Pesquisa sobre ações de enfrentamento à pandemia COVID-19 na região metropolitana de São Paulo estará disponível para preenchimento até o dia 07 de dezembro!

Artigo produzido por Redação de Geledés

Olá!

 

Nós, Geledés – Instituto da Mulher Negra, Rede Conhecimento Social e um grupo de coletivos e movimentos sociais, estamos realizando uma pesquisa sobre as formas de atuação e enfrentamento à pandemia da COVID-19 protagonizadas pela sociedade civil na região metropolitana de São Paulo. Buscamos identificar as problemáticas enfrentadas, as experiências, as ações e os desafios destas iniciativas.

Este estudo é fundamental para visibilizar as formas de intervenção realizadas por grupos, coletivos, movimentos e instituições dos territórios, que podem trazer lições de impacto social imediato tanto para órgãos governamentais como para os organismos internacionais. É também importante por buscar deixar evidente quais são as emergências das comunidades da região em um momento de crise. A identificação das estratégias efetivas e bem-sucedidas de enfrentamento à pandemia e das necessidades dos diferentes grupos populacionais neste novo  contexto ajuda a reorientar as ações institucionais que buscam fomentar e dar suporte à atuação de grupos locais e as políticas de Estado.

Consideramos que a sociedade civil teve um grande protagonismo nas intervenções imediatas que reduziram os impactos da pandemia. Responderam, de forma organizada, às necessidades emergenciais da população, denunciaram o novo cenário e as situações de negligência e incidiram sobre as decisões e programas governamentais.

Desta forma, se você faz parte de algum grupo, coletivo, movimento ou instituição que contribuiu e/ou está contribuindo pessoalmente para a transformação deste cenário, sua participação é fundamental. No primeiro momento, a pandemia era algo novo e nós construímos e reconstruímos as formas de enfrentá-la. Agora, para nos preparar para agir frente à segunda onda da doença, essas experiências realizadas e em curso são fundamentais para inspirar outras iniciativas territorializadas, direcionar os recursos de organismos e fundações internacionais para o combate à pandemia e incidir sobre as políticas públicas.

É só acessar o link abaixo e preencher a pesquisa até o final, não passa de 10 minutos. Se você já começou o preenchimento, é só acessar do mesmo dispositivo em que deu início às respostas, continuar de onde parou e concluir. É muito importante que o questionário seja completamente respondido para qualificar a pesquisa. Reiteramos que o prazo para preenchimento é até o dia 07 de dezembro!

https://pt.surveymonkey.com/r/geledes

 

Se você tiver dúvidas ou dificuldades para responder o questionário, escreva para um dos contatos abaixo que uma pessoa entrará em contato para ajudar.

WhatsApp: (11) 94826-8455

E-mail: [email protected]

WhatsApp: (11) 98460-8462

E-mail: [email protected]

 

Contamos com a sua colaboração. Juntas e juntos podemos enfrentar este grande desafio coletivo e diminuir os impactos da pandemia.

 

Atenciosamente,

 

Equipe Geledés

Equipe Rede Conhecimento Social

+ sobre o tema

Mulheres vítimas de violência poderão acionar socorro a partir de aplicativo para celular

Foi lançado em solenidade na tarde de hoje, 17/12,...

Estudo analisa mulheres e negras na educação brasileira

Um projeto desenvolvido entre 2014 e 2016 trouxe para...

Promotoras Legais Populares: ações e desafios durante a pandemia

No próximo sábado, dia 27 de fevereiro, às 17h,...

As ações do Google para o Mês da Consciência Negra

O Google Brasil está promovendo diversas ações para celebrar...

para lembrar

Após morte de diarista no RJ, manifesto pede quarentena remunerada: ‘Cuide de quem cuida de você’

Universitário, que é filho de empregada doméstica e se...

A autonomia e a resistência das favelas do RJ pra driblar o coronavírus

Desamparadas pelo poder público, as comunidades enfrentam o abuso...

Chamada Pública para Apoio a Ações Emergenciais junto a populações vulneráveis

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) pretende contribuir para a...

População de rua no Brasil cresceu quase 10 vezes na última década, aponta Ipea

A população em situação de rua no Brasil aumentou 935,31% nos últimos dez anos, segundo levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) com base em...

Saúde mental dos idosos ainda sofre os impactos da pandemia

Após anos de enfrentamento da pandemia da Covid-19, torna-se evidente que os idosos estão entre os grupos mais afetados em termos de saúde mental. A melhoria das...

Nova ferramenta fortalece a valorização das ONGs no Brasil

Já faz muito tempo que as entidades sem fins lucrativos vêm ganhando relevância entre os protagonistas que conduzem o destino do nosso país. Entretanto, foi a...
-+=