Pernambuco lembra o Dia Mundial da Doença Falciforme

 

O Dia Mundial da Doença Falciforme, comemorado hoje está sendo lembrado em Pernambuco com ações promovidas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) durante todo o mês de julho. As atividades de sensibilização contam com videoconferências, webconferências, seminários e cursos. No Recife, a programação traz o II Encontro Nacional de Mulheres com Doença Falciforme, que acontece nos dias 11 e 12 de julho, com a presença da ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

A doença genética mais frequente do mundo atinge cerca de 300 mil crianças nascidas a cada ano. A estimativa é que 50% delas chegue a óbito antes dos cinco anos de idade. Em Pernambuco, estima-se que a cada 1,4 mil crianças nascidas vivas, uma tenha a doença falciforme e a cada 23, uma seja identificada como portadora do traço falciforme – quando há transmissão parcial do gene e não há o desenvolvimento da enfermidade.

Dos 140 mil nascidos vivos por ano no Estado, 110 apresentam a doença falciforme. Diante disso, é importante chamar a atenção da população e sensibilizar os gestores para a adoção de que medidas institucionais na divulgação de informações e de ações concretas para o diagnóstico, como teste do pezinho, exame que possibilita identificar precocemente doenças genéticas, metabólicas e hormonais.
No Brasil, a doença falciforme também é a doença genética que mais acomete a população ocorrendo de forma prevalente em afro-descendentes, pessoas negras e pardas. O mal é transcontinental e também trans-étnica e afeta as populações negras de origem africana, as populações árabes, indianas e caucasianas no Sul da Europa.

 

 

Fonte: Programandizendo tudo

+ sobre o tema

Duas médicas explicam porque aceitaram o Mais Médicos

Duas médicas do grupo de 45 profissionais que passará...

Fármaco brasileiro mostra bons resultados contra anemia falciforme

Por Karina Toledo Agência FAPESP – Um fármaco...

Maria da Ilha, um retrato da catarinense Antonieta de Barros em crônicas

Professora e política, ela também fundou jornais e escreveu...

Vamos para onde os brasileiros não vão, diz cubano vaiado por médicos

Um dos médicos cubanos vaiados na noite de...

para lembrar

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...
-+=