Pesquisa revela que 89,2% dos desempregados da RMS são negros

Fonte: Correio da Bahia –

Em 2008, os negros respondiam por 85,4% da População Economicamente Ativa – PEA da Região Metropolitana de Salvador, o que corresponde a cerca de 1,567 milhão de pessoa, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (10) pela Pesquisa de Emprego e Desemprego realizada pela parceria entre Fundação Seade, Dieese, SEI, SETRE e UFBA.

A pesquisa revela que embora em esmagadora maioria, a população negra ainda encontra dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Em 2008, do contingente de 372 mil desempregados da RMS, 332 mil eram negros e 40 mil, não-negros. Ou seja, a população negra correspondia a 89,2% dos desempregados.

Para as mulheres, há maior dificuldade de inserção produtiva, evidenciada pela taxa de desemprego recorrentemente maior do que a masculina. As mulheres negras detêm os resultados mais desfavoráveis, pois sua taxa de desemprego total era a mais elevada (25,2%, em 2008), enquanto a das não-negras correspondia a 18,0%.

 

Ocupação


Além disso, para a parcela de negros que consegue uma ocupação, com freqüência ela se dá em setores e posições em que a ausência de proteção social é maior, os rendimentos são menores e as jornadas mais extensas. Situações que elevam a instabilidade e a precariedade desse grupo populacional no mercado de trabalho.

Entre 2004 e 2008, verificou-se o aumento da participação de ocupados negros nos Serviços e na Construção Civil e diminuição nos Serviços Domésticos. Entre os ocupados não-negros houve redução de sua participação nos Serviços e aumento no Comércio.

 

Jornada de trabalho


A pesquisa revela também que no período analisado, os assalariados negros trabalhavam, em média, 42 horas semanais e os não-negros, 41 horas. Na Indústria, os negros trabalhavam 45 horas, em 2008, e os não-negros, 42 horas; e nos Serviços a jornada semanal média dos negros foi de 41 horas, enquanto a dos não-negros foi de 39 horas.

Matéria original

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...