Pesquisa destaca boas práticas de articulação entre escolas e a rede de proteção à infância

No ano em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) comemora 25 anos e, ao mesmo tempo, o país enfrenta graves situações de violação de direitos, a Associação Cidade Escola Aprendiz, OSCIP que atua na promoção da Educação Integral e no desenvolvimento de Cidades Educadoras, lança o material “Escolas em Rede: Experiências de articulação e fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente”, com o apoio da CCR, da Demarest Advogados e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD).

Do Portal Aprendiz 

Getty Images/iStockphoto

Formado por uma publicação online e impressa* e um filme, o material apresenta práticas de 15 Escolas Municipais de São Paulo, que tiveram êxito na articulação com o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA). O objetivo é que as estratégias para a plena garantia dos direitos da infância e da juventude sejam estabelecidas a partir de um trabalho em rede.

Segundo Agda Sardenberg, coordenadora de programas da Cidade Escola Aprendiz, a pesquisa destaca a atuação das escolas nos territórios em que estão inseridas. “A escola promove o acesso à educação que, por si só, já é um direito fundamental, além de ser um dos poucos equipamentos locais que, dada sua natureza, tem a oportunidade de acompanhar permanentemente  a vasta maioria de nossas crianças, adolescentes e jovens. Essa proximidade permite que a escola identifique com mais facilidade os interesses e necessidades deste público, assim como possíveis sinais de violação dos seus direitos”, ressalta.

Nesta perspectiva, Agda defende que o trabalho em rede é fundamental para garantir uma formação integral do estudantes e enfrentar os desafios inerentes às condições de vida. “A publicação deixa claro que é a partir de uma relação de confiança entre as escolas, os equipamentos do Sistema de Garantia e os demais agentes educativos, que se torna possível desenvolver estratégias integradas essenciais para a plena garantia de direitos desses indivíduos.”

Para o Aprendiz, a relação escola-território é essencial para o enfrentamento das violações e para a promoção dos direitos das crianças, adolescentes e jovens. Fora dos muros da escola, o território e a cidade oferecem ainda inúmeras oportunidades educativas que, quando incorporadas ao itinerário formativo dos estudantes, fazem da aprendizagem um caminho mais rico em interações e, portanto, mais efetivo.

Conheça as escolas participantes

Cieja Aluna Jéssica Nunes Herculano (Cieja Butantã)
Cieja Campo Limpo
EMEF Anexa ao Educandário Dom Duarte
EMEF Deputado João Sussumu Hirata
EMEF Desembargador Amorim Lima
EMEF Doutor José Dias da Silveira
EMEF Padre Aldo da Tofori
EMEF Presidente Campos Salles
EMEF Professor Olavo Pezzotti
EMEF Professora Cândida Dora Pino Pretini
EMEF Professora Isabel Vieira Ferreira
EMEF Professora Mara Cristina Tartaglia Sena
EMEF Professora Maria Alice Borges Ghion
EMEF Professora Maria Antonieta D’Alkimin Basto
EMEF Solano Trindade Rua Gabriel de Carvalho

+ sobre o tema

Unicamp prorroga período de inscrições do vestibular até 8 de setembro

A Universidade de Campinas (Unicamp) divulgou na tarde desta segunda-feira...

Estudantes do Rio terão aulas de cultura afro-brasileira

Alunos das redes municipais de ensino poderão participar do...

Prouni 2/2025: prazo de entrega de documentos é prorrogado para dia 18

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até a próxima...

para lembrar

Começam hoje as inscrições para o vestibular da Unesp

As inscrições para o vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) estão...

Unicamp prorroga período de inscrições do vestibular até 8 de setembro

A Universidade de Campinas (Unicamp) divulgou na tarde desta segunda-feira...

Estudantes do Rio terão aulas de cultura afro-brasileira

Alunos das redes municipais de ensino poderão participar do...

Prouni 2/2025: prazo de entrega de documentos é prorrogado para dia 18

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até a próxima...

Integração de conteúdos antirracistas em disciplinas escolares fortalecem o ensino da história e cultura afro-brasileira 

A fim de fortalecer o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira e contribuir com a mudança de um cenário preocupante, professoras da...

Mais de 300 mil crianças voltaram para a escola em 8 anos, diz Unicef

Entre 2017 e 2025, mais de 300 mil crianças e adolescentes brasileiros que estavam fora da escola ou em risco de evasão voltaram ao estudo,...