argumentos sem noção contra...

Como Eu Matei A Minha Filha

Sou machista. Fui criado assim. Cresci, casei e tive...

para lembrar

Movimento feminista se reúne com ministro e defende regulamentação da mídia

A Rede Mulher e Mídia defendeu dia 26, durante encontro...

Uma encalhada incomoda muita gente

O verbo encalhar, em Português, tem alguns significados: ele...

Qual é a representatividade da mulher no Brasil?

O governo Dilma Rousseff avançou muito pouco na busca...

A cultura dos concursos de Miss e os 30 Homens sobre nossos corpos

O concurso de miss, diversas vezes atacados pelas mais...
spot_imgspot_img

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...

Ministério da Gestão lança Observatório sobre servidores federais

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lança oficialmente. nesta terça-feira (28/3) o Observatório de Pessoal, um portal de pesquisa de...
-+=